Opções de inscrição

 

  • Programa oficial
  • Disciplina: Mediação e Recepção da Informação 2. Código: -5962125
  • 3. Título em Inglês: Mediation and reception of the information
  • 4. Verificar Conflito de Horário: sim não
  • 5. Semestral
  • 6. Anual

  • 7. Obrigatória - X
  • 8. Optativa eletiva

  • 9. Disciplina Pré-Requisito:
  • Código

  • 10. Créditos:
  • a) aula: 4
  • b) trabalho: 1
  • c) total: 5

  • 11. Semestre Ideal: 5º
  • 12. Nº máximo de alunos por turma: 60

  • 13. Objetivos:
  • O aluno deverá analisar conceitos e práticas da mediação reconhecendo os fenômenos da recepção da informação estruturada nas instituições: arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação no Brasil e no exterior. O trabalho prático será o formato de exposição presencial ou virtual. Este produto relaciona-se com as demais disciplinas obrigatórias e optativas livres e eletivas do Programa do BCI porque favorece a compreensão de contextos sociais, políticos e econômicos, políticas de tratamento informacional, apropriação e uso deles na mediação do conhecimento.
  • 14. Programa Resumido:

  • As diretrizes das pesquisas sobre o fenômeno da informação são úteis para demonstramos
  • experiências da construção dos tipos de mediação e recepção informacional em contextos
  • históricos e sociais diversos. O conteúdo da disciplina transita entre as questões teóricas da
  • mediação e da recepção da informação que envolvam a sociedade, identificam-se as interfaces
  • materiais e imateriais do uso do documento. Indicamos os autores da Ciência da Informação,
  • das Ciências Sociais, Psicologia Social e História Visual que se preocupam com a “mediação”
  • como estudo do seu objeto: ação social e intervenção social. Embora esta questão tenha sido
  • confundida, no âmbito da CI, com a atividade de promoção cultural ou promoção social,
  • na disciplina será necessário principiar reflexões a partir do foco no conceito “informação”, no
  • contexto do fenômeno na sociedade orientada pela fabricação, manejo, para propor criativos
  • projetos da recepção e apropriação da informação. Determinados autores analisaram o papel
  • da mediação na sociedade brasileira a partir da Ação Cultural, o que muito contribuiu para entender as
  • categorias da Mediação na Ciência da Informação, constituída na Sociedade da Informação. Há
  • categorias das ações a partir da teoria documental, como classificação das linhas de
  • metodologia investigativa na C.I.
  • 15. Programa:
  • 1. Atores e conceitos de Mediação e Recepção da Informação na Ciência da Informação a
  • partir dos atributos dos documentos textuais, da imagem e sonoros 2. A Mediação da
  • Informação Estruturada: Material e Imaterial. Plataformas digitais na Sociedade Informacional
  • 3. As práticas de mediação: o papel do mediador na sociedade de classes, projetos nos
  • museus, arquivos, bibliotecas e centros documentais no país e no exterior 4. As práticas,
  • linguagens e instrumentos da Recepção da Informação e identidade do público alvo e mídias
  • sociais
  • 5. Os projetos de Mediações e inclusão social nas periferias do país
  • 6. Os resultados sociais da Mediação: Saúde, Educação e Cultura.
  • 7. Os resultados dos projetos de Mediação e Recepção da Informação que atravessam o
  • presente, o passado e futuro

  • 16. Métodos utilizados:
  • Aulas expositivas teóricas, aulas práticas, visita técnica (excursões didáticas), discussões em
  • sala de aula, leitura e elaboração de resenhas; elaboração de relatórios e elaboração de
  • projetos baseados em experiências de profissionais e acadêmicos voltados para a mediação e
  • recepção da informação no museu, no arquivo, na biblioteca e centros de documentação

  • 17. Carga horária semestral:
  • Aulas teóricas: 30
  • Aulas práticas: 30
  • Seminários: 20
  • Outros: 10

  • 18. Carga horária anual:
  • Aulas teóricas:
  • Aulas práticas:
  • Seminários:
  • Outros:

  • 19. Critérios de avaliação de aprendizagem:
  • Trabalhos (escrito, seminário e práticos) e/ou prova.

  • 20. Normas de recuperação: Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos
  • alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário
  • Escolar.

