• Informações e avisos

    Bem vindos ao moodle da disciplina

    PEA 3507 (Edição 2019 - oferecimento normal)

    Projeto de Formatura II


    Objetivos
    O projeto de formatura do curso de Energia e Automação Elétricas tem como objetivo consolidar os conhecimentos e habilidades desenvolvidos pelo aluno ao longo do curso, em um projeto de engenharia cujo ponto central é a solução de problemas reais.

    O projeto deve ser conduzido pelo aluno, sob orientação de um professor da Escola, de modo que ele possa se capacitar na utilização dos conceitos amplamente expostos nas disciplinas do curso, para a execução do projeto de engenharia.

    Desta forma, é possível estimular a capacidade do aluno em resolver problemas concretos e abrir espaço para uma primeira experiência profissional e especialização no tema escolhido. Finalmente, destaca-se a oportunidade do aluno sair de um plano puramente acadêmico e partir para atividades profissionais, ainda na própria escola.

    Avaliação da disciplina
    Aavaliação da disciplina é conduzida considerando os seguintes aspectos:

    Reuniões com a coordenação: o projeto de formatura do curso é conduzido pelo aluno, sob orientação de um professor da Escola, com o acompanhamento de um professor coordenador. O objetivo dessas reuniões é acompanhar o desenvolvimento do trabalho de forma crítica, de modo a reproduzir o ambiente profissional onde o engenheiro presta contas ao seu cliente a respeito do andamento do projeto. As entrevistas são marcadas antecipadamente, de acordo com um calendário estabelecido entre o professor coordenador e o aluno.

    Texto escrito: durante o semestre o projeto é avaliado por meio de relatórios de progresso e de um relatório final. Esses relatórios devem incluir a apresentação de conteúdo referente às atividades realizadas, como por exemplo, análise crítica dos artigos lidos, apresentação da teoria utilizada, algoritmos empregados, diagrama de blocos e códigos de programa, resultados de simulação, medidas experimentais, dados coletados, etc. Esses constituem uma avaliação continuada do projeto, estimulando os alunos a trabalharem durante todo o ano, e evitando que sejam aprovados projetos feitos às pressas, de péssima qualidade.

    Apresentação: a apresentação do trabalho deve prever uma exibição dos produtos ou protótipos (softwares, p. ex.) desenvolvidos até então. Além disso, o aluno deve responder às perguntas dos professores coordenadores e dos demais convidados.

    Programa
    O programa da disciplina está associado à solução de problemas de engenharia elétrica, cujos temas são escolhidos pelos alunos, em conjunto com professores orientadores. Para a elaboração dessa solução, os alunos empregam métodos de engenharia que envolvem: pesquisa bibliográfica; aplicação de metodologia de projeto, execução de atividades experimentais, estudos e simulações, análise crítica de resultados e elaboração de documentação técnica.