Nesta atividade vamos estudar como a polarização da luz pode ser modificada utilizando uma placa de onda. O objetivo é verificar se, com uma placa de \(\frac{1}{2}\) onda conseguimos girar o eixo de polarização da onda incidente (que faz um ângulo \(\alpha\) com o eixo ótico da placa) em \(2 \alpha\) e, se com uma placa de \(\frac{1}{4}\) de onda, conseguimos transformar uma onda linearmente polarizada em elipticamente (circularmente) polarizada.

Arranjo experimental e medidas



Figura 1. Esquema da montagem do arranjo experimental consistindo de um laser, um polarizador, uma placa de onda e de um polarizador para análise acoplado a um motor de passo.

  1. O arranjo foi montado inicialmente com uma placa de \(\frac{1}{2}\) onda.
  2. Foram realizada sete medidas, com o eixo da placa de \(\frac{1}{2}\) onda sendo colocado em diferentes ângulos \(\alpha\) com relação ao eixo de polarização do polarizador inicial.
  3. Faça o ajuste de cada curva utilizando a expressão apresentada nos slides.
  4. Verifique, para essas medidas, se a polarização inicial foi girada de \(2 \alpha\).
    • A placa é de fato de \(\frac{1}{2}\) onda?
    • Qual o tipo de polarização observada?
  5. O arranjo experimental foi modificado trocando-se a placa de \(\frac{1}{2}\) onda por uma placa de \(\frac{1}{4}\) de onda. 
  6. Foram realizada novamente sete medidas, com o eixo da placa de \(\frac{1}{4}\) de onda sendo colocado em diferentes ângulos \(\alpha\) com relação ao eixo de polarização do polarizador inicial.
  7. Faça o ajuste de cada curva utilizando a expressão apresentada nos slides.
    • A placa é de fato de \(\frac{1}{4}\) de onda?
    • Qual o tipo de polarização observada?
  8. Discutir os resultados.
Última atualização: quarta-feira, 6 jan. 2021, 15:48