  • 21. Bibliografia:
  • ALMEIDA JÚNIOR, O. F. . Mediação da informação: ampliando o conceito de
  • disseminação. In: Marta Valentim. (Org.). Gestão da Informação e do Conhecimento. São
  • Paulo: Editora Polis, 2008, v. 1, p. 41-54
  • ALMEIDA JÚNIOR, O. F. . Mediación e Información. In: GARCIA MARCO, Francisco Javier.
  • (Org.). Avances y perspectivas en sistemas de información y documentación em el
  • entorno digital. 1 ed. Zaragoza: Universidad de Zaragoza, 2007, v. 1, p. 27-35.
  • ALMEIDA JÚNIOR, O. F. . Leitura, mediação e apropriação da informação. In: SANTOS,
  • Jussara Pereira dos. (Org.). A leitura como prática pedagógica na formação do
  • profissional da informação. 1 ed. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2007, v. 1, p. 33-45.
  • CARVALHO,L.M. As bibliotecas universitárias de Portugal e nordeste do Brasil:
  • estudo sobre o impacto e mediação das tecnologias digitais. (Tese Doutoramento em

  • Informação e Comunicação em Plataformas Digitais) – Universidade do Porto.
  • Faculdade de Letras. Disponível em
  • http://aleph20.letras.up.pt/F/N7ICUYFX67QS3BEDAV14T9B95BE5IQ3VXGFG92A
  • VXHCNMKBJIJ-60553?func=full-set-
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  • CHAUÍ, M. Cultura e política cultural. Dossiê Cultura Popular. Estudos Avançados. Vo.9 n.
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  • COELHO, T. Dicionário crítico de Política Cultural. São Paulo: Iluminuras, 1997;
  • BOTELHO, A. ; SCHWARCZ, L. M.(org.). Agenda Brasileira. Temas de uma sociedade em
  • Mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
  • HALL, S.. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Edit., 2003.
  • LOPES, M. I.V. de Mediação e recepção. Algumas conexões teóricas e metodológicas nos
  • estudos latino-americanos de comunicação. Disponível em
  • http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82931/85965. Acesso em
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  • MIRANDA, António. A missão da biblioteca pública no Brasil. Revista de Biblioteconomia
  • de Brasília. 6:1 (jan.-jun. 1978) 69-7
  • PATRIMÔNIO DOCUMENTAL E HISTÓRIA INSTITUCIONAL, CURSO DE MUSEUS E
  • ARQUIVOS. ARQ, CNPQ e FMRP, 2004.
  • RIBEIRO, Fernanda. Da mediação passiva à mediação pós-custodial: o papel da ciência
  • da informação na sociedade em rede. Universidade da Paraíba. Disponível em
  • http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/4440
  • ROBREDO, J. Documentação de hoje e de Amanhã. Edição do autor. Brasília, 2005
  • SALDANHA, G. S. Mediação e formações simbólicas: notas cassirianas sobre linguagem,
  • conhecimento e cultura na Ciência da Informação. ENANCIB, 2014.
  • __________________, Cartas filosófico-epistemológicas em Ciência da Informação: primeiras
  • cartografias núncias. ENANCIB, 2022
  • SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Introdução à Semiótica. São Paulo: Paulus Editora,
  • 2021.
  • SANTOS NETO, J. A. dos. Mediação Implícita da Informação no discurso dos

  • bibliotecários da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina (UEL) / João
  • Arlindo dos Santos Neto. – Marília, 2014. 193 f. ; 30 cm. Dissertação (Mestrado em
  • Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e
  • Ciências, 2014.
  • SOUZA, A.M.M. (Org.) de. A mediação como princípio educacional: bases teóricas das
  • abordagens de Reuven Feuerstein. São Paulo: Editora Senac, 2004.
  • VARINE, H. de. O tempo social. Rio de Janeiro: Livraria Eça Editora, 1987.
  • VYGOTSKY, L. S. (2003). Pensamento e linguagem (3Ş ed.). São Paulo: Martins Fontes.
  • (Originalmente publicado em 1934).
  • site e blogs
  • http://www.ofaj.com.br/
  • http://forumpermanente.incubadora.fapesp.br/portal/Members/martin
  • http://industrias-culturais.blogspot.com/2008/03/mcluhan-sobre.html
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