Agora que já aprendemos o  conceito de machismo, vamos aprender o conceito de feminismo:

fe·mi·nis·mo

sm

1.Movimento articulado na Europa, no século XIX, com o intuito de conquistar a equiparação dos direitos sociais e políticos de ambos os sexos, por considerar que as mulheres são intrinsecamente iguais aos homens e devem ter acesso irrestrito às mesmas oportunidades destes. (O movimento pressupunha, já de início, uma condição fundamental de desigualdade, tanto em termos de dominação masculina, ou patriarcado, quanto de desigualdade de gênero e dos efeitos sociais decorrentes da diferença sexual.) (MICHELLIS, 2022)

Conforme definição acima, o feminismo está relacionado à ideia de que homens e mulheres são iguais, ou seja, que devem ter os mesmos direitos, deveres e oportunidades, em todas as esferas. Já o machismo, como definido no tópico anterior, é comportamento fundamentado na compreensão de que os homens são superiores às mulheres, centrado na figura do pai como liderança, que se transporta para todos os âmbitos sociais e também instituições. 

A ideologia feminista se põe como uma reação a tal dominação masculina, não com a ideia de superioridade da mulher, mas sim com o pressuposto de igualdade entre os gêneros.  

Dessa forma, fica claro que apesar de conceitos que por vezes são confundidos como faces de uma mesma moeda, feminismo e machismo não são simplesmente conceitos opostos, mas sim conceitos que se combatem, ou seja, feminismo não é contrário de machismo, feminismo combate o machismo. 

Para reforçando as diferenças entre machismo e feminismo, assista: 


Última atualização: quinta-feira, 7 jul. 2022, 17:32