Enrolment options
- Programa oficial
- Disciplina: Mediação e Recepção da Informação 2. Código: -5962125
- 3. Título em Inglês: Mediation and reception of the information
- 4. Verificar Conflito de Horário: sim não
- 5. Semestral
- 6. Anual
- 7. Obrigatória - X
- 8. Optativa eletiva
- 9. Disciplina Pré-Requisito:
- Código
- 10. Créditos:
- a) aula: 4
- b) trabalho: 1
- c) total: 5
- 11. Semestre Ideal: 5º
- 12. Nº máximo de alunos por turma: 60
- 13. Objetivos:
- O aluno deverá analisar conceitos e práticas da mediação reconhecendo os fenômenos da recepção da informação estruturada nas instituições: arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação no Brasil e no exterior. O trabalho prático será o formato de exposição presencial ou virtual. Este produto relaciona-se com as demais disciplinas obrigatórias e optativas livres e eletivas do Programa do BCI porque favorece a compreensão de contextos sociais, políticos e econômicos, políticas de tratamento informacional, apropriação e uso deles na mediação do conhecimento.
- 14. Programa Resumido:
- As diretrizes das pesquisas sobre o fenômeno da informação são úteis para demonstramos
- experiências da construção dos tipos de mediação e recepção informacional em contextos
- históricos e sociais diversos. O conteúdo da disciplina transita entre as questões teóricas da
- mediação e da recepção da informação que envolvam a sociedade, identificam-se as interfaces
- materiais e imateriais do uso do documento. Indicamos os autores da Ciência da Informação,
- das Ciências Sociais, Psicologia Social e História Visual que se preocupam com a “mediação”
- como estudo do seu objeto: ação social e intervenção social. Embora esta questão tenha sido
- confundida, no âmbito da CI, com a atividade de promoção cultural ou promoção social,
- na disciplina será necessário principiar reflexões a partir do foco no conceito “informação”, no
- contexto do fenômeno na sociedade orientada pela fabricação, manejo, para propor criativos
- projetos da recepção e apropriação da informação. Determinados autores analisaram o papel
- da mediação na sociedade brasileira a partir da Ação Cultural, o que muito contribuiu para entender as
- categorias da Mediação na Ciência da Informação, constituída na Sociedade da Informação. Há
- categorias das ações a partir da teoria documental, como classificação das linhas de
- metodologia investigativa na C.I.
- 15. Programa:
- 1. Atores e conceitos de Mediação e Recepção da Informação na Ciência da Informação a
- partir dos atributos dos documentos textuais, da imagem e sonoros 2. A Mediação da
- Informação Estruturada: Material e Imaterial. Plataformas digitais na Sociedade Informacional
- 3. As práticas de mediação: o papel do mediador na sociedade de classes, projetos nos
- museus, arquivos, bibliotecas e centros documentais no país e no exterior 4. As práticas,
- linguagens e instrumentos da Recepção da Informação e identidade do público alvo e mídias
- sociais
- 5. Os projetos de Mediações e inclusão social nas periferias do país
- 6. Os resultados sociais da Mediação: Saúde, Educação e Cultura.
- 7. Os resultados dos projetos de Mediação e Recepção da Informação que atravessam o
- presente, o passado e futuro
- 16. Métodos utilizados:
- Aulas expositivas teóricas, aulas práticas, visita técnica (excursões didáticas), discussões em
- sala de aula, leitura e elaboração de resenhas; elaboração de relatórios e elaboração de
- projetos baseados em experiências de profissionais e acadêmicos voltados para a mediação e
- recepção da informação no museu, no arquivo, na biblioteca e centros de documentação
- 17. Carga horária semestral:
- Aulas teóricas: 30
- Aulas práticas: 30
- Seminários: 20
- Outros: 10
- 18. Carga horária anual:
- Aulas teóricas:
- Aulas práticas:
- Seminários:
- Outros:
- 19. Critérios de avaliação de aprendizagem:
- Trabalhos (escrito, seminário e práticos) e/ou prova.
- 20. Normas de recuperação: Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos
- alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário
- Escolar.
