Skip to main content
Side panel
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
English (en)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Search
Close
Search
Toggle search input
Acessar
4300356 - Elementos e Estratégia para o Ensino de Física (2020)
Home
Courses
2020
IF
430
4300356-2020
S 3 | 31/8 - 4/9
Texto 2 - Mario Bunge - Filosofia: Farol ou Armadilha
Texto 2 - Mario Bunge - Filosofia: Farol ou Armadilha
Bunge, M. (1973). Filosofia: Farol ou armadilha. In
Filosofia da física
(pp. 11–20). Lisboa: Edições 70.
Click
Texto 2 - Mario Bunge.pdf
link to view the file.
◄ Exercício 2
Jump to...
Jump to...
Avisos
Sínteses (Discord)
Grupos e temas dos seminários
Orientações para os seminários
Temas dos seminários
Cronograma
Vídeo de apresentação do curso
Exercício 1
Livro - Francisco Ramalho Jr.
Texto 1 - Rubem Alves - Pescadores e anzóis
Exercício 2
Exercício 3
Texto 3 - Werner Heisenberg - O papel da física moderna na evolução atual do pensamento humano
Exercício 4
Thomas Kuhn (1962). Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva. 29-105. (livro completo)
Exercícios 5
Ensaio I
Texto 6 - Paulo Freire - A concepção «bancária» da educação como instrumento da opressão
Exercício 6
Texto sugerido pelo aluno Mathias
Texto 7 - Paulo Freire - A dialogicidade como prática da liberdade
Exercício 7
Texto 8: C. Davis e Z. Oliveira. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez. pp. 16-34. 1994.
Exercício 8
Texto 9: C. Davis e Z. Oliveira. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez. pp. 36-56. 1994.
Exercício 9
Exercício 10
Texto 10: E. Mortimer. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. BH: UFMG, pp. 35-58,2000
Texto 11: E. Mortimer. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. BH: UFMG, pp.58-82,2000 Arquivo
Exercício 11
Ensaio II
Ensaio III
Autoavaliação
Exercício 3 ►