Objetivo Geral:
   O objetivo geral deste módulo transversal é promover a discussão e a organização do raciocínio diagnóstico integrando elementos da semiologia, fisiopatologia, e ferramentas diagnósticas laboratoriais e radiológicas, tendo como foco as grandes síndromes. Para tanto serão abordadas ao longo das próximas 4 semanas do módulo as grandes insuficiências: respiratória, cardíaca, renal e hepática.


Estratégia:
   Este módulo será desenvolvido totalmente com métodologia ativa. Desta forma, ao menos 1 semana antes todo o material da aula seguinte estará disponível. Este material inclui:
      a) 1 caso clínico de referência;
      b) Perguntas orientadoras / objetivos específicos;
      c) Textos, apresentações e vídeos de referência - disponíveis na plataforma ou então como links e referências no próprio documento onde se encontra o caso.

   Os estudantes serão divididos em 8 grupos de 7 ou 8 estudantes e deverão preparar um relatório com as respostas às perguntas / objetivos que deverá ser entregue através do e-disciplinas até 4 dias antes da atividade da semana seguinte na 3a feira de manhã.  O relatório deverá ser submetido apenas por 1 estudante de cada grupo.

   No dia da aula vocês deverão fazer uma discussão conjunta sobre o caso, conduzida pela Profa. Maria Lucia Garcia, sobre os principais desafios do raciocínio diagnóstico e o processo de pensamento clínico!
   A discussão terá início às 7:30

   Após a discussão será disponibilizada uma aula magna sobre o tema para complementar os estudos. 

Avaliação:
   O Módulo terá avaliação composta por dois elementos:
    1 - Nota dos relatórios - Atribuída a todos os participantes do grupo - peso 3
    2 - Provinhas / Filipetas a cada aula - peso 1
    3 - Prova de múltipla escolha ao fim do módulo - em conjunto com a avaliação dos ambientes - peso 6

    A frequência mínima é de 70%, ou seja, é fundamental a presença em no mínimo 3 das 4 aulas do módulo

Modifié le: lundi 21 octobre 2019, 09:32