Problema
Em um esforço por modernizar o serviço de abastecimento de água numa pequena cidade, e sabendo que o uso de modelos pode melhorar os processos de tomada de decisão, tem encomendado a vocês a construção de um modelo matemático para simulação do funcionamento hidráulico da rede de distribuição principal. Os responsáveis tem especial interesse em usar o modelo para analisar cenários de mudanças de consumo, e para avaliar alternativas de troca de tubulações.
É fornecida a planta da rede, com as características de cada elemento (para os nós a cota, e para os trechos o comprimento, diâmetro e material). Também estão disponíveis os valores de porcentagem de consumo correspondente a cada nó, e valores de consumo total (vazão de saída do reservatório).
Sua responsabilidade é construir esse modelo.

Métodos
O modelo para simulação da rede deverá ficar contido em rotinas ou módulos que aplicam o método de Hardy-Cross para a resolução da rede.
Com esses métodos, segundo as características da rede e os consumos, é calculada a vazão em todos os trechos e a pressão em todos os nós. É válido trabalhar unicamente para o problema em consideração. Recomenda-se considerar as perdas de carga somente distribuídas, com a equação universal, material PVC novo (rugosidade absoluta 0.01mm).

Ferramentas e entrega
Poderá ser usada qualquer linguagem de programação para construir o modelo suficientemente flexível, segundo enunciado. Quem preferir pode procurar um código já desenvolvido, mas deve referenciá-lo e compreender em detalhe seu funcionamento.
O código e um relatório muito curto deve ser submetido pelo ambiente virtual antes da data de apresentação. Durante as apresentações deverão explicar sua estratégia, seu código, e análises, e responder questões da plateia.

Last modified: Thursday, 14 September 2023, 4:22 PM