Mudar é preciso
Realidade hoje:
Os cursos são baseados em conteúdos desejados pelo professor ou são baseados na ementa que os professores são obrigados a cumprir.
Qual a proposta?
Curso focado para atingir o conhecimento específico que o professor acredita ter mais valor para o estudante.
Está disposto (a) a mudar?
Para ajudar nesta mudança de paradigma, devemos inicialmente refletir a seguinte pergunta:
· O que o curso vai agregar aos estudantes?
· Quais conhecimentos eles terão ao final do curso e como podemos comprovar esta aquisição?
· Quais as habilidades serão adquiridas ou aperfeiçoadas e como podemos comprová-las?
Se compartilharmos essas informações com os estudantes, eles irão entender o valor do curso, além de motivarem-se no sentido de atingir estes resultados.
Como fazemos um curso online hoje?
Infelizmente este não é a maneira que usualmente elaboramos um curso. Imaginamos um curso como sendo um conjunto de conteúdos que o professor quer compartilhar com os estudantes(Coursera,2016).
Como podemos mudar para uma nova abordagem?
Proposta:
Foco nos objetivos de aprendizagem, ou seja, em resultados
Abaixo alguns exemplos de como transformar resultados centrados no conteúdo para o foco em resultados centrados no estudante.
Porque esta abordagem é importante?
Porque informa ao estudante os níveis de aprendizado que eles devem atingir e o que devem estar aptos a fazer quando terminarem o curso.
Quais as diferenças para as propostas de objetivos de aprendizagem para as duas abordagens de “foco no conteúdo” e “foco no resultado”.
Objetivos de aprendizagem | |
Foco no conteúdo | Foco no resultado da aprendizagem do estudante |
Aprender como os atributos da física e a química do cérebro afetam a aprendizagem
| Ser capaz de listar três técnicas que ajudam o processo de aprendizagem e são derivadas de atributos físicos e químicos do cérebro. |
Compreender e resolver problemas de probabilidade condicional
| Identificar situações em que as leis de probabilidade condicional devem ser utilizadas e explicar os seus impactos.
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DICAS como elaborar os objetivos de aprendizagem
Substitua os termos gerais como “Aprender” e “Compreender” com verbos de ação mais específicos de como os estudantes irão demonstrar o seu aprendizado (Smith & Perkins, 2010). Os verbos de ação são mais facilmente mensuráveis. Uma lista de verbos que podem ser utilizados de acordo com o nível de Bloom(Coursera,2016).
Nível cognitivo | Descrição | Verbos de ação |
Conhecimento factual | Lembrar as informações factuais | Definir, listar, rotular, afirmar, nomear |
Compreensão | Demonstrar o entendimento de ideias e conceitos | Descrever, explicar, sumarizar, interpretar, ilustrar |
Aplicação | Aplicar aprendizado em situação não familiares | Aplicar, demonstrar, usar, computar, resolver, prever, construir, modificar. |
Análise | Desmembrar os conceitos em partes menores | Comparar, contrastar, categorizar, distinguir, identificar, inferir. |
Síntese | Transformar e combinar ideias para criar algo novo | Desenvolver, criar, propor, formular, projetar |
Os verbos devem ter um comportamento observável como escrever, listar, comparar, diferenciar em oposição a comportamentos não observáveis como entender, aprecisar, conhecer. Não sendo observável, fica difícil mensurar.
Atividade Prática M3C- elaborar a matriz de aprendizagem do seu módulo
Vamos montar a matriz de aprendizagem em 4 etapas utilizando o fórum de discussão para discutir e refletir com os colegas do seu grupo (comunidade de aprendizagem) Abaixo alguns exemplos que podem ajudar na construção da matriz. A matriz abaixo pode ser usada como modelo no wiki e deverá ser alterada para o seu módulo pelo seu grupo.
Etapa I - Definir os objetivos de aprendizagem para o módulo em questão.
Monte a primeira coluna da matriz de aprendizagem com os objetivos do módulo que irá desenvolver no MOODLE da USP. Quantos objetivos? Para efeito deste curso, devemos ter pelo menos 2.
