Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
0800008 - Atividades de Estágio: Espanhol (2023)
Início
Ambientes
2023
FFLCH
080
0800008-2023
Geral
Prova de Português, 2do. ano de Ensino Médio, Colé...
Prova de Português, 2do. ano de Ensino Médio, Colégio Santa Cruz, 2008
Clique no link
Prova de portugues, Colegio Santa Cruz, 2008.pdf
para ver o arquivo.
◄ Caderno do aluno. 2 ano do Ensno médio, 1 bimestre, Situação de aprendizagem 1
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Fórum de notícias
"Atividades de estágio". Propuesta 2023. Prof. Dr. Pablo Gasparini
Portal da Secretaria da educação do Estado de São Paulo
Curriculo do Estado de São Paulo. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Ensino fundamental-ciclo II e ensino médio, 2013.
Curriculo do Estado de São Paulo. 1ra. serie do Ensino Médio. 1. Bimestre.
Caderno do professor. Ensino médio. 1ra. série, primeiro bimestre, stuação de aprendizagem 1
Caderno do aluno. Ensino médio. 1ra. serie, primeiro bimestre. Situação de aprendizagem 1.
Curriculo do Estado de São Paulo, 2da. serie ensino médio, 1 bimestre
Caderno do professor. 2 ano do Ensino médio, 1 bimestre. Situação de aprendizagem 1
Caderno do aluno. 2 ano do Ensno médio, 1 bimestre, Situação de aprendizagem 1
Currículo em Ação. Segunda série, Ensino médio. Caderno do estudante. Volume 1, 1ro bimestre, 2023 , pp. 9-24
SP Faz Escola Caderno do aluno. 3ra. série, ensino médio, 1 semestre, 2023.
Aprender sempre. Volume 1. 2da. série-Ensino médio. 2023, pp. 57-84.
Abajo Tordesilhas blogspot (exercicios de leitura literária)
Programa de "Problemas de literatura latinoamericana", UBA (Universidad de Buenos Aires), 2018.
Programa de "Problemas de Literatura Latinoamericana", UBA (Universidad de Buenos Aires), 2019.
Programa de "Literaturas hispánicas: procesos históricos y perspectivas teórico-críticas", USP, 2023.
Barthes, Roland. "Reflexões a respeito de um manual" en O rumor da língua. Trad. de Mario Laranjeira. São Paulo, Brasiliense, 1988, pp. 53-59.
Todorov. A literatura em perigo. ("Prólogo", "A literatura reduzida ao absurdo", "Além da escola"). Tradução Caio Meira, Difel, Rio de Janeiro, 2010 (orig. Flammarion, 2007)
Petit, Michèle. "El derecho a la metáfora" en Signo&Seña. no. 19, julio de 2008, Facultad de Filosofia y Letras , UBA., pp. 131-144.
Candido, Antonio. "O direito à literatura" (1988) em Vários escritos, Duas cidades, São Paulo.
Compagnon, Antoine. "A literatura" em O demônio da teoria.(1999) Trad. de Cleonice Paes barrto Mourão e Consuelo Fortes Santiago, Belo Horioznte, Ed. UFMG, 2001.
Compagnon, Antoine. Literatura, para quê
Retamoso, Roberto. "Historia literaria y pedagogía de la literatura" em La enseñanza de la literatura como problema. Cuaderno 1 del "Centro de Estudios sobre la Enseñanza de la Literatura, Rosario, UNR, 1997.
Capdevila, Analía. “La enseñanza de la literatura como problema teórico” em La enseñanza de la literatura como problema. Cuaderno 1 del “Centro de Estudios sobre la Enseñanza de la Literatura”.Rosario, UNR, 1997.
Sarlo, Beatriz. "¿Cómo se forma un lector?". Diario Clarín, 12-06-2005 (transcripción)
Ginzburg, Jaime "As mudanças na historiografia literaria e a formação de professores de literatura"
Ginzburg, Jaime. "Idealismo e consciência política em teoria da literatura"
Perrone-Moises. "Consideração intempestiva sobre o ensino de literatura" em Inutil poesia, São Paulo, Companhia das Letras, 2000.
Schwartz. "Os cultural studies e o ensino da literatura hoje" (paper)
Gasparini, Pablo (2018). "Facundo, texto espírita", en Sousa, Roca e Ponte (Orgs). Temas de Política Linguística no processo de integração regional. Campinas, Pontes, 2018, pp. 145-158.
