Skip to main content
Side panel
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
English (en)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Search
Close
Search
Toggle search input
Acessar
CBD0268 - Documentação Audiovisual (2020)
Home
Courses
2020
ECA
CBD
CBD0268-2020
Aula 3 - 04/09 - A Documentação Audiovisual e as H...
BURDICK, Anne et al.. Digital humanities. Cambridg...
BURDICK, Anne et al.. Digital humanities. Cambridge, Londres: MIT Press, 2012.
Click
Digital Humanities.pdf
link to view the file.
◄ Debates in the Digital Humanities.
Jump to...
Jump to...
Avisos
Programa_2020_versão3
Aula 1 Apresentação da disciplina
Aula 2 - O documento audiovisual: suas especificidades de formatos e suportes
Enviar exercício 1
SMIT, Johanna Wilhelmina. O documento audiovisual ou a proximidade entre as 3 marias. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação, São Paulo, v. 26, n. 1-2, p. 81-85, 1993.
Enviar fichamento 1
CUNHA, M.B. da; CAVALCANTI, C.R.de O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.
EDMONDSON, R. Arquivística audiovisual: filosofia e princípios. 3 ed. Trad. Brasília: UNESCO, 2017.
LIMA, Vânia Mara Alves. A documentação audiovisual. Tópicos para o ensino de biblioteconomia: volume I / SILVA, José Fernando Modesto da; PALETTA, Francisco Carlos Paletta (Organizadores) . São Paulo: ECA-USP, p. 86 - 99, 2016.
OTLET, Paul. Documentos e Documentação. Trad. de Hagar Espanha. Paris, 1937. Introdução aos trabalhos do Congresso Mundial da Documentação Universal, realizado em Paris, em 1937.
Aula 3 - Documentação Audiovisual e as Humanidades Digitais
GUERREIRO, D.; BORBINHA, J.L. Humanidades digitais novos desafios e oportunidades. Revista Internacional del Libro, Digitalización y Bibliotecas. v. 2, n. 2, 2014.
Enviar fichamento 2
Humanidades Digitais e Ciência da Informação
Debates in the Digital Humanities.
Manifesto das Humanidades Digitais.
PIMENTA, R.M. Os objetos técnicos e seus papéis no horizonte das humanidades digitais: uma caso para a Ciência da Informação. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, jul/dez. p.20-33, 2016.
Aula 4 - Organização do conhecimento e a representação da informação na documentação audiovisual
Enviar exercício 2
SMIT, Johanna Wilhelmina. A análise da imagem: um primeiro plano. In: SMIT, J.W. (coord.). Análise documentária: a análise da síntese. Brasília: IBICT, 1987. p.99-112.
Enviar fichamento 3
BURFORD, Bryan, BRIGGS, Pam, EAKINS, JOHN P.: A taxonomy of the image: on the classification of content for image retrieval. Visual Communication 2(2), 2003. p. 123–161.
Aula 5 - Instrumentos, normas e padrões para a identificação dos Metadados em documentos audiovisuais (sonoros, iconográficos e cinematográficos)
Enviar exercício 3
CENDON, B. V. Metadados textuais e visuais para recuperação de informação em imagens
International Federation of Film Archives (FIAF). The FIAF Moving Image Cataloguing Manual. FIAF Cataloguing and Documentation Commission (CDC), 2016.
ROYAN, Bruce et al. Directrizes para materiais audiovisuais e multimedia em bibliotecas e outras instituições. International Federation of Library Associations and Institutions Tradução portuguesa de IFLA Professional Reports, nº 80, 2006.
International Standard Recording Code (ISRC). International Standard Recording Code (ISRC) Handbook. 3rd Edition, London, 2009.
International Federation of Library Associations and Institutions. ISBD (NBM): International Standard Bibliographic Description for Non-Book Materials. IFLA Universal Bibliographic Control and International MARC Programme, 1987.
Aula 6 - A Recuperação da informação iconográfica, sonora e cinematográfica. Documentos sonoros
Enviar exercício 4
CALDERA SERRANO. La documentación sonora en los sistemas de información documental de los medios audiovisuales. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, n.74, p.29-39, mar.2004.
Enviar fichamento 4
CONCEIÇÃO, Maria Imaculada da; ALVAREZ, Maria do Carmo Avamilano; FERNANDES, Hálida Cristina Rocha. Definição de metadados para registros de áudio em repositórios digitais de acesso aberto. Novas Práticas em Informação e Conhecimento, [s. l.], 2014.
