- Docente: Marcelo Candido da Silva
- Docente: Everaldo de Oliveira Andrade
- Docente: Everaldo de Oliveira Andrade
- Docente: Robert Sean Purdy
Cronograma previsto:
Agosto
6 – aula 1 apresentação e introdução geral
13 – aula 2 – A revolução mexicana de 1910 e a questão nacional latino-americana (1)
20 - aula 3 – A ascensão e crises da IIIª Internacional na América Latina (2)
27 - aula 4 - Nacionalismo e anti-imperialismo em Mariátegui e Haya de la Torre (2)
Setembro
3 – aula 5 – Leon Trotsky, o bonapartismo e o período tardio da revolução mexicana (1)
17 – aula 6 – Nacionalismo e socialismo na revolução boliviana de 1952 (3)
24 – aula 7 – A comuna de La Paz de 1971 (3)
Outubro
1 – aula 8 - A revolução cubana de 1959, do nacionalismo ao socialismo? (4)
8 – aula 9 – Simpósio de Iniciação Científica da USP
15 – aula 10 - Mário Pedrosa e o debate sobre planificada socialista e desenvolvimentismo (5)
22 – aula 11 – O governo da Frente Popular de Allende e as polêmicas dos socialistas (6)
29 – aula 12 - Haiti: desde a independência, invasão dos EUA em 1915 e a negritude (7)
Novembro
5 – aula 13 – A dinastia Duvalier e o colapso da nação haitiana? (7)
12 – aula 14 – Simpósio Internacional: “Segunda Guerra Mundial”
19 - Avaliação individual
26 - aula 15 – encerramento do curso
- Docente: Everaldo de Oliveira Andrade
- Docente: Daniel Strum
- Docente: Daniel Strum
Essa disciplina visa introduzir aos alunos as principais transformações econômicas, sociais e políticas no mundo do surgimento do capitalismo à globalização do século XXI.
II. Conteúdo
- O Que é História?: Conceitos e Contextos
- A transição entre feudalismo e capitalismo
- A Revolução Francesa e a república burguesa
- A Revolução Industrial
- A formação da classe trabalhadora
- Imperialismo e colonialismo
- A primeira guerra mundial
- A Revolução Russa e movimentos socialistas
- A crise do capitalismo nos anos 1930
- A Guerra Civil Espanhola
- A segunda guerra mundial
- A guerra fria e a nova divisão internacional do trabalho
- A década de 1960: os anos vermelhos
- O oriente médio e as origens de 11 de setembro de 2001
- Neoliberalismo, globalização e seus descontentes
- Docente: Robert Sean Purdy
O estudo das sociedades da Alta Idade Média passou por intensas transformações nas últimas três décadas, graças à releitura crítica das fontes, ao desenvolvimento da interdisciplinaridade e à contribuição da arqueologia. Este curso pretende apresentar uma síntese das pesquisas recentes sobre a construção das identidades e das hierarquias sociais na Europa Ocidental entre os séculos V e XI.
1. A fabricação da Idade Média (séculos XIX e XX) - 05 e 06 de março
P. Geary. O Mito das Nações. A invenção do nacionalismo. São Paulo, 2005, p. 27-80.
I. Wood. The Modern Origins of the Early Middle Ages. Oxford, 2013, p. 154-198.
2. Continuidade ou ruptura? Do Império Romano aos reinos bárbaros - 12 e 13 de março/19 e 20 de março
W. Gofffart. "Los bárbaros en la Antigüedad Tardía y su instalación en Occidente”. In: L.K. Little, B.H. Rosenwein (eds.). La Edad Media a debate. Madri, 2003, p. 50-79.
C. Wickham, "La caída de Roma no tendrá lugar”. In: L. Little, B. Rosenwein (eds.). La Edad Media a debate, p. 80-101.
3. A construção das identidades bárbaras - 26 e 27 de março
B. Dumézil. "A conversão dos Varasques do Jura no século VII: missão ou cristianização?”. In: N. de Barros Almeida, M. Cândido da Silva (Org.). Poder e construção social na Idade Média. Goiânia, 2012, p. 109-126.
G. Halsall. "Ethnicity and early medieval cemeteries”. Arqueología y Territorio Medieval 18, 2011, p. 15-27.
4. As estruturas agrícolas - 09 e 10 de abril/16 e 17 de abril
H. Pirenne. "A expansão do Islã no Mediterrâneo”. In: Maomé e Carlos Magno. Lisboa, s/d., pp. 129-163.
V.B. Sobreira, "Problemas, limites e possibilidades do conceito de Grande Domínio”, In: O modelo do Grande Domínio: Os Polípticos de Saint-Germain- des-Prés e de Saint-Bertin. História e Historiografia. Dissertação de Mestrado FFLCH/USP. São Paulo, 2012, p. 94-146.
A. Verhulst. The Carolingian Economy. Cambridge, 2005, p. 1-8 e p. 61-71.
5. Hierarquias e controle social - 23 e 24 de abril
M.-C. Truc. "Probable Frankish burials of the sixth century AD at Saint-Dizier (Haute-Marne, Champagne-Ardenne, France)”. ACE Conference Brussels:The very beginning of Europe? Early-Medieval Migration and Colonization (2012), p. 51-66.
6. Paz e violência - 07 e 08 de maio/14 e 15 de maio
D. Barthélemy. "Os guerreiros bárbaros”. In: A Cavalaria. Da Germânia antiga à França do século XII. Campinas, 2010, p. 21-92.
7. A governança em tempos de fome - 21 e 22 de maio
J.-P. Devroey. "Food and Politics”. In: M. Montanari (ed.). A Cultural History of Food in the Medieval Age. Vol. 2. Londres, 2014, p. 73-89.
8. A economia moral - 28 e 29 de maio
M. Cândido da Silva, "A economia moral e o combate à fome na Alta Idade Média”, Anos 90, n. 20, v. 38, 2013, p. 43-74.
J.-P. Devroey, "Le marché carolingien est-il moral?”, In: El mercat: un mondo de contactes i intercanvis. The market: a world of contacts and exchanges [6, 7, 8 juillet 2011: Balaguer (Universitat de Lleida)].
9. A Idade Média nos livros didáticos - 11 e 12 de junho/18 e 19 de junho
M.L. Salgado. "Escrita da história e ensino da história: tensões e paradoxos”. In: H. Rocha, M. Magalhães, R. Gontijo (Orgs.). A escrita da história escolar: memória e historiografia, Rio de Janeiro, 2009, p. 35-50.
P. Knauss. "Por onde anda a história na atualidade da escola: ensino médio, livros didáticos e ensino de história”. In: A escrita da história escolar: memória e historiografia, p. 293-308.
- Docente: Daniel Strum