- 21. Bibliografia:
- ALMEIDA JÚNIOR, O. F. . Mediação da informação: ampliando o conceito de
- disseminação. In: Marta Valentim. (Org.). Gestão da Informação e do Conhecimento. São
- Paulo: Editora Polis, 2008, v. 1, p. 41-54
- ALMEIDA JÚNIOR, O. F. . Mediación e Información. In: GARCIA MARCO, Francisco Javier.
- (Org.). Avances y perspectivas en sistemas de información y documentación em el
- entorno digital. 1 ed. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2007, v. 1, p. 27-35.
- ALMEIDA JÚNIOR, O. F. . Leitura, mediação e apropriação da informação. In: SANTOS,
- Jussara Pereira dos. (Org.). A leitura como prática pedagógica na formação do
- profissional da informação. 1 ed. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2007, v. 1, p. 33-45.
- CARVALHO,L.M. As bibliotecas universitárias de Portugal e nordeste do Brasil:
- estudo sobre o impacto e mediação das tecnologias digitais. (Tese Doutoramento em
- Informação e Comunicação em Plataformas Digitais) – Universidade do Porto.
- Faculdade de Letras. Disponível em
- http://aleph20.letras.up.pt/F/N7ICUYFX67QS3BEDAV14T9B95BE5IQ3VXGFG92A
- VXHCNMKBJIJ-60553?func=full-set-
- set&set_number=001113&set_entry=000005&format=999
- CHAUÍ, M. Cultura e política cultural. Dossiê Cultura Popular. Estudos Avançados. Vo.9 n.
- 23 São Paulo, abr. 1995.
- COELHO, T. Dicionário crítico de Política Cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997;
- BOTELHO, A. ; SCHWARCZ, L. M.(org.). Agenda Brasileira. Temas de uma sociedade em
- Mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
- HALL, S.. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Edit., 2003.
- LOPES, M. I.V. de Mediação e recepção. Algumas conexões teóricas e metodológicas nos
- estudos latino-americanos de comunicação. Disponível em
- http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82931/85965. Acesso em
- 01/07/2016.
- MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
- MIRANDA, António. A missão da biblioteca pública no Brasil. Revista de Biblioteconomia
- de Brasília. 6:1 (jan.-jun. 1978) 69-7
- PATRIMÔNIO DOCUMENTAL E HISTÓRIA INSTITUCIONAL, CURSO DE MUSEUS E
- ARQUIVOS. ARQ, CNPQ e FMRP, 2004.
- RIBEIRO, Fernanda. Da mediação passiva à mediação pós-custodial: o papel da ciência
- da informação na sociedade em rede. Universidade da Paraíba. Disponível em
- http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/4440
- ROBREDO, J. Documentação de hoje e de Amanhã. Edição do autor. Brasília, 2005
- SALDANHA, G. S. Mediação e formações simbólicas: notas cassirianas sobre linguagem,
- conhecimento e cultura na Ciência da Informação. ENANCIB, 2014.
- __________________, Cartas filosófico-epistemológicas em Ciência da Informação: primeiras
- cartografias núncias. ENANCIB, 2022
- SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Introdução à Semiótica. São Paulo: Paulus Editora,
- 2021.
- SANTOS NETO, J. A. dos. Mediação Implícita da Informação no discurso dos
- bibliotecários da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL) / João
- Arlindo dos Santos Neto. – Marília, 2014. 193 f. ; 30 cm. Dissertação (Mestrado em
- Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e
- Ciências, 2014.
- SOUZA, A.M.M. (Org.) de. A mediação como princípio educacional: bases teóricas das
- abordagens de Reuven Feuerstein. São Paulo: Editora Senac, 2004.
- VARINE, H. de. O tempo social. Rio de Janeiro: Livraria Eça Editora, 1987.
- VYGOTSKY, L. S. (2003). Pensamento e linguagem (3Ş ed.). São Paulo: Martins Fontes.
- (Originalmente publicado em 1934).
- site e blogs
- http://www.ofaj.com.br/
- http://forumpermanente.incubadora.fapesp.br/portal/Members/martin
- http://industrias-culturais.blogspot.com/2008/03/mcluhan-sobre.html
- Docente: Silvia Maria do Espirito Santo
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