Numa sala de espera de consultório, três pessoas aguardam o médico que está num procedimento cirúrgico no hospital e avisou que irá se atrasar.  Elas aproveitam o tempo de espera para contarem seus casos pessoais.

Benedita, 68 anos, procurou atendimento devido a um quadro de emagrecimento e perda de apetite há 5 meses, tendo perdido 6 de seus 62 quilos nesse período. Estava atribuindo esse fato a perda recente do marido até que sua neta médica disse que ela estava pálida e notou a presença de uma massa palpável no lado direito do abdome. Traz os seguintes resultados dos exames realizados:


Obs.: Série vermelha: acentuada anisocitose com microcitose e moderada macrocitose. Moderadas hipercromia e policromasia. Acentuada poiquilocitose.

Joana, 39 anos, sempre teve hábito intestinal regular até notar alternância de diarreia e constipação nos últimos 4 meses, tendo realizado o exame de imagem abaixo, sem ter retornado ao médico.

Ela não valorizou esses sintomas até apresentar sangramento de sangue vivo por via retal em moderada quantidade.  Necessitou de internação hospitalar e de hemotransfusão de 3 concentrados de hemácias (tipo O positivo), embora ela seja do tipo A. Realizou colonoscopia com biópsia de lesão obstrutiva (vide imagem abaixo) e retorna para checar o resultado. Ela contou que seus familiares foram doar sangue na Agência Transfusional do hospital.

Maria, 28 anos, retorna com seu filho José, lactente de 18 meses portador de anemia falciforme devido a quadro de palidez, irritabilidade e episódios de dor abdominal. Conta que na consulta anterior o médico disse que o baço palpável a 5cm. Foi realizado hemograma com os seguintes resultados:  



Last modified: Tuesday, 1 October 2019, 12:52 PM