Passer au contenu principal
Panneau latéral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Français (fr)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Rechercher
Fermer
Rechercher
Activer/désactiver la saisie de recherche
Acessar
4300459 - Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física (2020)
Accueil
Cours
2020
IF
430
4300459-2020
Aula 10
Qual Ferramenta usar?
Qual Ferramenta usar?
Cliquer sur
Qual Ferramenta usar?
pour ouvrir la ressource.
◄ Ajuda do Moodle da USP
Aller à…
Aller à…
Espaço das discussões assíncronas semanais
Chats síncronos
Roteiro da Aula 1
Anotações da aula 1
Questionário Formativo Habilidades Digitais
Avalie suas Práticas de Segurança e Privacidade
"Nativos Digitais" e habilidades digitais
Roteiro aula 2
Apresentação Aula 2
Anotações aula 2 e 3
Pergunta: "Como funciona a Internet?"
Tarefa Aula 2: criar página na Web
Exemplos de arquivos HTML
Apresentação sobre HTML
Apresentação: Tecnologia Web para Educadores
Apresentação: Gerar páginas e ter seu domínio
Tutorial HTML/CSS do W3schools
Mapa de cabos submarinos de internet
Documentário de 1995 sobre a Internet
Roteiro aula 3
Apresentação da aula 3
Anotações aula 2 e 3 (copiado)
Questionário: A Web dinâmica
Tarefa 2 da aula 3: criar uma página Web usando PHP
Tarefa 3 da aula 3: criar site usando Criador de Sites
Roteiro Aula 4
Apresentação Aula 4: Pesquisas TICs Educação
Anotações da apresentação do Ewout
TIC EDUCAÇÃO - Pesquisa quantitativa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil
Resumos para a imprensa das pesquisas quantitativas
Pesquisa qualitativa sobre TICs nas Escolas
Avaliação Formativa: TICs nas escolas
Atividade: Debate TICs e Mídia Social nas Escolas
Apresentação: Mídia Social (material de 2016)
E-Learning_and_Social_Networking_Handbook.pdf
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4
Link para apresentação da aula 5
Notas de aula 5-6
Vídeo: Trabalho em Grupo
Texto: por que trabalhar em grupo?
Criar uma atividade em grupo
Texto: Aprendizagem Colaborativa Online
Apresentação: Redes e Ferramentas Colaborativas
Clay Shirky sobre o poder das novas ferramentas colaborativas
Notas de aula 5-6 (copiado)
Apresenteção aula 6
Criar conta no Wikipedia
Ler as Boas-vindas do Wikipedia
Instruções para a atividade Wikipedia
Escolher seus parceiros para a atividade Wikepedia
(Semana 6) Fazer o tutorial do Wikipedia
Wikimedia em Sala de Aula
Wikipedia de A a Z
Wikis em Linguagem Simples
Exemplos de Video Aulas
Fazer um videoaula: "boas práticas" e princípios baseado em pesquisa
(complementar) Referências sobre Aprendizagem Multimidia (em inglês)
Apresentação Oficina de Vídeo do Adriel Sartori
Apresentação da aula 7
Anotações para a aula 7
Atividade fazer um (mini-) videoaula
Ilha das Flores: Roteiro
Diferenças Pedagógicas entre Mídias
Aulas do "Youtube Academy"
Vídeos da turma de 2010
Playlist "como fazer videoaula" da SEE
Avaliação e Moodle (Ewout)
"Como fazer" de estudio de animação profissional
Apresentação Objetos de Aprendizagem
Notas de Aula
Currículo+ (da Secr. da Educação SP)
Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais
eduCAPES
Portal do Professor (MEC)
Pegar um ambiente de testes no Moodle da USP e criar um objeto de aprendizagem
Enviar links do seu ambiente e seu objeto de aprendizagem
Conteúdo Interativo H5P: exemplo simples (3 questões)
Conteúdo Interativo h5P: exemplo pouco mais complexo: "Learning Design"
Exemplo de pacote SCORM
Exemplo "H5P" em outro site. Pode ser incorporado ou copiado para seu site
Simulação Phet (incorporado numa Página)
Plano de Aula "alinhado com o BNCC" (Nova Escola)
Ciênsação: catálogo de experimentos didáticos livres
Recursos Educacionais Multiplataforma Abertos na Rede (UFSCAR)
Apresentação Objetos de Aprendizagem e REA
Notas de aula 8
Material sobre Recursos Educacionais Abertos
Avaliação formativa: Direitos Autorais e Licenças
Tarefa: fazer remix de um objeto de aprendizagem
Lei Direitos Autorais de 1998
Iniciativa Educação Aberta
Guia Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância: Perguntas e Respostas
Ensino remoto e o direito autoral e o direito de imagem dos(as) docentes
Apresentação da Oficina Moodle da USP (iniciantes, 2020)
Learning Design
Vocabulário Moodle
Envie aqui o link do seu ambiente no e-Disciplinas (atividade aula 10 e 11)
Moodle Cloud
Ajuda do Moodle da USP
Avaliação e Provas usando Moodle
Apresentação da Oficina Avaliação
Documentação do e-Disciplinas
Notas de aula AVA 2 de 2019
Espaço para cadastrar seu grupo para o projeto final
Envio do relatório do projeto final
Votação Apresentação Final - Diurno
Votação Apresentação Final - Noturno
Avisos e Notícias
Livro Educar na era digital
Avaliação, Calendário e Planejamento
Glossário Tecnologia Educacional
Portfólio
Avaliação e Provas usando Moodle ►