Adaptado de [1].

O exercício consiste em encontrar problemas e "pontos de dor" em terceiros. Apesar de o conceito de se procurar os problemas em terceiros também ter seu mérito quando o terceiro é uma pessoa física, e a lógica de se procurar problemas de terceiros para resolver se aplicar perfeitamente também a esse caso, este exercício em particular é voltado para a solução de problemas encontrados em empresas, organizações, governos, associações, fundações etc.

Nós todos temos diversos parentes e amigos que atualmente trabalham em organizações com as quais nós não temos experiência pessoal. Faça uma lista de 3 desses empresas em 3 setores diferentes.

Ao fazer a sua seleção, use os seguintes critérios:

  • Exclua organizações nas quais você já tenha trabalhado por qualquer período de tempo. É crítico para o exercício que você entre na entrevista sem nenhuma noção prévia sobre onde há dor e quais inovaçôes podem ser úteis.
  • Selecione organizações que existam há mais de 10 anos e são atualmente saudáveis e, caso empresas, lucrativas. Não limite a sua busca a grandes empresas. Leve em consideração também sociedades profissionais e varejos. Exemplos podem ser um dentista, um médico, um restaurante, uma oficina ou uma floricultura.
  • Escolha uma organização em que a gerência tenha mais de 50 anos e, assim, é menos familiarizada com a tecnologia do que você.

Visite a organização usando seu relacionamento pessoal e tente acessar a pessoa mais alta na hierarquia que conseguir, mas que tenha poder decisório, se possível o CEO, presidente ou diretor.

Faça uma entrevista profunda de aproximadamente uma hora para entender o modelo de negócios, ou o modelo de funcionamento da organização. É crítico que você ouça mais do que fale! Você não deve conduzir a conversa para uma ideia específica que você eventualmente tenha, mas sim deve deixar que o entrevistado descreva seu modelo de negócio ou funcionamento completamente.

Durante a entrevista, faça as perguntas abaixo, sempre que aplicáveis:

  • O que você faz? Qual o seu produto?
  • Para quem você vende? Ou quem é o seu público alvo?
  • Como você encontra seus clientes?
  • Para quem você vende? Ou quem é o seu público alvo?
  • Como você encontra seus clientes?
  • Como você entrega seu produto ou serviço?
  • Como você constrói seu produto, ou presta seu serviço?
  • O que você compra de outras empresas?
  • Como você faz seu relacionamento com clientes?
  • Qual é o produto ou serviço mais bem-sucedido?
  • Qual é o seu produto ou serviço menos bem-sucedido?
  • Como você encontra seus colaboradores?
  • Como você perde os seus colaboradores?

Em cada caso, ouça atentamente procurando por "pontos de dor." Tente identificar problemas que você possa potencialmente resolver.

Observe o que é usualmente chamada de "regra 80/20." Por exemplo:

  • 80% da receita vem de 20% dos clientes. Focando nesses 20% pode evidenciar pontos fortes da empresa na retenção de clientes.
  • Usualmente 80% do custo de um produto manufaturado é incorrido em 20% dos componentes comprados. Focar nos custos desses componentes pode ter um retorno rápido.

Você pode observar a regra 80/20 em muitos aspectos de um negócio. Isso vai simplificar seu modelo do negócio da organização e, portanto, mais rapidamente entender o que importa.

Grave a sua entrevista em vídeo de forma que você possa voltar e rever na sua busca por oportunidades posteriormente.

A partir do material coletado, identifique necessidades-chave. e especule sobre possíveis soluções tecnológicas para as necessidades identificadas. 

Redija um ensaio sumário (2 a 3 paginas) sobre a atividade com o conteúdo:

  • Identificação da Organização selecionada. Sua natureza jurídica. Seus produtos/serviços. Seu público-alvo
  • Identificação da pessoa entrevistada, com a sua função na organização.
  • A natureza do negócio e da operação da organização.
  • A necessidade identificada e selecionada.
  • Especulações sobre soluções tecnológicas para a necessidade.
    Caspe, Bob. Entrepreneurial Action: A Philosopihical and Practical Approach to Small Company Development, Marketing & Survival. rev. 2.5.11. Sherbon MA: The Caspe Group, 2010.
Última atualização: quarta-feira, 10 ago. 2016, 13:02