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PSP5500 – 1 - Avaliação de Serviços e Sistemas Locais de Saúde

Docentes responsáveis: Oswaldo Yoshimi Tanaka e Marilia Cristina Prado Louvison 

 OBJETIVOS:

- Identificar as características principais dos serviços e sistemas de saúde que avancem para um desenho de avaliação adequado.

- Formular uma pergunta avaliativa

- Identificar as fontes de dados disponíveis

- Identificar as características principais das abordagens quantitativa e qualitativa na avaliação de Serviços e Sistemas Locais de Saúde

- Identificar os indicadores e ou variáveis de maio utilidade para a avaliação.

 - Analisar criticamente o significado, o alcance e o limite dos indicadores de avaliação disponíveis e/ou a serem coletados como dados primários.

- Identificar os referencias teóricos e distintos instrumentos e técnicas utilizadas na avaliação quantitativa e qualitativa e sistemas locais de saúde.

 JUSTIFICATIVA:

A complexidade dos serviços e sistemas existentes e a necessidade de organização de Regiões de Saúde, com o objetivo de avançar em processos de integralidade e equidade, tem impulsionado os gestores e profissionais da área a incorporar a avaliação no processo de decisão no cotidiano da gestão dos serviços e sistemas de saúde. A possibilidade de compreender os limites e alcances das distintas alternativas metodológicas utilizadas em avaliação propiciara um desempenho mais eficiente e efetivo visando alcançar os princípios do SUS na busca do direito à saúde. A disciplina possibilitará aos alunos conhecerem e identificarem a utilidade de abordagens quantitativas e qualitativas de avaliação de serviços bem como analisar criticamente as distintas alternativas de avaliação e de pesquisa avaliativa, permitindo utilizar técnicas e instrumentos inovadores.

 CONTEÚDO (EMENTA):

I-                    Conceito de avaliação, utilização para tomada de decisão, como instrumento político e base técnica.

II-                  Abordagem quantitativa em avaliação, contemplando a abordagem sistêmica de Donabedian de Processo-Resultado-Estrutura.

III-                Abordagem qualitativa de avaliação, abordando tipos de metodologias utilizadas, técnicas e limites e alcances da abordagem.

IV-               Abordagem quanti-quali em avaliação, como utilizar e as escolhas a serem realizadas.

 BIBLIOGRAFIA:

  1. HABICHT JP, VICTORA CG, VAUGHAN JP. Evaluation designs for adequacy, plausibility and probability of public health programme performance and impact. Int J Epidemiol 1999; 28:10-8. 
  2. HARTZ Z, SILVA LMV. Avaliação em saúde: dos modelos teóricos à prática na avaliação de programas e sistemas de saúde. Editora FIOCRUZ. 2005.
  3. LEWIS, C.C., STANICK, C.F., MARTINEZ, R.G. et al. The Society for Implementation Research Collaboration Instrument Review Project: A methodology to promote rigorous evaluation. Implementation Sci 10, 2 (2016).
  4. PATTON, M.Q. Qualitative research and evaluation methods. Third edition. Newbury Park, CA: Sage Publications, 2002.
  5.  PETERS DH, ADAM T, ALONGE O, et al. Republished research: Implementation research: what it is and how to do it . Br J Sports Med 2014;48:731–736. doi:10.1136/bmj.f6753.
  6. SAMICO, I. et al Avaliação em Saúde: Bases Conceituais e Operacionais. Rio de Janeiro, Medbool, 2010.
  7. SPINK, M.J.P. O conhecimento cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo, Brasiliense, 1995.
  8. STUFFLEBEAM, D.L. & SHINKFIELD, A.J. Evaluacion sistematica: guia teórica y prática. Barcelona, Ed. Paidós, 1995.
  9. TANAKA O Y et al. , Hipertensão arterial como condição traçadora para avaliação do acesso na atenção à saúde. Ciênc. saúde coletiva. 2019  Mar ;  24( 3 ): 963-972.
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  11. TANAKA, O.Y. & LAURIDSEN-RIBEIRO, E. Problemas de Saúde mental das crianças: abordagem na atenção básica. São Paulo. AnnaBlume, 2005.
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  14. TANAKA, OY; MELO, C. Avaliação de programas de saúde do adolescente: um modo de fazer, São Paulo, EDUSP/OPS,.2004.
  15. WORTHEN, B.R. et al. Avaliação de Programas: concepções e práticas, São Paulo, Ed. Gente, 2004.
  16. YIN, R.K. Estudo de caso - Planejamento e métodos - 4ª Edição. São Paulo: Editora Bookman, 2010.

 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Participação em discussões de classe, frequência e elaboração de resumos de artigos científicos.

 
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