Disciplina: EDM0406 - Metodologia do Ensino de Português II

Objetivos

1. Refletir sobre teorias e práticas do ensino de Língua Portuguesa.
2. Fornecer subsídios metodológicos para o ensino de Língua Portuguesa.
3. Aproximar ensino e pesquisa, com o objetivo de incentivar a produção e a renovação de meios e recursos para o ensino de Língua Portuguesa.
4. Viabilizar e orientar práticas de estágio.

Programa Resumido

Discussão e pesquisa sobre: perspectivas do ensino de língua materna e literatura adequada aos tempos contemporâneos; métodos e procedimentos, considerando as novas tecnologias de obtenção e processamento de informação; estratégias didáticas para as modalidades oral e escrita; materiais e recursos didáticos; formas de avaliação internas e externas à sala de aula; discussão, apresentação de situações de estágio na escola e orientação de propostas de estágio para desenvolvimento na sala de aula.

Programa

1. A produção do texto escrito na escola: correlação entre teorias e práticas.
2. Estratégias para desenvolvimento da produção escrita.
3. A gramática entre outras dimensões do ensino de língua materna.
4. Particularidades do ensino e aprendizagem de língua materna nos níveis fundamental e médio.
5. Teorias e práticas de leitura.
6. A literatura no ensino médio.
7. O ensino e aprendizagem de língua portuguesa no contexto das novas tecnologias.
8. Estratégias didáticas para ensino e aprendizagem de língua materna: propostas, projetos e tecnologias mobilizadas.
9. As diferentes formas de avaliação no ensino de língua portuguesa.
10. Estágio supervisionado: modalidades e problemas; 
11. Apresentação em sala de aula e em seminários de resultados do estágio feito nas escolas.

Bibliografia

BOSI, Alfredo. Por um historicismo renovado. Teresa - revista de literatura brasileira, FFLCH/Ed. 34, n.1, 1o sem. 2000.

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CANDIDO, Antonio. "Literatura e formação do homem". Ciência e Cultura, 24(9), p.803-9, set. 1972.

_____. "O Direito à literatura". In: Vários escritos [ed. rev. e ampliada]. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

DEMO, Pedro. Avaliação qualitativa. São Paulo: Cortez, 1987.

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SMITH, F. Leitura Significativa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

GERALDI, João W. Linguagem e ensino. Campinas: Mercado de Letras-ALB, 1996.

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MARCUSCHI, L. Antonio. Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2002.

ORLANDI, E. P. Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

PECHEUX, M. Estrutura ou acontecimento. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP: Pontes, 1997.

Revistas:1) Linha D'Água - Revista da APLL - Associação dos Professores de Língua e Literatura

2) Leitura: Teoria e Prática. Revista da Associação de Leitores do Brasil. Campinas. Documentos Oficiais: propostas e parâmetros curriculares.


Ultime modifiche: mercoledì, 9 agosto 2017, 17:23