Mas eu só vou ensinar os objetivos de aprendizagem aqui estabelecidos? Claro que não. Estes objetivos de aprendizagem indicam os aspectos mais importantes e os estudantes precisam saber todo o conteúdo, teoria, pontos de vista que suportam estes aspectos mais importantes.
Lembre-se que os objetivos devem ser mensuráveis, ou seja, precisamos de evidências que o objetivo foi atingido.
Objetivos de aprendizagem | Forma de avaliação destes objetivos | Recurso(s) do Moodle© utilizado | Material necessário e complementar para atingir cada objetivo de aprendizagem |
Ser capaz de distinguir as três principais teorias de aprendizagem |
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Ser capaz de desenvolver um instrumento para avaliar o LMS |
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Etapa II – Definir a forma de avaliação do aprendizado para cada objetivo de aprendizado para o módulo em questão.
Aqui precisamos definir como os alunos demonstrarão que atingiram os objetivos de aprendizagem. Responda a seguinte questão: Qual evidência eu preciso para provar que o estudante atingiu o objetivo de aprendizagem? Vou precisar de uma ou mais formas de avaliação?
Objetivos de aprendizagem | Forma de avaliação destes objetivos | Recurso(s) do Moodle© utilizado | Material necessário e complementar para atingir cada objetivo de aprendizagem |
Ser capaz de distinguir as três principais teorias de aprendizagem | Escrever um resumo comparando e refletindo acerca das três abordagens |
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Ser capaz de desenvolver um instrumento em grupo para avaliar o LMS | Discutir colaborativamente as características ideais de um LMS |
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Etapa III – Definir os recursos do Moodle© a serem utilizados para a avaliação proposta na etapa anterior.
A forma de avaliação envolve o uso da tecnologia e, portanto, disponibilizamos uma tabela com os recursos existentes no Moodle© (Clicar aqui). Lembramos que o uso da ferramenta depende das estratégias de aprendizagem a serem utilizadas para atingir os objetivos de aprendizagem.
Para cada estratégia de aprendizagem pode existir uma ferramenta ou forma de uso de uma ferramenta. A proposta do modelo ILDF sugere algumas estratégias aliadas as tecnologias.
Objetivos de aprendizagem | Forma de avaliação destes objetivos | Recurso(s) do Moodle© utilizado | Material necessário e complementar para atingir cada objetivo de aprendizagem |
Ser capaz de distinguir as três principais teorias de aprendizagem | Escrever um resumo comparando e refletindo acerca das três abordagens | Upload de arquivo |
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Ser capaz de desenvolver um instrumento em grupo para avaliar o LMS | Discutir colaborativamente as características ideais de um LMS | Usar o fórum para discussão e o Wiki para desenvolvimento colaborativo do resultado da discussão |
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Etapa IV – Definir os conteúdos necessários para que os estudantes possam atingir cada objetivo de aprendizagem no módulo em questão.
Com os objetivos de aprendizagem e as formas de avaliação definidos nas etapas anteriores, precisamos planejar a forma como dar suporte aos estudantes para terem sucesso na avaliação e atingirem o objetivo de aprendizagem proposto.
Objetivos de aprendizagem | Forma de avaliação destes objetivos | Recurso(s) do Moodle© utilizado | Material necessário e complementar para atingir cada objetivo de aprendizagem |
Ser capaz de distinguir as três principais teorias de aprendizagem | Escrever um resumo comparando e refletindo acerca das três abordagens | Upload de arquivo | Disponibilizar pelo menos 1 pdf para cada teoria e oferecer material complementar disponível na internet Anexar os materiais aqui no wiki (pdf, ppt, etc.) |
Ser capaz de desenvolver um instrumento em grupo para avaliar o LMS | Discutir colaborativamente as características ideais de um LMS | Usar o fórum para discussão e o Wiki para desenvolvimento colaborativo do resultado da discussão | Disponibilizar artigos sobre o tema e um modelo antigo utilizado em cursos anteriores. Anexar os materiais aqui no wiki (pdf, ppt, etc.) |
Referências
(Coursera,2016).