1. Difundir e refletir sobre conceitos, teorias, metodologias, temais gerais e atualidades em turismo 2. Apresentar e exercitar técnicas e habilidades de comunicação científica em turismo 3. Contribuir para os processos de nacionalização e a internacionalização da pesquisa em turismo 4. Ampliar e oportunizar a proposição e execução de projetos de pesquisa colaborativos, numa perspectiva interdisciplinar e interinstitucional

Entender os processos de criação e as categorias de manejo de áreas protegidas, com destaque às atividades de lazer e turismo em seu interior. Analisar os processos de planejamento e gestão de equipamentos e atividades de uso público (lazer e turismo) em áreas protegidas. Conhecer as técnicas de avaliação de impacto (positivos e negativos) de atividades de lazer e turismo na natureza.

Objetivos:

Abordar e discutir as múltiplas mobilidades contemporâneas, propondo novas leituras sobre o turismo a partir da identificação e compreensão de manifestações, características, impactos e perspectivas das mobilidades turísticas.

Conteúdo:

Estilos de vida móveis e a cultura hipermobilidade na contemporaneidade. Paradigma das novas mobilidades. Dimensões, impactos e perspectivas sociais, econômicas, políticas, espaciais, ambientais, psicológicas, fisiológicas das mobilidades. Mobilidades turísticas: conceitos, expressões e desafios. Práticas de mobilidade na contemporaneidade e suas relações com o turismo e o lazer. Dinâmica espacial dos fluxos turísticos no âmbito das destinações. Mobilidade urbana, turismo e lazer. Tecnologias da informação aplicada ao estudo das mobilidades turísticas.



Contribuir para o entendimento das relações entre o Lazer e o Turismo, na questão das Políticas públicas governamentais, não governamentais, corporativas e privadas, discutindo suas peculiaridades, âmbitos, e elementos de planejamento.
Mostrar a noção de hospitalidade não apenas como fato social observável mas também como portadora de leis não escritas e, portanto, como uma ética que ancestralmente preside às relações humanas em geral, inclusive as relações entre turistas e residentes.
Possibilitar ao pós-graduando, a partir da conceituação teórica, a compreensão da complexidade do turismo e sua relação com os diversos campos do conhecimento científico. Visa aprofundar o discente na multiplicidade e interdisciplinaridade da atividade turística, de maneira que ele possa imbuído de conhecimentos teóricos atuar de forma contextualizada e crítica no desenvolvimento do turismo. Pretende apresentar ao estudante as principais correntes teóricas existentes em turismo e fornecer subsídios para que ele possa analisar criticamente à produção científica turismo com a qual tem contato.
1. Analisar e problematizar o papel da pós-graduação e da pesquisa em turismo frente aos desafios da sociedade contemporânea. 2. Discutir o contexto e os desafios atuais do turismo no Brasil e no mundo. 3. Apresentar as principais áreas e temas da pesquisa em turismo, bem como as principais teorias da área. 4. Discutir as principais abordagens e métodos aplicados à geração do conhecimento em turismo. 5. Oferecer exemplos de pesquisas e trajetórias de pesquisadores em turismo.
Contextualizar a pesquisa em turismo na metodologia científica. Investigar, com base em métodos científicos, as razões das dificuldades, os impactos e as experiências de desenvolvimento em turismo. Analisar modelos interdisciplinares de planejamento, gestão e desenvolvimento em turismo. Contribuir para a epistemologia do turismo. Instigar a visão crítica para a produção de trabalhos científicos (artigos). Oferecer suporte para seleção e aplicação de métodos e técnicas adequados ao desenvolvimento do projeto de pesquisa e instrumental para elaboração de documentos científicos.