Módulo: Conteúdo Programático da Disciplina_CBD_0215
Apresentação do Conteúdo Programático da Disciplina de Representação Descritiva (CBD_0215) para o segundo semestre de 2018. Inclui os conteúdos temáticos, os objetivos pretendidos em cada módulo e as indicações de leituras ou bibliográfica indicadas para os temas tratados.
A área da catalogação descritiva ou de metadados descritivos têm se desenvolvido muito, na disciplina teremos oportunidades de iniciar no universo do controle bibliográfico e ter um panorama geral, apenas.
Importante que busque além da sala de aula compreender as mudanças e inovações, apresentadas, ou citadas ou indicadas. Lembre-se que para a atividade de bibliotecário, o aprendizado é permanente.
Leia livros e revistas da área, e participe dos eventos.
[Módulo Introdutório]
Conceito de Documento
Tipologia documental
Bibliografia:
Campelo, B.S.; Magalhães, M.H. A. Introdução ao Controle Bibliográfico. 2ª ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2006.
Objetivo do módulo:
Apresentar uma definição geral dos conceito e dos tipos documentais tratados pelos processos de representação descritiva.
[Módulo Histórico]
Panorama históricos e Fundamentos da Catalogação
Os objetivos dos catálogos (Panizzi; Cutter; Jewett; Ranganathan; Lubetzky)
Bibliografia:
Barbosa, A. P. Novos rumos da catalogação. Rio de Janeiro: BNG/Brasilart, 1978.
Fischer, S. R. História da Leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006. [Capítulo 1: A testemunha Imortal, p.9-40; Capítulo 2: A fala do papiro, p.41-89]. Disponível na Xerox.
Mey, E.S.A.; Silveira, N. C. Catalogação no Plural. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2009.Modesto, F. Os cavaleiros catalogadores da Távola catalográfica e a busca pelo código da aliança – PARTE I - http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=1006
Modesto, F. Os cavaleiros catalogadores da Távola catalográfica e a busca pelo código da aliança – PARTE I I - http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=1007
Objetivo do módulo: Introdução aos fundamentos da área catalográfica. Visualizar seu marco teórico. Compreender o significado dos catálogos bibliográficos e das suas finalidades, bem como dos códigos e normas de catalogação.
[Módulo Evento - I]
Conferência Internacional sobre Princípios da Catalogação,1961;
Reunião de Especialista em Catalogação - Copenhague e a ISBD, 1969
Bibliografia:
Barbosa, A. P. Novos rumos da catalogação. Rio de Janeiro: BNG/Brasilart, 1978.
Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação. http://archive.ifla.org/VII/s13/icc/imeicc-statement_of_principles-2008_portuguese.pdf ou http://bit.ly/r53qg6
Garrido Arilla, M.R. Teoria e História da catalogación de documentos. Madrid: Sintesis, 1996.
Mey, E.S.A.; Silveira, N. C. Catalogação no Plural. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2009
Objetivo do módulo: Apresentar a uniformidade dos Códigos e dos Processos Catalográficos.
[Módulo Aplicação - I]
AACR2r: Introdução e estrutura; Processos de descrição e indicação dos Pontos de Acesso.
Bibliografia:
Código de catalogação anglo-americano [Anglo American Cataloging Rules]. Preparado sob a direção do Joint Steering Committee for Revision of AACR. 2a. ed. rev. 2002. Trad. para a língua portuguesa sob responsabilidade da FEBAB. São Paulo: FEBAB/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
RIBEIRO, A.M.C.M. Catalogação de recursos bibliográficos: AACR2R em MARC21. 3ª ed. Brasília: Ed. Do Autor, 2006
Objetivo do módulo: Compreender o uso do código e a sua aplicação na criação de registros bibliográficos.
[Módulo Evento – II]
Os Novos Princípios Internacionais de Catalogação;
Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos: FRBR
Os Registros Funcionais para Registros de dados de Autoridade: FRAD.
Bibliográfia:
IFLA. Requisitos Funcionales de los Registros Bibliográficos: Informe final. http://www.ifla.org/files/cataloguing/frbr/frbr-es.pdf
Machado, R. B.; Pereira, A. M. O novo código RDA sob a perspectiva das tarefas do usuário. RICI: R. Ibero-amer. Ci. Inf., Brasília, v. 9, n. 2, p. 345-364, jul. / dez. 2016.
Mey, E.S.A. ; Silveira, N.C. Catalogação no Plural. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2009.
