Enfermagem Geral e Especializada
- Compreender aspectos éticos relacionados às práticas de trabalho e à pesquisa em saúde e enfermagem; - Discutir aspectos identitários da enfermagem no contexto das práticas de trabalho em saúde, numa abordagem interprofissional; - Analisar aspectos individuais, organizacionais e sociológicos relacionados ao adoecimento físico e mental pelo trabalho em saúde; - Discutir fatores motivacionais e estratégias de promoção da saúde no trabalho; - Analisar evidências científicas no intuito de reconhecer os principais delineamentos teóricos e metodológicos em pesquisas em Saúde do Trabalhador.
Que o aluno seja capaz de identificar elementos para o aprimoramento do conhecimento estrutural e morfo-funcional dos sistemas que compreendem o corpo humano.
- Refletir sobre a importância do método científico na prática profissional;
- Reconhecer a necessidade da aplicação do método científico na prática de enfermagem em seus processos de pesquisa, ensino e assistência; e 
- Analisar criticamente como tem se processado a produção, a comunicação e a utilização do conhecimento em enfermagem.
Que o estudante seja capaz de: 

- Compreender as formas de trabalho e emprego e a determinação do processo trabalho-saúde; 

- Compreender as transformações no mundo do trabalho e os impactos sobre a saúde dos trabalhadores nos diferentes campos de atuação profissional; 

- Identificar os riscos ocupacionais e as doenças ocupacionais, bem como as doenças relacionadas ao trabalho; 

- Conhecer as estratégias de prevenção do adoecimento pelo trabalho e de promoção da saúde do trabalhador; 

- Conhecer as políticas de atenção à Saúde dos Trabalhadores e sua relação com a Política Nacional de Saúde e o Sistema Único de Saúde – SUS e a oferta de serviços com atuação de enfermeiros.

Que o estudante seja capaz de: fundamentar a prática de enfermagem em um ambiente biologicamente seguro com vistas à prevenção e o controle dos riscos de infecção; identificar as necessidades humanas básicas do indivíduo adulto e idoso por meio da avaliação de enfermagem; identificar os problemas existentes, desenvolver o planejamento e implementação de enfermagem considerando as dimensões psicobiológicas, psicosociais e psicoespirituais presentes no processo saúde doença.