Opções de inscrição

Geral: Contribuir na formação do professor para atuar nas instituições escolares por meio do estudo sobre o ensino, as práticas pedagógicas e o cotidiano da escola e da sala de aula, evidenciando as implicações sociais do trabalho pedagógico. Específicos: Contribuir na formação do futuro professor mediante o exame das especificidades do trabalho docente na escola pública de educação básica, especificamente de Ensino Fundamental I; Refletir situações didáticas no seu contexto histórico e social; Compreender a didática enquanto área de conhecimento, campo disciplinar e de práticas pedagógicas; Caracterizar a didática como mediação da prática docente e do encontro aluno-conhecimento; Analisar o Projeto Político Pedagógico como norteador das intencionalidades do trabalho pedagógico e dos processos de ensino e de aprendizagem; Analisar os elementos constitutivos do planejamento do processo de ensino o que se refere a: definição de objetivos; seleção de conteúdo curriculares; definição de método, estratégia e procedimentos de ensino; definição de recursos didáticos; análise de critérios e instrumentos de avaliação da aprendizagem; Elaborar e desenvolver projetos de ensino para os anos iniciais na perspectiva da Pedagogia Crítica, orientados por temas integradores em articulação com as diferentes áreas do currículo; Identificar a escola como local de trabalho, de formação e de constituição da identidade docente.
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.