Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
PEA5900 - Tecnologia de Ensino de Engenharia - 3o Q 2019
Início
Ambientes
2019
EP
PEA
PEA5900--2019
11 de setembro - 17 de setembro
LDB
LDB
Clique em
LDB
para abrir o recurso.
◄ orientações para elaborar texto monografia
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Plano da disciplina PEA5900 - 3o q 2019
trabalhos de 3o Q 2019
links de ensino de engenharia
lista de livros
projeto pedagógico POLI-USP - EC2
projeto pedagógico POLI -USP - EC3
guia ortográfico
como fazer uma apresentação em 10 minutos
código de ética da USP
exemplos de artigos de turmas anteriores
artigo Eric Mazur - novo
artigo Deslauriers - novo
documento novo modelo de avaliação docente da USP - NOVO
video - This Will Revolutionize Education - NOVO
Diretrizes curriculares Engenharia DOU pág.43
Diretrizes curriculares DOU pág 44
material atribuicoes profissionais - novo
material capacitacao docente - novo
material PPC
material relacao universidade empresa
material avaliação
orientações para elaborar texto monografia
diretrizes engenharia MEC
link diretrizes curriculares atuais
MEi/CNI - proposta - diretrizes curriculares 2018
novas diretrizes curriculares de engenharia - 2019
resolucao - numero de horas cursos de engenharia
artigo - comparação 48/76 e DCN 2002
resolução 48/76
instrumento avaliação - INEP
Matéria - Competências e habilidades - ENEM
artigo Competências - Revista Abenge
habilidades e competências - texto
diretrizes do ENADE 2017 - engenharias
SINAES - portal
instrumento de avaliação de cursos - MEC - novo
resolução 1010/2005 - CREA- atribuições atividades do engenheiro
Resolução Nº 1048 (15/08/2013) do CONFEA
resolução 1073/2016 CONFEA
entrega atividade 1a aula ate 2/10/2019
Método do Projeto de Engenharia
apresentação - história engenharia
1001 usos de um barômetro - Niles Bohr
Qual é o problema? - texto
A Engenharia não é uma ciência exata - Vahan Agopyan, reitor da USP
entrega atividade 2a aula - Características de Bons Professores - até 8/11/2019
Metodologia do projeto de Engenharia
Aula 3: competências dos bons professores
Conceitos e Mapa Conceitual - PowerPoint
artigo: MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - Marco Antonio Moreira
artigo grad+ - Mapas Conceituais
software cmaptools para construir mapas conceituais
Link download Cmaptools
entrega atividade mapa conceitual até dia 16/10
plano de disciplina 1
plano de disciplina 2
capítulo livro
plano disciplina - exemplo
planejamento aula a aula - exemplo
entrega plano de disciplina até dia 16/10
questionário de avaliação - POLI USP
questionários da Universidade de Viçosa
site de avaliação da Universidade Federal de Viçosa
Avaliação apresentação Nakao
técnicas de avaliação
capítulo 10 - parte1
capítulo 10 - parte2
indicadores avaliação CERT - USP
entrega atividades de tipos de avaliações + questionário de Viçosa - até dia 23/10
estratégias - ppt
capítulo livro parte 1
capítulo livro parte 2
exemplos de perguntas - estratégias
capítulo de livro - Aprendizagem Ativa
Workshop - Estratégias e Métodos de Aprendizagem Ativa - Profa Valquíria Villas Boas - UCS - Abenge
Link Plicker
entrega tarefa Listas Estratégias + Perguntas de Estratégias - até dia 13/11/2019
estilos aprendizagem
texto estilos aprendizagem - Lia Cristina B. Cavellucci
Teaching engineering - capítulos 12 e 13 -
sistemas representativos - ppt
sistemas representativos - ocular
múltiplas inteligências
quadro estilos e múltiplas inteligências
psicologia educação 1
psicologia educação 2
teste MTBI - 72 perguntas
testes psicológicos
teste - múltiplas inteligências
entrega - resultados testes psicológicos - ate 20/11
como estabelecer objetivos educacionais
domínio psicomotor - PROF. CLAUDIO ZAKI DIB
taxonomia Bloom
texto Objetivos Educacionais
domínio afetivo - PROF. CLAUDIO ZAKI DIB
artigo - Nova Taxonomia Bloom
Kolb , Maslow , Sabato e Triple Helix
exemplo tarefas taxonomia de Bloom - Dominio Cognitivo e Afetivo
entrega tarefa - taxonomia de Bloom - ate 20/11
Univesp
universidade aberta do Brasil - UAB
educational technology and mobile learning
MIT Open Courses
ABED - Associação Brasileira de Ensino à Distância
Educação Superior a Distância - MEC
SEED - Banco Internacional de Objetos Educacionais
links ferramentas e de EAD
"Educação a Distância: Conceitos, Tecnologias, Constatações, Presunções e Recomendações", de autoria de Eduardo Toledo Santos e Marcos Rodrigues
Panorama Tecnológico NMC 2015 Universidades Brasileiras Uma Análise Regional do Horizon Project
MOOCs
perguntas de EAD
entrega tarefa de EAD e Ferramentas -27/11//2019
entrega artigo individual - ate dia 18/12
entrega arquivo apresentação de trabalhos em grupo - ate dia 18/12
entrega arquivo texto de trabalhos em grupo - ate dia 18/12
diretrizes engenharia MEC ►