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A disciplina tem como objetivo apresentar o campo de pesquisa da Ciência Social da
Conservação e demonstrar como ele pode contribuir para o sucesso da prática na área. Para tal,
o curso propõe (i) apresentar os fundamentos de algumas teorias centrais que explicam a relação
entre as pessoas e a natureza, incluindo comportamentos relevantes para a conservação; (ii)
descrever as principais estratégias delineadas para promover a conservação na prática e, por fim,
(iii) aplicar o conhecimento teórico em casos e problemas práticos de conservação, comuns no
contexto brasileiro e em organizações que atuam na área.
Ciência Social da Conservação é o nome de uma subárea da Ciência da Conservação
ainda em desenvolvimento como subdisciplina. Com fronteiras mal definidas, a subárea surgiu
da transformação da Biologia da Conservação em uma ciência interdisciplinar. O processo
resultou da incorporação de linhas de pesquisa nascidas dentro das disciplinas clássicas das
Ciências Sociais (especialmente Economia, Psicologia e Antropologia) e, mais recentemente,
das Humanidades, bem como disciplinas ou interdisciplinares aplicadas de origem mais recente
(por exemplo, Conservação e Desenvolvimento; Comunicação). Embora não haja uma definição
consensual da subárea e até mesmo o nome adotado seja discutível, a Ciência Social da
Conservação costuma ser considerada como o conjunto de um amplo espectro de linhas de
pesquisa associadas a esse processo. O conjunto de linhas de pesquisa compartilha o objeto de
pesquisa, que consiste nos aspectos humanos (ou dimensões) que influenciam ou explicam a
relação entre as pessoas e a conservação da biodiversidade.
- Docente: Carla Morsello
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