Paciente procura a UBS de referência com queixa de dor nas articulações há 4 meses. A mesma comentava com as pessoas que também aguardavam na sala de espera que estava muito preocupada porque a mãe apresentava uma doença crônica com sintomas parecidos com os dela. Diz, ainda, que o médico da mãe havia dito que a doença era porque o organismo dela estava rejeitando o próprio corpo. De acordo com tal informação, o organismo da mãe passou a reconhecer alguns órgãos como estranhos ao corpo e, por esta razão, começou a atacá-los. Depois de quase 20 minutos de espera, a paciente foi chamada pelo médico que após fazer anamnese e o exame clínico da paciente, registrou as seguintes informações no prontuário:

IDENTIFICAÇÃO:

Sexo feminino, 25 anos, parda, dona de casa, casada, natural e procedente

de Muniz Ferreira, interior do Estado da Bahia.

QUEIXA PRINCIPAL:

Dor nas articulações há quatro meses

HISTÓRIA CLÍNICA:

Paciente refere que há cerca de quatro meses vem apresentando dor nas articulações, de caráter migratório, simétrico, com piora ao acordar, que permanece por até 30min, sem deformação articular, associado a calor, rubor e edema locais, de caráter não aditivo. Nega trauma. Refere aparecimento de lesões circulares avermelhadas, de cerca de 0,5cm no tórax. Nos últimos quatro meses foi levada à emergência da cidade duas vezes após quadro convulsivo, porém não obteve diagnóstico. Além disso, refere ter notado queda de cabelo, que não está crescendo novamente, e está incomodando esteticamente. Nega febre, perda de peso, astenia.

Antecedentes Médicos: Menarca aos 11 anos, com ciclos posteriores regulares. G2P0A2. Os abortos foram espontâneos. Nega hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, alergia medicamentosa e internações prévias.

Antecedentes Familiares: Pai diabético desde adolescência. Mãe portadora de uma doença crônica, em uso contínuo de corticoide e outras medicações.

Hábitos de Vida: Nega etilismo e tabagismo. Vai a academia 5 dias na semana. Dieta balanceada rica em frutas e legumes.

Interrogatório Sistemático: Refere que nos últimos meses suas mãos começaram a ficar azuladas com redução da temperatura.

EXAME FÍSICO

Geral

Impressão geral: Paciente em bom estado geral, eupneica, acianótica, levemente ictérica, apirética. PA: 120X70 mmHg, sentada, em membro superior direito 

PR: 90 bpm rítmico e cheio. FR: 18 inc./min Temperatura axilar: 36,5º C 

Peso: 55 Kg; Altura: 1,60 m; IMC: 21,5 Kg/m 2

Circunferência abdominal: 72 cm.

Mucosas: descoradas (++/IV+), icterícia (+/IV+). Pele: sem alterações. Fâneros e linfonodos:

sem alterações.


Segmento cefálico

Boca: úlceras orais indolores.

Pescoço: tireoide de tamanho normal, indolor, lisa, móvel. Ausculta não realizada.

AR: Murmúrio vesicular bem distribuídos, sem ruídos adventícios.

ACV: precórdio calmo, ictus visível e palpável no 5ºEICE, impulsivo, abrangendo 1,5 polpas

digitais. Bulhas rítmicas normofonéticas em 2 tempos.  Sopro sistólico grau I/VI, audível em

foco aórtico


Abdômen: plano, ruídos hidroaéreos presentes, indolor, sem visceromegalias.


Extremidades: punho esquerdo, joelho direito, articulações da mão dolorosos à

movimentação e a palpação. Presença de edema de membros inferiores +++/4+

bilateralmente, sem calor, nódulos, crepitação ou deformidade articular.


Sistema Nervoso: consciente, colaborativa, sem déficits motores ou sensitivos, ausência de sinais de irritação meníngea, pupilas isocóricas e fotorreagentes. Funções nervosas superiores e pares cranianos sem alterações.


No final da consulta, o médico explica à paciente sobre a sua principal hipótese diagnóstica e orienta a mesma quanto à necessidade de realizar exames complementares para confirmação da mesma e eliminações de outros diagnósticos diferenciais. Explica para ela que o diagnóstico principal é uma doença autoimune de comprometimento sistêmico, provavelmente lupus eritematoso sistêmico. Reforça que, apesar de poder ser uma doença parecida com a da mãe dela, existem novos tratamentos disponíveis e que ela poderá se beneficiar dos mesmos.

Última modificación: lunes, 9 de septiembre de 2019, 15:05