Ementa e Cronograma
PROGRAMA E CRONOGRAMA DA DISCIPLINA:
AVALIAÇÃO GERONTOLÓGICA AMPLA
SIGLA DA DISCIPLINA: | ACH3095 | |||||
NOME DA DISCIPLINA: | Avaliação Gerontológica Ampla | |||||
CURSO: | Gerontologia | |||||
SEMESTRE (ANO/SEMESTRE): | 2020/2o | |||||
INICIO: | 21/08/2018 | TÉRMINO: | 10/12/18 | DIA/HORÁRIO: | sextas-feiras das 14h00 às 15h45 | |
DURAÇÃO EM SEMANAS: | 17 | |||||
DECENTES RESPONSÁVEIS: Profa. Dra. Ruth Caldeira de Melo | ||||||
PROGRAMA | ||||||
PROPOSTA: Apresentar ao aluno as principais ferramentas de avaliação direcionadas à população idosa, capacitando-o para a avaliação gerontológica ampla. Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: 1) compreender como e para que são criados instrumentos de avaliação; 2) entender os conceitos de validade, fidedignidade e reprodutibilidade; 3) conhecer e analisar criticamente os diferentes instrumentos existentes para a avaliação gerontológica, em vários domínios; 4) avaliar amplamente a problemática da pessoa idosa e a dimensionar potenciais situações de risco; 5) elaborar um plano de atenção à pessoa idosa, levando em conta dados previamente levantados. | ||||||
JUSTIFICATIVA: Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: 1) compreender como e para que são criados instrumentos de avaliação; 2) entender os conceitos de validade, fidedignidade e reprodutibilidade; 3) conhecer e analisar criticamente os diferentes instrumentos existentes para a avaliação gerontológica, em vários domínios; 4) aprender a avaliar amplamente a problemática da pessoa idosa e a dimensionar potenciais situações de risco; 5) aprender a elaborar um plano de atenção à pessoa idosa, levando em conta dados previamente levantados. | ||||||
CONTEÚDO RESUMIDO: A disciplina irá fornecer noções teórico-práticas sobre os diversos instrumentos utilizados na avaliação gerontológica, considerando os aspectos biopsicossociais envolvidos no envelhecimento e na velhice. Além disso, a disciplina fornecerá embasamento teórico para a identificação de riscos e, consequentemente, para a elaboração de um plano de atenção gerontológica a curto, médio e longo prazo. | ||||||
METODOLOGIA: Aulas expositivas, discussões em grupo, estudos de caso e atividades em google forms. | ||||||
AVALIAÇÃO: Serão atribuídas notas aos exercícios realizados via google forms e ao trabalho final (aplicação do PAGe + proposta de plano de atenção. 1) exercícios via google forms (4,0); 2) trabalho final (estudo de caso idoso) (6,0). | ||||||
RECUPERAÇÃO: Os alunos que atingirem 3,0 como média final terão direito a recuperação. Na recuperação, a nova média será então calculada da seguinte forma: (média final + nota recuperação)/2. |
CRONOGRAMA: | ||||||
21/08 | Apresentação do Cronograma e da Dinâmica da Disciplina | Aula síncrona | ||||
28/08 | Instrumentos de Medidas: conceitos básicos. - Prof. Dr. Flávio Rebustini | Aula síncrona | ||||
04/09 | Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) - Profa. Dra. Ruth Caldeira de Melo | Aula síncrona | ||||
11/09 | Plano de Atenção Gerontológica (PAGe) - Profa. Dra. Ruth Caldeira de Melo | Aula síncrona | ||||
18/09 | Gestão de Casos na Prática Gerontológica - Ms Jullyanne Marques | Aula síncrona | ||||
25/09 | Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (AMPI - Prefeitura) - Msd Rosa Marcucci PAGe será utilizado na próxima aula (se possivel, imprimir ou abrir versão digital) | Aula síncrona | ||||
02/10 | Apresentação do Caso (Dona Cristina) e Levantamento de Demandas - Profa. Dra. Ruth Caldeira de Melo | Aula síncrona | ||||
09/10 | Planejamento de ações de curto, médio e longo prazos - Profa. Dra. Ruth Caldeira de Melo Atividade semanal: preencher escalas de CF e sentidos | Aula síncrona + atividade | ||||
16/10 | Sentidos e Capacidade Funcional - Profa. Dra. Ruth Caldeira de Melo Atividade semanal: preencher escalas de desnutrição (MAN) | Aula síncrona + atividade | ||||
23/10 | Desnutrição - Msd Letícia N. Maximiano Ferreira Atividade semanal: preencher escalas de depressão (GDS) e ansiedade (GAI) | Aula síncrona + atividade | ||||
30/10 | Depressão e Ansiedade - Dnd Gabriela Cipolli (a confirmar) Atividade semanal: preencher escala de cognição (MEEM) - será substituída pela atividade da Profa. Mônica | Aula síncrona + atividade | ||||
06/11 | Cognição - Profa. Dra. Thaís Bento Atividade semanal: preencher escala de RCV (Framminghan) | Aula síncrona + atividade | ||||
13/11 | Risco Cardiovascular - Profa. Dra. Ruth Caldeira de Melo Atividade semanal: preencher escala de Medicamentos (Morsky) | Aula síncrona + atividade | ||||
20/11 | Feriado | Aula síncrona + atividade | ||||
27/11 | Risco de Quedas - Profa. Dra. Ruth Caldeira de Melo Atividade semanal: preencher escala de Violência | Aula síncrona + atividade | ||||
04/12 | Vulnerabilidade Social e Violência - Ms. Maria Emiliana Carvalho Herrmann | Aula síncrona | ||||
11/12 | Administração de Medicamentos - Ms. Adriana Medeiros Entrega do trabalho final: 18/12/2020 | Aula síncrona | ||||
Conteúdos Faltantes: Capacidade Funcional + Sentidos (uma parte), Fatores de Risco Cardiovascular, Quedas e Fragilidade. BIBLIOGRAFIA: ALMEIDA, OP; ALMEIDA, SA. Confiabilidade da versão brasileira da Escala de Depressão em Geriatria (GDS) versão reduzida. Arq. Neuro-Psiquiatr., 1999, v.57, n.2B, p.421-426. APRAHAMIAN, I; MARTINELLI, JE; RASSLAN, Z; YASSUDA, MS. Rastreio cognitivo em idosos para o clínico. Rev Soc Bras Clin Med, 2008, v.6, p.160-164. APRAHAMIAN, I; MARTINELLI, JE; NERI, AL; YASSUDA, MS. Clock Drawing Test accuracy compared to standard screening tests in Alzheimer s disease: results from a study in a sample of Brazilian elderly with heterogeneous educational background. Inter. Psychogeriatr, 2010, v.22, p.64-71. BRUCKI, SMD; et al. Sugestões para o uso do mini-exame do estado mental no Brasil. Arq. Neuro-Psiquiatr., 2003, v.61, n.3B, p.777-781. CARAMELLI, P; CARTHERY-GOULART, MT; PORTO, CS; CHARCHAT-FICHMAN, H; NITRINI, R. 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