As aulas remotas serão estruturadas da seguinte maneira:

1. Cada aula do programa indicado no moodle será acompanhada de um video com a aula expositiva sobre os tema e textos indicados nesta página do moodle. Assim, todo o conteúdo substantivo estará gravado.

2. Além das aulas gravadas, alguns encontros ao vivo, no horário e dia da aula, serão marcados para discussão de conteúdo acumulado até então e dúvidas/sugestões. O primeiro encontro ao vivo será na apresentação do curso, dia 16/04. Os links para a aula ao vivo estarão disponíveis abaixo dos textos da introdução na página do moodle. Os demais encontros serão agendados durante o semestre, sob demanda dos estudantes ou agendamento do professor. A comunicação será feita pelo moodle, por meio do fórum de notícias (link abaixo da apresentação no começo da página do moodle). A mensagem marcando o encontro ao vivo chegará no seu e-mail cadastrado no moodle, além de ficar disponível na página da disciplina no moodle e no link Fórum de notícias.

3. Serão dois links para os encontros ao vivo, um para o vespertino e outro para o noturno. Ambas os turnos compartilham o mesmo moodle, coincidindo as datas na sexta-feira para ambos. A única diferença será nos llinks para os encontros ao vivo.

4. Nesta estrutura, vocês podem escolher em qual turno farão os encontros ao vivo. Dada a simetria do programa para os turnos, não fará diferença. 

5. A avaliação é um ensaio final de 1300 palavras sobre um tema de política externa brasileira (PEB) de escolha do grupo (sugestões serão ofertadas durante o curso). A avaliação deve ser submetida no moodle na data indicada (30/07). Os grupos serão de 5 pessoas e apenas um integrante do grupo precisa fazer o upload do arquivo do ensaio de PEB ao final da página do moodle da disciplina.  Os nomes dos integrantes do grupo devem constar na página inicial do trabalho, com nome completo e número USP. 

6. O ensaio consiste em uma argumentação sobre um evento de política externa brasileira. Pode ser histórico, atual, comparado... Sugiro responder uma pergunta sobre o comportamento do Brasil em política externa. Por exemplo, porque o Brasil suspendeu o Paraguai do Mercosul em 2012 e a Venezuela em 2017? Com isso, é possível trabalhar a literatura de PEB e os eventos que ocorreram no caso, mobilizando a literatura do curso e da pesquisa de vocês para fazer uma análise empírica. Como o trabalho é em grupo, é esperado uma boa mobilização empírica e teórica sobre o tema do ensaio. Outros formatos são possíveis também, como discutir um tema estruturante: meio ambiente, defesa, comércio, energia, segurança internacional, direitos humanos na PEB, entre outros. É possível escolher governos para analisar ou comparar o Brasil com outros países, por exemplo. O ensaio é formato bastante livre. Mais informações sobre a avaliação podem ser encontradas na seção de mesmo nome ao final da página do moodle da disciplina.   





Última atualização: segunda-feira, 5 abr. 2021, 12:38