O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais aspectos da gestão sustentável de resíduos sólidos, com enfoque nas questões de geração, fluxos e valorização, visando à máxima recuperação e minimização de impactos ambientais e efeitos à saúde. Apresentar a gestão dos resíduos sólidos urbanos, resíduos de serviços de saúde, resíduos industriais e resíduos especiais, enfatizando as etapas do gerenciamento e os processos de valorização, tratamento e disposição final, como também discutir as políticas públicas e marco legal regulatório inerentes. Compreender os princípios e técnicas de gestão de resíduos sólidos, considerando os aspectos legais, técnicos, ambientais, econômicos e sociais e as possibilidades de consorciamento, gestão integrada e participativa. Realizar visitas técnicas a instalações de valorização, tratamento e disposição final de resíduos.
Fornecer aos alunos informações sobre biologia aplicada ao saneamento, com ênfase nos aspectos de sustentabilidade, considerando a importância e a participação dos organismos nos processos de tratamento biológico de águas residuárias e de estabilização de biossólidos, os problemas causados à saúde pública e aos sistemas de tratamento por organismos presentes na água bruta e na água distribuída, e a utilização de microrganismos como indicadores de poluição e como parâmetros de controle da legislação ambiental.
O seminário de investigação tem por objetivo aprofundar, teórico e analiticamente, questões presentes no processo de elaboração de um projeto de investigação. Busca contribuir na revisão dos projetos de investigação apresentados pelos pós-graduandos, no momento de ingresso ou nos primeiros semestres de seu processo de formação, com ênfase, na compreensão dos métodos e estratégias de investigação, estimulando a criatividade e inovação na construção de suas pesquisas, na perspectiva da sustentabilidade.