Programação

  • A indústria de software

    Apresenta uma visão geral da indústria de software, destacando:

    -TIpos de software (sistemas de informação, games, sistemas operacionais, etc)

    -Oferta de software ("produto em caixinha", SaaS, uso interno, consultoria)

    -Ciclo de produto

    -Papéis principais (analista, arquiteto, desenvolvedor, testador, etc)


    • Metodologias de desenvolvimento de software

      Apresentar os principais aspectos das metodologias:

      -Conceito de método, técnica e metodologia

      -Organização do ciclo projeto (cascata, iterativo)

      -Metodologias pesadas: Processo Unificado

      -Metodologias leves: SCRUM

      • Engenharia de Requisitos

        Discutir técnicas de captura e elicitação de requisitos.

        -Conceito de requisito

        -V-Model

        -Casos de uso: diagrama, documento

        -Modelagem de processos de negócio: diagrama de atividades, BPMN, IDEF

      • Prova

        Caríssimos

        O resultado da prova foi bastante ruim: apenas 2 alunos conseguiram nota acima de 5. A priori, isso significaria que a prova foi mal dimensionada. Mas, considerando que vcs tiveram acesso a 2 provas anteriores e ninguem tirou duvidas, fico pensando se é o caso. 

        Com este resultado, boa parte da turma está de REC... Para facilitar o estudo, anexo uma proposta de solução para as questões que são centrais: o modelo de caso de uso e os diagramas ER conceitual e físico. Não esperava que vcs fizessem diagramas completos mas, pelo menos, demonstrassem um maior dominio das técnicas.

        Bons estudos!


      e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP