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A disciplina tem como objetivo apresentar o campo de pesquisa da Ciência Social da Conservação e demonstrar como ele pode contribuir para o sucesso da prática na área. Para tal, o curso propõe (i) apresentar os fundamentos de algumas teorias centrais que explicam a relação entre as pessoas e a natureza, incluindo comportamentos relevantes para a conservação; (ii) descrever as principais estratégias delineadas para promover a conservação na prática e, por fim, (iii) aplicar o conhecimento teórico em casos e problemas práticos de conservação, comuns no contexto brasileiro e em organizações que atuam na área. Ciência Social da Conservação é o nome de uma subárea da Ciência da Conservação ainda em desenvolvimento como subdisciplina. Com fronteiras mal definidas, a subárea surgiu da transformação da Biologia da Conservação em uma ciência interdisciplinar. O processo resultou da incorporação de linhas de pesquisa nascidas dentro das disciplinas clássicas das Ciências Sociais (especialmente Economia, Psicologia e Antropologia) e, mais recentemente, das Humanidades, bem como disciplinas ou interdisciplinares aplicadas de origem mais recente (por exemplo, Conservação e Desenvolvimento; Comunicação). Embora não haja uma definição consensual da subárea e até mesmo o nome adotado seja discutível, a Ciência Social da Conservação costuma ser considerada como o conjunto de um amplo espectro de linhas de pesquisa associadas a esse processo. O conjunto de linhas de pesquisa compartilha o objeto de pesquisa, que consiste nos aspectos humanos (ou dimensões) que influenciam ou explicam a relação entre as pessoas e a conservação da biodiversidade.
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