Diagrama de temas
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Adotamos uma abordagem de 'aulas invertidas', ou seja, existe a necessidade de trabalhar estudos, sínteses, etc antes dos encontros, para que seja possível focar nos aspectos essenciais da consolidação do conhecimento e aprendizagem
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- Apresentação do programa, atividades discentes (créditos-trabalho), método de aprendizagem, portfolios, critérios de avaliação e bibliografia
- (crédito-trabalho) Estudo do Capítulo 29 do livro-texto (MONTAÑO, M.; RANIERI, V. E. L. (2012). Análise de viabilidade ambiental. In: Calijuri, M. C.; Gasparini, D. (eds.). Engenharia Ambiental: conceitos, tecnologia e gestão. Elsevier: Campus, 2012, p. 741-765.
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bases conceituais e fundamentos a serem trabalhados - fundamental estudar e esclarecer dúvidas quanto à compreensão.
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capítulo 2 do livro
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- Estudo dirigido – ATIVIDADE 1 (45 MINUTOS)
- Descrição dos modelos explicativos (PER/PEIR) e aplicação de conceitos-chave
- plenária de discussão
- Formatação do Quadro Conceitual (Impacto ambiental; Viabilidade ambiental; Análise e Gestão Ambiental)
- Consolidação dos conceitos apresentados no texto (DEBATE + FÓRUM)
- O modelo Pressão-Estado-Resposta (PER) com foco nos efeitos sobre o meio (viabilidade ecológica)
- O modelo Pressão-Estado-Impacto-Resposta (PEIR) com foco nas ações da sociedade (Viabilidade Sociopolítica)
- Conceitos-chave: resiliência, resistência, capacidade suporte do meio
- Padrões de Qualidade (senso amplo – meio físico, biótico_APP_RL e antrópico_socio_cultural)
- Viabilidade ambiental e Gestão Ambiental
- (crédito-trabalho) Estudo do Capítulo 29 do livro-texto (MONTAÑO, M.; RANIERI, V. E. L. (2012). Análise de viabilidade ambiental. In: Calijuri, M. C.; Gasparini, D. (eds.). Engenharia Ambiental: conceitos, tecnologia e gestão. Elsevier: Campus, 2012, p. 741-765.
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fórum para esclarecimentos, comentários, observações, e principalmente debate dos conceitos e do conteúdo estudado a partir do texto-base disponibilizado
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Entregar até as 10.25 rigorosamente.
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Até as 10.25 impreterivelmente
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- (crédito-trabalho) Atividade de resgate das disciplinas temáticas anteriores: documentário ‘a grande corrida do salmão’ (https://www.dailymotion.com/video/x2p3jua), procurando identificar (I) os aspectos essenciais para a estruturação e funcionamento dos ecossistemas aquáticos, terrestres e interfaces retratados no documentário; e (II) as principais características do ambiente/bacia hidrográfica retratados no filme, estabelecendo nexos de causalidade entre os aspectos ecológicos identificados anteriormente e as características do meio (fatores físicos, bióticos e antrópicos);
- sistematizar as principais relações ecossistêmicas percebidas no filme, com indicação de aspectos essenciais à estruturação e funcionamento da cadeia de provisão de bens e serviços ambientais; FÓRUM DE DISCUSSÃO
- descrever individualmente as relações encontradas (por extenso, procurando empregar os conceitos trabalhados nas disciplinas temáticas anteriores, e utilizando diagramas relacionais, conforme exemplo apresentado) e alimentar o FÓRUM DE DISCUSSÃO
- (crédito-trabalho) ATUALIZAR O PORTFOLIO
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o exemplo abaixo reflete uma das possíveis interpretações das relações ecossistêmicas apresentadas no vídeo; a figura acessada ao clicar no link acima ilustra, a partir de outra situação, uma possível representação da cadeia trófica em um determinado ecossistema.
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- Consolidação do conceito de viabilidade ambiental
- Inserção da viabilidade no Quadro Conceitual
- Padrões de Qualidade (senso amplo – meio físico, biótico_APP_RL e antrópico_socio_cultural)
- a "expressão fundamental da viabilidade ambiental”
- Estabelecimento da linha de base ambiental
- vídeo Rockstrom e debate: conceitos-chave, fronteiras planetárias e padrões de qualidade ambiental ( )
- ATIVIDADE 2: análise preliminar de viabilidade ambiental (entrega 05/05 até 22h)
- (crédito-trabalho) DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE 2 + estudo do material teórico disponibilizado (Cap 4 - livro em elaboração); FÓRUM DE DISCUSSÃO
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Orientações para o desenvolvimento da atividade 2
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Fundamentos conceituais para a caracterização dos atributos dos impactos ambientais
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Estudos de alternativas locacionais – aptidão do meio para atividades
ATIVIDADE 2: análise preliminar de viabilidade ambiental (entrega 12/05 até 22h)- Identificação de potenciais impactos significativos: atributos de impacto
- Definição de indicadores de estado e de impacto
- Delimitação de áreas de influência
- Baseline (diagnóstico/ prognóstico)
- (crédito-trabalho) DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE 2
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Pessoal, podemos trocar algumas ideias a respeito da Atividade 2 para ajudar na elaboração por parte dos grupos, usando este fórum para esclarecimentos, dúvidas ou qq outro tipo de assunto que possa ser útil para os grupos.
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ACOMPANHAMENTO ATIVIDADE 2
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a tarefa ficará aberta até 22h do dia 07/05 (domingo)
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a entrega ficará aberta até as 14h do dia 06
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• debate - aspectos ambientais de interesse associados à implantação, operação e desativação de aterro sanitário
ATIVIDADE 3 – aplicação de métodos de avaliação de impacto (entrega 16/06 22h)• (crédito-trabalho) DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE 3
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• ATIVIDADE 3 – aplicação de métodos de avaliação de impacto (entrega 16/06)
• (crédito-trabalho) DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE 3
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• ATIVIDADE 3 – aplicação de métodos de avaliação de impacto (entrega 16/06)
• (crédito-trabalho) DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE 3
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ATIVIDADE 3 – acompanhamento
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ATIVIDADE 3 – finalização e entrega até 22h
INSERIR PORTFÓLIO NO MOODLE APÓS FINALIZAÇÃO ATIVIDADE 3
ATIVIDADE 4 – trabalho final (entrega 14/07)
(crédito-trabalho) PROPOSTA METODOLÓGICA P/ DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE 4
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tarefa aberta até 22h do dia 18/06 (domingo)
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Fórum para acompanhamento do desenvolvimento da atividade 4.
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exemplo típico de Plano de Trabalho 'preguiçoso' para elaboração de EIA/RIMA encaminhado à Cetesb em 2008... percebam que é praticamente genérico - 'vou fazer isso, vou fazer aquilo' - e sem relação explícita com os aspectos específicos do ambiente que se pretende afetar.
AVISO A QUEM TIVER TENDÊNCIA 'PREGUIÇOSA' - NÃO QUEREMOS FAZER DESSE JEITO...
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Diretrizes de conteúdo e metodológicas para elaboração de EIA/RIMA, editadas pela CETESB a partir de 2014... já é um avanço significativo em relação ao período 'preguiçoso' que enfrentávamos, mas ainda assim cabem aperfeiçoamentos.
De todo modo, pode ser utilizado como um excelente ponto de partida para a elaboração do escopo e do plano de trabalho relacionados à nossa Atividade 4. Os capítulos são direcionados a diferentes tipologias de atividade, o aterro sanitário é uma delas.
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Entregar a atividade 4, prazo até 14h do dia 15/07.
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