Modesto, F. RDA EM UM BREVE PANORAMA PESSOAL – PARTE II (III) - Modelagem FRBR e Estrutura RDA [Janeiro/2014]. http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=808
Modesto, F. RDA EM UM BREVE PANORAMA PESSOAL – PARTE III (III) - FRAD – Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade [Fevereiro/2014]. http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=819
Oliver, C. Introdução à RDA: um guia básico. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.
Patton, G. E. (ed). Requisitos Funcionales de los Datos de Autoridad (FRAD): Un modelo conceptual. IFLA,2009. http://www.ifla.org/files/cataloguing/frad/frad_2009-es.pdf ou http://bit.ly/r9cZ4Q
RDA - http://access.rdatoolkit.org/
Taylor, A. G.
Understanding FRBR: what it is and how it will affect our retrieval tools. USA: Libraries
Unlimited, 2007.
Objetivo do módulo: Refletir sobre as mudanças na representação descritiva no Séc. 21. Conhecer as novas bases teóricas para modelagem da representação e da autoridade.
[Módulo – Aplicação II]
ISBD Consolidada: Introdução e aplicação
Bibliográfia:
Barbosa, A. P. Novos rumos da catalogação. Rio de Janeiro: BNG/Brasilart, 1978.
CUNHA, M.L. ISBD: origem, evolução e aceitação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v.12, n. ½, p.7-14, 1979.
Descripción Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD): Edición Preliminar Consolidada [versão em espanhol]. http://www.ifla.org/files/cataloguing/isbd/isbd-cons_2007-es.pdf ou http://bit.ly/nz3evv
Full ISBD Examples Preliminary edition. http://www.ifla.org/files/cataloguing/isbd/isbd-examples_2009.pdf
ISBD - http://www.ifla.org/en/news/worldwide-review-of-isbd
Modesto da Silva, J. F. A ISBD: um instrumento de representação descritiva em evolução. In: Modesto da Silva, J. F.; Paletta, F. C. (orgs). Tópicos para o ensino de biblioteconomia: volume I. São Paulo: ECA/USP, 2016.
Origens da ISBD. http://www.ifla.org/about-the-isbd-review-group#origins
Objetivo do módulo: Compreender a finalidade e aplicação da nova ISBD.
[Módulo – Aplicação III]
RDA: Introdução e estrutura; uso na descrição.
Bibliografia:
Modesto, F. O divórcio do catalogador: AACR2 OU RDA. OFAJ, [Novembro/2010]. http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=559
Modesto, F. RDA EM UM BREVE PANORAMA PESSOAL – PARTE I (III) [Dezembro/2013]. http://www.ofaj.com.br/colunas_conteudo.php?cod=804
OLIVER, C. Introdução à RDA: um guia básico. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.
Picco, P. El objeto de la catalogación em el marco de las FRBR y el nuevo código de catalogación. Encontros Bibli, vol. 14, n. 28, p. 150-162, 2009.
RDA - http://access.rdatoolkit.org/
Resource description & access: RDA / developed in a collaborative process led by the Joint Steering Committee for Development of RDA (JSC). USA: ALA; UK: CILIP, 2011.
[Módulo Avaliação da Disciplia]
Trabalhos/Execícios; Seminários temáticos e Prova Teórico/aplicada.
Objetivo:
Estimular o discente para o mercado de trabalho na área, desenvolver o contato com as fontes de informação catalográficas e conscientizar para a atualização contínua, na área. Possibilitar ideias para o TCC ou para iniciação científica.
Os trabalhos/exercício; seminários, e a prova visam avaliar a compreensão dos conceitos teóricos e as práticas aplicadas aos processos inerentes à descrição dos recursos documentais.
Trabalho/Seminários: Análise de Registros Bibliográficos sob as normas: AACR2r; ISBD e RDA (datas reservadas: 22 e 29 nov.)
Prova Online: data a ser fixada – horário das 8:00 às 12:00 e das 19:30 ás 22:30 horas.
Forma
de Avaliação:
Trabalhos/exercícios e participação nas aulas (1.5); Seminário (3,5) e Prova (5.0).
Valores das notas: 1.5 + 3,5 + 5.0 = 10.0
Participação na disciplina: realizar as leituras, estimular as discussões em aula, realizar as atividades e exercícios propostos, estar com material didáticos e colaborar coma dinâmica da aula.
Avaliação
do Seminário: observado a forma de desenvolvimento e qualidade do trabalho
apresentado escrito e oral, cobertura do conteúdo, bibliográfica utilizada, organização do
seminário (conteúdo, tempo [10 minutos], forma e postura de apresentação oral).
Calendário: Não haverá aula nos períodos: semana da Pátria e 13/09
Evitar o uso de celulares em sala durante as aulas.