GLENNAN, Kathryn P. “The Development of Resource Description & Access and Its Impact on Music Materials,” Notes 68, no. 3 (2012): p. 526-534.
MEY, E. S. Acesso aos registros sonoros: elementos necessários à representação bibliográfica. Tese (Doutorado) ECA/USP, 1999.
Palestra Marina
Aula 8 - A Recuperação da informação iconográfica, sonora e cinematográfica. Documentos iconográficos
Enviar exercício 5
BOCCATO, V. R. C.; FUJITA, M. S. L. Discutindo a análise documental de fotografias: uma síntese bibliográfica. Cadernos BAD (Portugual), n. 2, 2006.
SMIT, Johanna Wilhelmina. A representação da imagem. Informare - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.2, n.2, p.28-36, 1996.
Enviar fichamento 5
BACA, Murtha. et al (ed) Cataloging Cultural Objects: A Guide to Describing Cultural Works and Their Images. Chicago : American Library Association, 2006.
Aula 9 - A Recuperação da informação iconográfica, sonora e cinematográfica. Documentos cinematográficos
Exercício 6
CORDEIRO, Rosa Inês de Novais. Análise de Imagens e Filmes: alguns princípios para sua indexação e recuperação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 7, n. 1, p. 67-80, abr. 2013.
Enviar fichamento 6
AMARAL, Erenilda Custódio dos Santos. Organização de Imagens em Movimento: A Experiência da Fundação Casa Jorge Amado. [S. l.], p. 1-7, 2005.
CORDEIRO, Rosa Inês de Novais.; AMANCIO, Tunico. Análise e representação de filmes em unidades de informação. Ciência da Informação, Brasília, v.34, n.1, p.89-94, jan./abr. 2005.
Aula 12 Competências e habilidades do bibliotecário para gestão de acervos audiovisuais
SOTUYO BLANCO, Pablo; SIQUEIRA, Marcelo Nogueira de; Vieira, Thiago de Oliveira (org.). Ampliando a discussão em torno de documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais. Salvador: EDUFBA, 2016.
LÓPEZ-DE-QUINTANA-SÁENZ, Eugenio. “Rasgos y trayectorias de la documentación audiovisual: logros, retos y quimeras”. El profesional de la información, enero-febrero, v. 23, n. 1, pp. 5-12, 2014
SANTOS, F.E. P.; FARIAS, M. G.; FEITOSA, L. T.. Perfil profissional do bibliotecário em ambientes de informação audiovisual. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 31, n. 2, p. 147-165, 2017.
AULA 13 _Organização Preservação Patrimônio Audiovisual e Preservação Digital
CUNHA, Jacqueline de Araújo; LIMA, Marcos Galindo. Preservação digital: o estado da arte. VIII ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Salvador, 28 a 31 de outubro de 2007.
AMPAS - ACADEMIA DE ARTES E CIÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS. O dilema digital: questões estratégicas na guarda e no acesso a materiais cinematográficos digitais. AMPAS: Estados Unidos, 2007. Trad. Cinemateca Brasileira, São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2009.
AMPAS - ACADEMIA DE ARTES E CIÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS. O dilema digital 2: perspectivas de cineastas independentes, documentaristas e arquivos audiovisuais sem fins lucrativos. São Paulo: Instituto Butantan, 2015.
Formatos Materiais Audiovisuais
IFLA. Supports photographiques et films. IN: IFLA. IFLA Principes de conservation. International Preservation Issues.n.3.
SCARABUCI, Marcelo; KAFURE, Ivette. Diretrizes para digitalizar e conservar suportes de som. Perspectivas em Ciência da Informação, v.14, n.3, p. 140-152,set./dez. 2009.
YAMANE, Gabriela Aparecida da Cunha; CASTRO, Fabiano Ferreira de. O estudo e a identificação dos padrões de metadados para a representação e a recuperação da imagem digital na perspectiva da web. Em Questão, Porto Alegre, v. 24, ed. 1, p. 145-173, 2018.
Preservação de vídeos para milênios
Classificar para preservar
Manuseio de películas cinematográficas
Apresentação PPT Trabalho Final
Trabalho Final
Manifesto das Humanidades Digitais. ►