A empresa Artesanato em Madeira Ltda. é uma marcenaria de pequeno porte, com 6 funcionários sendo 1 administrativo. A empresa fabrica os mais diversos produtos em madeira, todos mediante encomenda, isto é, de acordo com a necessidade do cliente. Como uma política adotada pela empresa, o fechamento do pedido é feito na presença do cliente e o mais rápido possível. Essa política torna-se possível porque o encarregado, o sr. Tupia, trabalha há muitos anos no ramo, e tem experiência nos aspectos técnicos (processos) e gerenciais (financeiros) envolvidos na fabricação de produtos em madeira. Entretanto, com o passar do tempo e com o aumento gradativo de pedidos, a empresa passou a ter vários problemas: conflitos na prioridade de utilização das máquinas, troca frequente de ferramentas e preparação de máquinas, produtos devolvidos para retrabalho e reclamações dos clientes, operários com excesso de trabalho em horas-extras e aos sábados, atraso na entrega da madeira e grande perda em madeira bruta, em função dos cortes necessários. Para produzir os itens solicitados, a empresa possui três máquinas, que serão identificadas genericamente por A, B e C, que devido às suas características, executam uma enorme variedade de operações, dependendo da necessidade. Pede-se: liste os pontos que, em sua opinião, precisam ser analisados e estudados. Tome como referência os seguintes itens:

  1. Quais são as prováveis causas que levam às situações descritas (efeitos)?
  2. Quais ações você pode sugerir para minimizar esses efeitos (problemas)?
  3. Quais informações o encarregado precisa saber do cliente?
  4. Quais as respostas o cliente está esperando?
  5. Que informações o encarregado precisa ter para dar essas respostas ao cliente?

Última atualização: sexta-feira, 15 set. 2023, 12:16