Gênero é um conceito elaborado por influência do movimento feminista no início dos anos 1970. Foi criado para distinguir o que é biológico e o que é social. 

A ideia inicial é de que existem machos e fêmeas na espécie humana, mas, na verdade, é culturalmente que se constrói a forma de ser homem e mulher. Sendo assim, homens e mulheres são frutos de uma realidade social e não obrigatoriamente da anatomia de seus corpos.  

  • O termo gênero é muitas vezes atribuído erroneamente ao que se diz respeito ao sexo biológico.
  • Gênero diz respeito a aspectos sociais relacionados ao sexo, são construções sociais. 
  • Sexo é o que se refere às características biológicas.

Ao falar de gênero, nos deparamos com uma noção de “identidade de gênero”. Tal termo se refere ao gênero que a pessoa se identifica independente do sexo, é a identificação de um indivíduo com o gênero que pode ou não ser masculino e feminino.

É uma experiência interna e individual que cada pessoa passa, essa que  pode ou não se relacionar ao sexo atribuído no nascimento (baseada em uma perspectiva da biologia). Isso se relaciona também ao senso de corpo, que pode escolher a modificação de aparência ou função corporal por meio de medicamentos e cirurgias, por exemplo.

Sexualidade é diferente de gênero que, como vimos, diz respeito à orientação sexual, por qual gênero a pessoa irá sentir atração sexual ou afetiva.

Retomando o quiz do BuzzFeed indicado na dinâmica de introdução e conferindo o gabarito, temos outros conceitos e expressões que podem gerar dúvidas. Vamos dar uma repassada?

Identidade de gênero: Refere-se aos aspectos sociais atribuídos ao sexo, não o biológico, mas sim com a pessoa se sentir masculina ou feminina, independente do órgão genital.

   - Transgênero: Quando a pessoa não se identifica com seu corpo (com a delimitação de gênero que lhe foi biologicamente designada ao nascimento);

   - Cisgênero: Quando há essa identificação.

Orientação sexual: Diz respeito à atração e/ou afeição que uma pessoa sente por outra.

   - Heterossexual: quando isso ocorre pelo sexo oposto. E que durante muito tempo foi imposto como um padrão: a heteronormatividade, responsável pela opressão a todas as outras formas de se relacionar sexualmente e amar;

   - Homossexual: quando ocorre por pessoas do mesmo sexo;

   - Bissexual: quando ocorre por ambos os sexos;

   - Assexual: quando não há atração parcial, condicional ou total.

Por fim, no quiz é evidenciado o fato de que a diversidade sexual - o que inclui o engajamento nessa causa -  não se refere apenas às práticas sexuais, mas também à conscientização de outras questões que envolvem gênero, como o preconceito, a discriminação, a violência, tanto para mulheres heterossexuais quanto para LGBTs que são vítimas de injustiças e crimes em vários setores da sociedade, como no trabalho, por exemplo.


💡 VOCÊ SABIA?

Laerte-se é um documentário brasileiro original Netflix de 2017 dirigido por Lygia Barbosa e Eliane Brum, que retrata a vida da cartunista brasileira Laerte Coutinho que, aos 58 anos de idade, descobriu-se transformista e, posteriormente, uma mulher trans.

Pôster do documentário Larte-se. Nele vemos a cartunista Laerte  olhando para câmera com uma expressão assustada.


Última atualização: quinta-feira, 23 jun. 2022, 21:04