Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
Metodologia do Ensino de Geologia I (2017)
Início
Ambientes
2017
FE
EDM
EDM0447-2017123
Suporte para elaboração da sequência didática
Sequência didática
Sequência didática
Clique no link
As sequências didáticas.pdf
para ver o arquivo.
◄ Espaços não formais
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Fórum de notícias
ficha de estágio
programa
roteiro de estágio
Quadro comparativo
Relatório de estágio
Espaços não formais
SEIS
Orientações para visita ao MAE
Orientações - catavento ou Museu Oceanográfico
Orientações - praças e parques
Espaços não formais no contexto formativo
Museo y escuela
Áreas verdes
Texto 1: CALLAI, H. C. O estudo do lugar e a pesquisa como princípio da aprendizagem. Espaços da escola. Editora Unijuí. Ano 12. Jan/mar. 2003, p. 11-14.
Texto 2: SANTOS, M. Paisagem e espaço. ______. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1998, p. 20 – 26.
Texto 3: MOREIRA. R. Conceitos, categorias e princípios lógicos para o método e o ensino de geografia. In: _____. Pensar e ser em geografia. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2011
Texto 4: CAVALCANTI, L. DE S. Geografia Escolar e a construção de conceitos no ensino. In: ________. Geografia, Escola e Construção do Conhecimento. Campinas: Papirus, 1998, p. 87 – 136.
Texto 5: CALLAI, H. C. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Caderno CEDES: Educação Geográfica e as teorias de aprendizagem. v. 25, n. 66, 2005.
Texto 6: CASTELLAR, S. M. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R. D. Novos rumos da Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto. 2011.
Texto 7: ALMEIDA, R. D. Cartografia e Infância. VI Colóquio de Cartografia para Crianças, 2009.
Texto 8: GREIG, P. Representação dos volumes e organização do espaço. In: ___. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre: Artmed. 2004, p. 93 – 121.
Texto 9: PAGANELLI, T. I. Para a construção do espaço geográfico na criança. In: ALMEIDA, R. D. De. Cartografia Escolar. São Paulo: Contexto: 2007, p. 43 – 70.
Texto 11: CASTELLAR, S.; VILHENA, J. O uso das diferentes linguagens em sala de aula. In: ____. Ensino de Geografia. São Paulo: CENGAGE Learning. 2011, p. 65 – 98.
Texto 12: CASTELLAR, S. M. V. A cidade como método de estudo na Educação Geográfica. In: LANCHE, N. M.; RODRIGUEZ, A. C. Ciudades Leidas Ciudades Contadas. Bogotá: Universidad Distrital Francisco J. De Caldas, 2011.
Texto 13: ROSS, J. L. S. São Paulo: a cidade e as águas. In: CARLOS, A. F. A. Geografias de São Paulo. São Paulo: Contexto, 2004.
Texto 14: JACOBS, J. Os usos das calçadas. In: ______. Morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 59 - 79.
Texto 16: BONAFÉ, J. M. La ciudad en el curriculum y el curriculum en la ciudad. In : GIMENO, J. Saberes e incertidumbres sobre el curriculum. Madrid : Morata, 2010.
Texto 17: VENEGAS, C. M. V. El estudio urbano en el aula y la conceptualización espacial. Revista Educación y Pedagogia. v. 14, 2002, p. 167-177.
aziz
Texto 18: SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências - v 13(3), p.333-352, 2008.
Texto 19: LIBÂNEO, J. C. A relação objetivo-conteúdo-método. In: ____. Didática. São Paulo: Cortez. 1994, p. 153 – 155.
Texto 20: SOUZA, V. C. Construção do pensamento espacial crítico: o papel da leitura e da escrita no ensino da Geografia. Anekumene. v. 1, n. 2, 2011.
Texto 21: BENEJAM, P.; PAGÉS, J. La selección y secuenciación de los contenidos sociales. In: ____. Enseñar y aprender Ciencias Sociales, Geografia e História en la educación secundaria. Barcelona, 1998, p. 71 – 95.
Livro_Debaixo_da_cama
SEIS ►