Vai al contenuto principale
Pannello laterale
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Italiano (it)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Cerca
Chiudi
Cerca
Attiva/disattiva input di ricerca
Acessar
4300459 - Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física (2020)
Home
Corsi
2020
IF
430
4300459-2020
Aula 10
Apresentação da Oficina Moodle da USP (iniciantes,...
Apresentação da Oficina Moodle da USP (iniciantes, 2020)
Per aprire la risorsa fai click su
Apresentação da Oficina Moodle da USP (iniciantes, 2020)
◄ Ensino remoto e o direito autoral e o direito de imagem dos(as) docentes
Vai a...
Vai a...
Espaço das discussões assíncronas semanais
Chats síncronos
Roteiro da Aula 1
Anotações da aula 1
Questionário Formativo Habilidades Digitais
Avalie suas Práticas de Segurança e Privacidade
"Nativos Digitais" e habilidades digitais
Roteiro aula 2
Apresentação Aula 2
Anotações aula 2 e 3
Pergunta: "Como funciona a Internet?"
Tarefa Aula 2: criar página na Web
Exemplos de arquivos HTML
Apresentação sobre HTML
Apresentação: Tecnologia Web para Educadores
Apresentação: Gerar páginas e ter seu domínio
Tutorial HTML/CSS do W3schools
Mapa de cabos submarinos de internet
Documentário de 1995 sobre a Internet
Roteiro aula 3
Apresentação da aula 3
Anotações aula 2 e 3 (copiado)
Questionário: A Web dinâmica
Tarefa 2 da aula 3: criar uma página Web usando PHP
Tarefa 3 da aula 3: criar site usando Criador de Sites
Roteiro Aula 4
Apresentação Aula 4: Pesquisas TICs Educação
Anotações da apresentação do Ewout
TIC EDUCAÇÃO - Pesquisa quantitativa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil
Resumos para a imprensa das pesquisas quantitativas
Pesquisa qualitativa sobre TICs nas Escolas
Avaliação Formativa: TICs nas escolas
Atividade: Debate TICs e Mídia Social nas Escolas
Apresentação: Mídia Social (material de 2016)
E-Learning_and_Social_Networking_Handbook.pdf
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4
Link para apresentação da aula 5
Notas de aula 5-6
Vídeo: Trabalho em Grupo
Texto: por que trabalhar em grupo?
Criar uma atividade em grupo
Texto: Aprendizagem Colaborativa Online
Apresentação: Redes e Ferramentas Colaborativas
Clay Shirky sobre o poder das novas ferramentas colaborativas
Notas de aula 5-6 (copiado)
Apresenteção aula 6
Criar conta no Wikipedia
Ler as Boas-vindas do Wikipedia
Instruções para a atividade Wikipedia
Escolher seus parceiros para a atividade Wikepedia
(Semana 6) Fazer o tutorial do Wikipedia
Wikimedia em Sala de Aula
Wikipedia de A a Z
Wikis em Linguagem Simples
Exemplos de Video Aulas
Fazer um videoaula: "boas práticas" e princípios baseado em pesquisa
(complementar) Referências sobre Aprendizagem Multimidia (em inglês)
Apresentação Oficina de Vídeo do Adriel Sartori
Apresentação da aula 7
Anotações para a aula 7
Atividade fazer um (mini-) videoaula
Ilha das Flores: Roteiro
Diferenças Pedagógicas entre Mídias
Aulas do "Youtube Academy"
Vídeos da turma de 2010
Playlist "como fazer videoaula" da SEE
Avaliação e Moodle (Ewout)
"Como fazer" de estudio de animação profissional
Apresentação Objetos de Aprendizagem
Notas de Aula
Currículo+ (da Secr. da Educação SP)
Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais
eduCAPES
Portal do Professor (MEC)
Pegar um ambiente de testes no Moodle da USP e criar um objeto de aprendizagem
Enviar links do seu ambiente e seu objeto de aprendizagem
Conteúdo Interativo H5P: exemplo simples (3 questões)
Conteúdo Interativo h5P: exemplo pouco mais complexo: "Learning Design"
Exemplo de pacote SCORM
Exemplo "H5P" em outro site. Pode ser incorporado ou copiado para seu site
Simulação Phet (incorporado numa Página)
Plano de Aula "alinhado com o BNCC" (Nova Escola)
Ciênsação: catálogo de experimentos didáticos livres
Recursos Educacionais Multiplataforma Abertos na Rede (UFSCAR)
Apresentação Objetos de Aprendizagem e REA
Notas de aula 8
Material sobre Recursos Educacionais Abertos
Avaliação formativa: Direitos Autorais e Licenças
Tarefa: fazer remix de um objeto de aprendizagem
Lei Direitos Autorais de 1998
Iniciativa Educação Aberta
Guia Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância: Perguntas e Respostas
Ensino remoto e o direito autoral e o direito de imagem dos(as) docentes
Learning Design
Vocabulário Moodle
Envie aqui o link do seu ambiente no e-Disciplinas (atividade aula 10 e 11)
Moodle Cloud
Ajuda do Moodle da USP
Qual Ferramenta usar?
Avaliação e Provas usando Moodle
Apresentação da Oficina Avaliação
Documentação do e-Disciplinas
Notas de aula AVA 2 de 2019
Espaço para cadastrar seu grupo para o projeto final
Envio do relatório do projeto final
Votação Apresentação Final - Diurno
Votação Apresentação Final - Noturno
Avisos e Notícias
Livro Educar na era digital
Avaliação, Calendário e Planejamento
Glossário Tecnologia Educacional
Portfólio
Learning Design ►