Cárcamo, Silvia. "Debates de la actualidad: literatura y formación de profesores" en abeache, año 3, n4, 2013
Bueno, Mónica. "Por qué enseñar literatura?" en abeache, año 3, n 4, 2013
Andrade, Antonio. "Literatura e comunidade na formação de professores de Español/LE" en abeache, año 3, n 4, 2013.
González Pino; Freere Hermida; Barros Lorenzo. Curso de literatura. español Lengua Extranjera. Madrid, Edelsa, 2006.
Adorno, Theodor W. "Educação e emancipação" em Educação e Emancipação. Paz e Terra, São Paulo, 2002, pp. 169-186
Adorno, Theodor W. "a filosofia e os professores" em Educação e emancipação. Paz e Terra, São paulo, 2010, pp. 51-74
Adorno, Theodor W. "Tabus acerca do magistério" em Educação e Emancipação. Paz e Terra, São Paulo, 2002, pp. 97-118,
Rivera Garza, Cristina. Desapropiadamente: escribir entre/para los muertos”.Los muertos indóciles. Necroescritura y desapropiación. Tusquets, México, 2013.
Mbembe, Achille. Necropolitica. Trad. de Elisabeth Fomir Archambault. Melusina, 2011.
Rivera Garza, Cristina. Había mucha neblina o humo o no sé qué. Buenos Aires, Random House, 2017.
Rulfo, Juan. Pedro Páramo.México, RM, 2005.
Rulfo, Juan. El llano en llamas. Barcelona, RM, 2005.
Sabo, María José. “La construcción de una nueva lengua en la post-dictadura argentina. Entre Punto de Vista y los textos periodísticos de Rodolfo Fogwill”. Caracol no. 19, 2020
Kroskrity, Paul. “Ideologías lingüísticas”, Versión al español para uso en el curso.
Kroskrity, Paul. “Language ideologies”. In: Duranti, Alessandro (edited by.) Agency in Language. A Companion to Linguistic Anthropology. Oxford, Blackwell Publishing, 2003, pp. 496-517.
"Prólogo" e "ìndice"de Pizarro (org.) América Latina: palavra, literatura e cultura. Memorial da América Latina-Unicamp, 1995.
Imbert, Anderson "Prólogo" de Historia de la literatura hispanoamericana, FCE, México, 1986.
Cordiviola, Alfredo; Olmos, Ana Cecilia; Garate, Miriam. Temas para uma história da literatura hispano-americana. Porto Alegre, Letra1, 2022 (prólogo de la colección y de los tres primeros tomos)
Gutierrez Girardot. El problema de una periodización de la historia literaria latinoamericana en Pizarro (org.) La literatura Latinoamericana como proceso, Centro editor de América Latina, Buenos Aires, 1985.pp.119-131.
Campos, Haroldo de. O sequestro do barroco na formacao da literatura brasileira: o caso Gregoria de Mattos, Fundacao Casa Jorge Amado, 1989.
"Introducción" e "Informe final" de La literatura latinoamericana como proceso en Pizarro, Ana (org.) La literatura latinoamericana como proceso, Centro Editor de América Latina, Buenos Aires, 1985, pp.13-67 y pp. 141-144.
Rama, Ángel. "Algunas sugerencias de trabajo para una aventura intelectual de integración" en Pizarro (org.) La literatura latinoamericana como proceso, Centro Editor de América Latina, Buenos Aires, 1985, pp. 85-97.
Miliani, Domingo. Historiografía literaria: períodos históricos o códigos culturales?" en Pizarro (org.) La literatura latinoamericana como proceso, Centro Editor de América Latina, Buenos Aires, 1985, pp. 98-112.
Pizarro-Pacheco "Aprehender el movimiento de nuestro imaginario social" en Pizarro (org.) La literatura latinoamericana como proceso, Centro Editor de América Latina, Buenos Aires, 1985, pp. 68-74.
Martínez, Agustín. "Problemas de historiografía literaria latinoamericana" en Crítica y cultura en América Latina. FCE, Caracas, 1990.
Subirats, Eduardo. “Siete tesis contra el hispanismo” em Hispanismo 2004. Florianópolis, UFSC, 2004.
Gonzalez Echevarría, Roberto. "A brief history of the history of Spansh American Literature" em Gonza´lez Echevarría, Roberto (edited by) The Cambridge History of Latin American Literature. Cambridge University Press, 1996.
Achugar, Hugo. "Comunidad sudamericana de naciones: un relato de larga duración" en Katatay. revista crítica de literatura latinoamericana, año 1, no. 1 -2 , junio 2005.
