Opções de inscrição
Objetivos:
A disciplina objetiva construir uma perspectiva sobre fenômenos sociais, estabelecendo conexões entre diferentes setores da sociedade. À luz de teorias contemporâneas, busca-se estimular os alunos a refletirem sobre temas vinculados ao desenvolvimento tecnológico, relações políticas, econômicas e sociais que constituem processos culturais tanto em âmbito local quanto em âmbito mundial.
Programa Resumido:
As transformações tecnológicas, econômicas e políticas contemporâneas têm provocado diversificados processos culturais, estimulando novos comportamentos humanos e específicas formas de relações sociais e entre setores sociais. Tais mudanças caracterizam culturas de convergências e de participação significativa, constituindo novas estruturas mercadológicas e de gestão organizacional, por meio de diversos e genuínos processos de produção de conhecimento.
Periodicamente, o mundo passa por estes tipos de metamorfoses. Refletir sobre mudanças de seu tempo, é fundamental para o desenvolvimento profissional e acadêmico de estudantes de quaisquer áreas de atuação.
Neste sentido, a disciplina envolve conteúdos sobre a atual cultura digital e seus efeitos em estruturas sociais tradicionais, considerando o choque entre buscas por integrações sociais e o fundamentalismo, intolerâncias culturais e as identidades nacionais, bem como incertezas criadas por processos de unificações e fragmentações em escala planetária.
Assim, por meio da educomunicação, busca-se compreender formas de sistematização de conhecimentos, elaborando e construindo procedimentos de mediação que permitam adequar transformações contemporâneas e demandas sociais ao desenvolvimento técnico e cognitivo do corpo discente.
Programa:
1. Cibercultura/cultura digital;
2. Convergências e participação significativa;
3. Efeitos da cultura digital na globalização;
4. O que é globalização;
5. Contemporaneidade e riscos naturais e culturais;
6. Relação entre globalização e tradição;
7. A família contemporânea;
8. Importância da cultura digital para a democracia;
9. Democracia digital, Fake News e liberdade de expressão;
10. Educomunicação: um processo de sistematização de conhecimentos.
Metodologia:
A metodologia de ensino tem base em princípios da educomunicação. Envolve a otimização de conhecimentos e compartilhamento com a sociedade, por meio de aulas expositivas, Stalking Teórico de A a Z, criação de fanpage, organização da turma em grupos produção de ‘mesa digital no Facebook’, e desenvolvimento de atividades junto a grupos/organizações sociais.
Avaliação:
Atividades individuais e em grupo;
Critério:
Avaliação contínua cujas médias periódicas serão provenientes das produções individuais e coletivas.
Norma de Recuperação:
Prova escrita
Referências:
ALVES, Luiz Roberto. Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura. In: BACCEGA, M. A. & COSTA, M. C. C. Gestão da comunicação. São Paulo: Paulinas, 2009. pp. 189-220.
GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. 3 Ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2 Ed. São Paulo: Aleph, 2009.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Ed: 34, 1999.
OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de & SOUZA, Edivanio Duarte de. A Competência crítica em informação no contexto das Fake News: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2018.
Plano de curso:
Encontros |
Datas |
Descrição |
01 17/08
|
17/08 Vesp. |
Apresentação pessoal, apresentação da disciplina e da metodologia de trabalho, formação de grupos. |
18/08 Not |
Apresentação pessoal, apresentação da disciplina e da metodologia de trabalho, formação de grupos. |
|
02 |
24/08 Vesp. |
Documentário – Dilema das redes (com roteiro de observação). Atividade individual: o professor irá gerar uma proposição na fanpage, relacionando o documentário à disciplina. Os alunos deverão responder com base no roteiro proposto. Atividade individual: Professor fará uma provocação na fanpage, os alunos terão que comentar (utilizando a multimidialidade do meio) com base na literatura disponível, podendo acrescentar outras referências.
