Opciones de matriculación
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Instrumentalizar o licenciando de enfermagem quanto aos aspectos teórico-metodológicos do processo ensino aprendizagem para atuar no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem. Planejar, desenvolver e avaliar ações educativas relacionadas com as práticas de enfermagem e de saúde.
IMPORTÂNCIA DESTE PROGRAMA DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PROFESSOR, NESTE MOMENTO DO CURSO
Capacitar o licenciando de enfermagem para o exercício profissional no ensino médio, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem. Sedimentar o que significa e como se dá o processo de tornar-se professor. Construir conhecimentos teóricos para fundamentar a prática, a partir da análise da realidade.
FUNÇÕES (eixos integrativos) NOS QUAIS SE FARÁ USO INTEGRADO DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS NO PROGRAMA
Esses conhecimentos específicos integrados com outros saberes pedagógicos permitirão a formação do professor para desenvolver ações e projetos educacionais no contexto do ensino médio, da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem bem como na formação continuada em enfermagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROGRAMA
Referentes à ação docente
1. Historiar a Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem no Brasil e suas implicações nas práticas atuais;
2. Apresentar as legislações e concepções pedagógicas da educação relacionadas ao ensino médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
3. Contextualizar o processo ensino aprendizagem no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem nas dimensões educacional, política, social, cultural, ética e legal;
4. Apresentar os conceitos e as dimensões da Gestão na Educação Profissional de Nível Médio em Enfermagem;
5. Contextualizar as políticas e práticas da formação continuada em enfermagem em instituições de saúde públicas e privadas;
6. Estimular uma postura crítico-reflexiva do estudante frente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e à formação continuada em enfermagem e suas implicações para a assistência de enfermagem;
7. Apresentar os elementos que compõem um projeto político pedagógico da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
8. Apresentar os elementos que compõe a identidade docente para atuar no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
9. Apresentar as bases teórico-metodológicas para a prática docente;
10. Discutir as diferentes competências para atuação do professor na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada;
11. Discutir as tendências pedagógicas e suas aplicações na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada de profissionais de enfermagem;
12. Discorrer sobre os princípios andragógicos e suas implicações na prática docente;
13. Descrever as etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo ensino aprendizagem;
14. Discutir o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem;
15. Apresentar diferentes estratégias de ensino e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem;
16. Apresentar o processo de supervisão em campo da prática;
17. Orientar a elaboração de materiais pedagógicos e o uso de tecnologias educacionais.
Referentes à ação discente
1. Conhecer o cenário atual da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem no Brasil e suas implicações para as práticas atuais a partir da reflexão sobre os fatos históricos;
2. Compreender as legislações e concepções pedagógicas da educação relacionadas ao ensino médio e Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
3. Analisar o processo ensino aprendizagem no ensino médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem nas dimensões educacional, política, social, cultural, ética e legal;
4. Refletir sobre os conceitos e as dimensões da Gestão na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada em enfermagem;
5. Relacionar as prioridades políticas e necessidades práticas da formação continuada em enfermagem em instituições de saúde públicas e privadas;
6. Adotar uma postura crítico-reflexiva frente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e à formação continuada em enfermagem e suas implicações para a assistência de enfermagem;
7. Participar de discussões sobre a elaboração de um projeto político pedagógico da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
8. Construir sua identidade docente para atuar no ensino médio e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem;
9. Identificar o processo de construção das bases teórico-metodológicas para a prática docente;
10. Desenvolver as competências cognitivas, atitudinais e psicomotoras da prática pedagógica em enfermagem e em saúde;
11. Analisar as tendências pedagógicas e suas aplicações na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem e na formação continuada de profissionais de enfermagem relacionando-as à historicidade da profissão;
12. Conhecer os princípios andragógicos e suas implicações na prática docente
13. Compreender o planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações educativas;
14. Discutir o uso das Tecnologias da informação e comunicação no ensino de enfermagem;
15. Discutir estratégias de ensino e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem no processo ensino aprendizagem em enfermagem;
16. Compreender o processo de supervisão em campo da prática;
17. Desenvolver o processo ensino-aprendizagem mediado por recursos tecnológicos e materiais multimídias.
- Docente: Cintya Yukie Hayashi
- Docente: Débora Rodrigues Vaz
- Docente: Hercules de Oliveira Carmo
- Docente: Samuel Andrade de Oliveira
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