Braudel, Fernand “La larga duración.” en: La historia y las ciencias sociales. pág 60-106 (transcripción)
Ureña, Henrique. Las corrientes literarias en América latina. Obras Completas, Tomo X. Universidad Nacional Pedro Henríquez Ureña (UNPHU), Sto. Domingo, 1980, pp. 41-307.
Bloom. "Uma elegia para o cânone" em O cânone ocidental. Os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 1995.
Jitrik. "Canonica, regulatoria y transgresiva" en CELLA, Susana (comp.) Dominios de la literatura. Acerca del canón. Bs. As., Losada, 1998.
Eloy Martinez. "El canon argentino" en CELLA, Susana (comp.) Dominios de la literatura. Acerca del canón. Bs. As., Losada, 1998.
Wentzlaff-Eggebert. "Canon y poder. Finalidades del canon literario de Quintiliano a Harold Bloom" em Wentzlaff-Eggebert Canon y poder en América Latina. Köln, Universidad de Colonia, 2000.
Lagmanovich. Canon y vanguardia. Una perspectiva sudamericana en Wentzlaff-Eggebert Canon y poder en America Latina. Köln, Universidad de Colonia, 2000.
Ginzburg, Jaime. Canone e valor estético em uma teoria autoritaria da literatura
Zanetti. Apuntes acerca del canon latinoamericano en CELLA, Susana (comp.) Dominios de la literatura. Acerca del canón. Bs. As., Losada, 1998.
Rosa. Liturgias y profanaciones en CELLA, Susana (comp.) Dominios de la literatura. Acerca del canón. Bs. As., Losada, 1998.
Piglia, Ricardo. "Vivencia literaria" en Cella (org.). Dominios de la literatura. Acerca del canon, Losada, Bs. As., pp. 155-157.
Compagnon, Antoine. "O leitor". em O demônio da teoria. Traducao de Cleonice Paes Barreto Mourao e Consuelo Fortes Santiago. Belo Horizonte , Editora UFMG, 2006.
Jauss. "O texto poético na mudança de horizonte da leitura" em Costa Lima org. Teoria da literatura em suas fontes
Iser "A nteração entre texto e leitor" em O ato da leitura. editora 34
Eco, Umberto. "O leitor modelo". Lector in fabula. A cooperacao interpretativa nos textos narrativos. Perspectiva, São Paulo, 2004 (transcripción)
Barthes. S/Z, Edições 70, Lisboa, 1980, pp. 11-25.
Barthes. S/Z. Trad. de Nicolás Rosa. Buenos Aires, Siglo XXI Editores, 2004.
Ginzburg, Jaime. Notas sobre o ensino de interpretação de textos literarios
Orientações curriculares para o ensino de literatura, 2006
Parametros curriculares nacionais- ensino médio, 2000
Perrone-Moises, Leyla. "Literatura para todos"
Portal do MEC-ensino médio
Lei LDBEN n. 9394/96. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
Base nacional comum curricular BNCC
Entrevista a Luis freitas "Agendas dos reformadores empresariais pode destruir a educação publica no Brasil" em Revista Adusp, Outubro 2012.
Idelber Avelar. "A dissolução da universidade na universalidade do mercado" em Alegorias da derrota, pp. 95-103.
Tatián, Diego. "La vida de los estudiantes" en diario Página 12, 15 de octubre de 2013.
Cereja, William Roberto. O dialogismo como procedimento no ensino de literatura.
Cereja, William Roberto; Cochar Magalhães, Thereza. "Português: linguagens" (excertos)
Coleção Educadores MEC. Ministério de Educação. Fundação Joaquim Nabuco
Sarmiento, Domingo Faustino.
Freyre, Gilberto.
Dewey, John.
Martí, José.
Freire, Paulo
Freud, Sigmund
Wallon, Henri
Comenio, Jan
Gramsci, Antonio
Ribeiro, Darcy
Rousseau, Jean.
Piaget, Jean
Fernandes, Florestan
Pestalozzi, Johann
"Abaixo-assinado pró Guimarães Rosa nas escolas faz projeto cair"
Alunos evangélicos se recusam a fazer trabalho sobre a cultura afro-brasileira
"Geração do diploma" lota faculdades mas decepciona empresários
Takahashi, Fabio "Muitga teoria e pouca pratica forma os professores", artigo Folha de São paulo
Currículo em Ação. Segunda série, Ensino médio. Caderno do estudante. Volume 1, 1ro bimestre, 2023 , pp. 9-24 ►