|
25/08 Not. |
Documentário – Dilema das redes (com roteiro de observação). Atividade individual: o professor irá gerar uma proposição na fanpage, relacionando o documentário à disciplina. Os alunos deverão responder com base no roteiro proposto. Atividade individual: Professor fará uma provocação na fanpage, os alunos terão que comentar (utilizando a multimidialidade do meio) com base na literatura disponível, podendo acrescentar outras referências.
|
|
03 |
31/08 Vesp. |
Cibercultura (Aula expositiva) Referência: LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Ed: 34, 1999. Capitulo I, pp. 221-30. Atividades: provocação na fanpage.
|
01/09 Not. |
Cibercultura (Aula expositiva) Referência: LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Ed: 34, 1999. Capitulo I, pp. 221-30. Atividades: provocação na fanpage.
|
|
04 |
08/09 Not. |
Cultura da convergência (Aula expositiva) Referência: JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. Introdução, p. 27-53. Atividade em grupo (os alunos deverão escolher um setor da cultura (governos, empresas, famílias, ONG, movimentos sociais, segmentos turísticos, em seguida deverão criar um álbum (imagens) com legendas, representando o setor escolhido junto à cultura da convergência. As imagens poderão ser retiradas da própria Web e as legendas devem ser frases do texto sugerido. |
14/09 Vesp. |
Cultura da convergência (Aula expositiva) Referência: JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. Introdução, p. 27-53. Atividade em grupo (os alunos deverão escolher um setor da cultura (governos, empresas, famílias, ONG, movimentos sociais, segmentos turísticos, em seguida deverão criar um álbum (imagens) com legendas, representando o setor escolhido junto à cultura da convergência. As imagens poderão ser retiradas da própria Web e as legendas devem ser frases do texto sugerido. |
|
05 |
15/09 Not. |
Preparação para mesa digital no Facebook: discussão sobre efeitos da cultura digital na globalização, apresentação da literatura, normas de produção Referência básica: GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de & SOUZA, Edivanio Duarte de. A Competência crítica em informação no contexto das Fake News: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2018. Referência complementar: JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. Introdução, p. 27-53. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Ed: 34, 1999. Capitulo I, pp. 221-30. |
21/09 Vesp. |
Preparação para mesa digital no Facebook: discussão sobre efeitos da cultura digital na globalização, apresentação da literatura, normas de produção Referência básica: GIDDENS, Anthony. Mundo em descontrole: o que a globalização está fazendo de nós. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003. OLIVEIRA, Maria Lívia Pachêco de & SOUZA, Edivanio Duarte de. A Competência crítica em informação no contexto das Fake News: os desafios do sujeito informacional no ciberespaço. XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), 2018. Referência complementar: JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009. Introdução, p. 27-53. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Ed: 34, 1999. Capitulo I, pp. 221-30. |
|
06 |
22/09 Not. |
Apresentação: grupo 01 (Uma globalização nova e revolucionária) - Referência: Giddens (1999, capitulo 01) Apresentação: grupo 02 (Riscos: dinâmicas mobilizadoras da sociedade) - eferência: Giddens (1999, capítulo 02) |
28/09 Vesp. |
Apresentação: grupo 01 (Uma globalização nova e revolucionária) - Referência: Giddens (1999, capitulo 01) Apresentação: grupo 02 (Riscos: dinâmicas mobilizadoras da sociedade) - Referência: Giddens (1999, capítulo 02) |
|
07 |
29/09 Not. |
Apresentação: grupo 03 (Tradição e cultura contemporânea) Referência: Giddens (1999, capitulo 03) Apresentação: do grupo 04 (Família: novos formatos, novos contextos) - Referência: Giddens (1999, capitulo 4) |
05/10 Vesp. |
Apresentação: grupo 03 (Tradição e cultura contemporânea) - Referência: Giddens (1999, capitulo 03) Apresentação: do grupo 04 (Família: novos formatos, novos contextos) – Referência: Giddens (1999, capitulo 4) |
