Podemos considerar, como visto no início do curso, que as atividades requisitadas possuem um objetivo claro de aprendizado. Desta forma, a avaliação final de uma atividade busca medir através de uma pontuação o quanto dos objetivos iniciais foram cumpridos.

Além das resenhas semanais, foi proposto um trabalho final que consiste na escolha de uma metodologia ativa de aprendizado e aplicá-la através de um curso online contendo 4 módulos.

Desta forma surgem as seguintes questões para a construção do instrumento de avaliação de tal curso:

A preparação de um curso reflete o esforço e conhecimento dos alunos ?

Foi usada alguma abordagem apresentada ou discutida em sala ?

O curso possui uma estrutura intuitiva para o aluno ?

O curso possui alguma distinção entre o modelo padrão de texto e slides ?

Dadas as informações disponíveis, o aluno consegue atingir o objetivo de aprendizagem proposto ?

Baseado nas questões levantadas sugerimos os seguintes critérios de avaliação:

5 pontos para a confecção do curso no moodle;

2 pontos para a aplicação da metodologia escolhida;

1 ponto para organização visual do módulo apresentado em sala (campos básicos, como título de tópicos, nome do curso, adequação do tamanho de imagens e vídeos, questionário, explicação geral sobre o curso);

1 ponto para a apresentação detalhada do módulo de forma que seja possível compreender o objetivo final do curso elaborado;

1 ponto para apresentação do conteúdo do curso de maneira inovadora (diferente de grande volume de teoria, apenas com textos e conceitos)

 

=======================================

70% - Fazer o modulo no Moodle:

. personalização do Moodle para a atividade proposta (design, apresentação, aparência, exclicações);

. postagem do módulo 1 completo e a descrição dos outros 3;

10% - Adequação do modulo/curso com os objetivos propostos:

. se o módulo está de acordo com os exercícios propostos;

10% - Qualidade da apresentação

. a página é autoexplicativa e fácil de usar?

. agrada o usuário?

10% - Utilização dos recursos do Moodle

. utilizou recursos interessantes da ferramenta?;

. os recursos utilizados estão de acordo com a proposta do curso?;

1.       Apresentação dos textos que foram solicitados, isso dá direito a 50% da nota da questão, mas a nota dessa parte que vai de 1 a 5 deve incluir também a introdução de um novo material, não só uso de vídeos da internet, mas também a demonstração de que o grupo se esforçou para introduzir algo criativo.

2.       A qualidade da apresentação será dada 20% da nota. O quanto da nota será atribuído depende da qualidade da apresentação a ser avaliada pelo professor.

3.       Os outros 20% da nota serão atribuídos à organização visual do material no Moodle.

4.       Por fim, 10% da nota será dada se o grupo apresentou ou não a sua proposta de forma de ensino (PBL, Flipped Class, Avaliação de pares).

=======================================================================

1) Os objetivos de aprendizagem são expressos claramente no módulo?

2) É utilizado pelo menos uma metodologia ativa?

3) O módulo oferece pelo menos uma ferramenta de interação entre os alunos (fórum, discussões, etc)?

4) O módulo oferece pelo menos uma ferramenta de avaliação de aprendizagem?

===================================================================


Última atualização: sexta-feira, 22 jun. 2018, 11:15