Abraham Flexner (1866–1959) foi incumbido de realizar um estudo sobre a educação médica nos Estados Unidos e Canadá, visitou 155 faculdades de medicina em 6 meses. Sua recomendação foi reduzir o número de escolas mantendo apenas aquelas com melhor qualidade. Seu famoso relatório (363 páginas) serviu de base para a reforma dos cursos médicos, sendo introduzido o internato e a residência médica, a ligação entre a faculdade e o hospital, e a pesquisa como rotina no ensino. Hoje, na educação médica, Flexner, às vezes, é considerado tanto herói, quanto vilão. No Brasil, o inciso III do artigo 200 da Constituição Federal de 1988 atribuiu ao Sistema Único de Saúde a missão de ordenar a formação de recursos humanos para a área da saúde. Muito influenciado pelo Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (DELORS, 1999) e pelos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico (CINAEM), Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e Rede Unida, tivemos a elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de medicina em 2001 com atualização em 2014 (que enfatizou o uso de metodologias ativas e criou uma nova agenda estratégica para formação em saúde), bem como a definição pelo Conselho Nacional de Saúde sobre os temas comuns para orientar as revisões das DCNs dos cursos da área da saúde (Resolução No 569, de 08 de Dezembro de 2017), que têm sido utilizados para nortear a construção/revisão dos projetos pedagógicos dos cursos (PPC), e que devem estar dentro do objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O MEC implantou o sistema de avaliação SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, que busca envolver toda a comunidade universitária, com o objetivo de compreender melhor a instituição a fim de melhorar a qualidade acadêmica e organizacional, sendo que uma das avaliações é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A Lei do Mais Médicos (nº 12.871 de 22/10/2013), além do provimento emergencial de médicos e do investimento em infraestrutura, também orientou a expansão do número de escolas médicas públicas e privadas com início da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (ANASEM), porém está ocorrendo uma abertura desenfreada de cursos e não estão sendo feitas as avaliações previstas. A prova unificada de revalidação de diplomas de médicos (brasileiros ou estrangeiros) formados no exterior (Revalida) tem reprovado a grande maioria dos inscritos na sua aplicação desde 2011.

Zuletzt geändert: Freitag, 22. März 2019, 10:33