|
08 |
06/10 Not. |
Apresentação: grupo 05 (Democracia e comunicação digital) - Referência: Giddens (1999, capítulo 05) Apresentação: grupo 06 (Fake News e os desafios à democracia) – Referência: Oliveira e Souza (2018). |
13/10 Not. |
Avaliação da mesa digital// Educomunicação e sistematização do conhecimento (aula expositiva) Atividade individual: Professor fará uma provocação na fanpage, os alunos terão que comentar (utilizando a multimidialidade do meio) com base na literatura disponível, podendo acrescentar outras referências. Referência ALVES, Luiz Roberto. Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura. In: BACCEGA, M. A. & COSTA, M. C. C. Gestão da comunicação. São Paulo: Paulinas, 2009. pp. 189-220. |
|
09 |
19/10 Vesp. |
Apresentação: grupo 05 (Democracia e comunicação digital) Referência Giddens (1999, capítulo 05) Apresentação: grupo 06 (Fake News e os desafios à democracia) Referência Oliveira e Souza (2018). |
20/10 Not |
Educomunicação e sistematização do conhecimento (Aula expositiva) Referência ALVES, Luiz Roberto. Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura. In: BACCEGA, M. A. & COSTA, M. C. C. Gestão da comunicação. São Paulo: Paulinas, 2009. pp. 189-220. Discussão sobre as propostas de intervenção educomunicativa (estruturação//planejamento) |
|
10 |
26/10 Vesp. |
Avaliação da mesa digital// Educomunicação e sistematização do conhecimento (aula expositiva) Atividade individual: Professor fará uma provocação na fanpage, os alunos terão que comentar (utilizando a multimidialidade do meio) com base na literatura disponível, podendo acrescentar outras referências. Referência ALVES, Luiz Roberto. Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura. In: BACCEGA, M. A. & COSTA, M. C. C. Gestão da comunicação. São Paulo: Paulinas, 2009. pp. 189-220. |
27/10 Not |
Passos metodológicos para a produção de processos educomunicativos// intervalo // atividades em grupos: os alunos deverão elaborar propostas de intervenção social respondendo à seguinte questão: Como situar (colaborar com o desenvolvimento) unidades sociais (unidade escolhida) no pós-pandemia, mediante desafios propostos pela convergência e globalização? Texto: (Alves, 2009): Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura. Reportagem folha de São Paulo (17/07/21): Novos hábitos mudam estratégias de empresas para o pós-covid |
|
11 |
03/11 Not |
Elaboração do produto educomunicativo
|
09/11 Vesp. |
Educomunicação e sistematização do conhecimento (Aula expositiva) Referência ALVES, Luiz Roberto. Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura. In: BACCEGA, M. A. & COSTA, M. C. C. Gestão da comunicação. São Paulo: Paulinas, 2009. pp. 189-220. Discussão sobre as propostas de intervenção educomunicativa (estruturação//planejamento) |
|
12 |
10/11 Not. |
Elaboração do produto educomunicativo |
16/11 Vesp. |
Passos metodológicos para a produção de processos educomunicativos// intervalo // atividades em grupos: os alunos deverão elaborar propostas de intervenção social respondendo à seguinte questão: Como situar unidades sociais (unidade escolhida) no pós-pandemia, mediante desafios propostos pela convergência e globalização? Texto: (Alves, 2009): Política de formação e formação política de gestores para a comunicação e a cultura. Reportagem folha de São Paulo (17/07/21): Novos hábitos mudam estratégias de empresas para o pós-covid |
|
13 |
17/11 Not. |
Implementação do produto educomunicativo (monitoramento)
|
23/11 Vesp. |
Elaboração do produto educomunicativo
|
|
14 |
24/11 Not. |
Implementação do produto educomunicativo (monitoramento)
|
30/11 Not. |
Implementação do produto educomunicativo (monitoramento)
|
|
15 |
1º/12 Not. |
Retrodução |
07/12 Vesp. |
Retrodução |
|
16 |
08/12 Not. |
Implementação com alterações |
14/12 Vesp. |
Implementação com alterações |
|
17 |
15/12 Not. |
Avaliação da disciplina e entrega de relatório |
21/12 Vesp. |
Avaliação da disciplina e entrega de relatório |
- Docente: Moabe Breno Ferreira Costa