Programação
-
-
entrega até 02/04 22h
-
entrega até 23/04 22h
-
entrega até 14/05 22h
-
entrega até 04/06 22h
-
entregar até 02/07 (22h)
-
até as 22h do dia 11/07
-
Pessoal, segue a nuvem de palavras que sintetiza as entradas da nossa primeira enquete sobre 'sustentabilidade'.... eu gostaria que vcs procurassem elaborar um enunciado para o entendimento que é possível extrair, tentando preservar a hierarquia entre os termos/expressões.
-
- Apresentação do curso: objetivos; aspectos metodológicos - aulas dialogadas, abordagem dialética, avaliação, mapas conceituais; programa e plano de atividades
- Mobilização: sustentabilidade ambiental e a Engenharia Ambiental - PPP do curso
-
- descrição de objetivos de aprendizagem, fundamentos, metodologia etc,
- descrição de objetivos de aprendizagem, fundamentos, metodologia etc,
-
- estrutura proposta para a elaboração do portfolio individual
- estrutura proposta para a elaboração do portfolio individual
-
Projeto Político Pedagógico do curso
-
-
texto clássico de Garett Hardin (1968) que discorre sobre o problema fundamental da política e gestão ambiental, relacionado à internalização da racionalidade do uso dos recursos ambientais comuns, observando-se limites ecológicos e a resiliência dos sistemas ambientais.
-
texto em português
-
texto complementar
-
Espaço para compartilhar dúvidas, comentários, reflexões etc. a respeito da noção apresentada por Hardin e alternativas para o equacionamento de problemas que envolvem a tragédia dos comuns.
-
Questões-guia
(i) Como podemos relacionar o modo como o documentario retrata o destino dos rios urbanos em sp (e os efeitos associados/decorrentes) aos fundamentos elaborados por Hardin para a 'Tragédia dos Comuns'?
(ii) como corrigir tais distorções, no atual estado de coisas?
(iii) como romper com a lógica que conduz a essa situaçao, e evitar que se repita?
-
1 – Sintetize a maneira como Hardin apresenta a “Tragédia dos Comuns” quanto a suas origens e conformação, bem como quanto aos conflitos de interesses entre valores individuais e coletivos que lhes são associados.
2 – Segundo o autor, porque não haveria uma solução técnica para a tragédia dos comuns? Apresente os pontos centrais dos argumentos do autor em relação às perspectiva de condução de problemas de natureza similar
-
-
-
Fórum para discussão e problematização dos aspectos ambientais, sociais e econômicos retratados no filme.
Podemos assistir ao filme 'O pesadelo de Darwin' e refletir sobre a analogia com os argumentos da 'Tragédia dos Comuns' apresentados por Hardin.
(o link para o filme está no programa da disciplina)
-
-
-
Artigo de Sherry Arnstein (1968) discorrendo sobre o modo como o contexto influencia nas possibilidades de participação da sociedade em processos decisórios.
-
texto em português
-
excelente artigo que discorre sobre os princípios jurídicos da representatividade, paridade e democracia participativa
-
1) O artigo de Arnstein apresenta considerações importantes a respeito da relação
entre poder (e a sua divisão) e participação. Descreva, segundo a visão da autora,
como se dão tais relações entre poder e participação nos diferentes níveis de
participação mencionados. Se possível, exemplifique.
2) Os conselhos de meio ambiente são elementos bastante disseminados no modelo
de política ambiental adotado no Brasil, muitos deles possuindo caráter deliberativo
com composições paritárias (como os COMDEMAs, por exemplo). Levando-se em
conta os níveis extremos (máximo e mínimo) na escada de participação cidadã
descritos por Arnstein, discorra como se manifestariam no âmbito de um Conselho
Municipal de Meio Ambiente com as características mencionadas.
3) empregando os fundamentos apresentados por Arnstein, quais as possíveis conexões com a 'Tragédia dos Comuns' de Hardin? -
Espaço para compartilhar dúvidas, comentários, reflexões etc. a respeito da noção apresentada por Arnstein relacionada aos níveis de participação da sociedade em processos de tomada de decisão.
-
quais elementos retratados no filme podem ser associados à Tragédia dos Comuns (Hardin) e à Escada de Participação Social (Arnstein)?
-
-
-
após assistir ao video com a palestra proferida por Rockstrom (2010...), quais as possíveis conexões com o nosso percurso teórico até aqui?
-
-
leitura obrigatória para todos
-
diagnóstico atividade pesqueira - UHE Belo Monte
-
resultados biomonitoramento realizado pela Cetesb para a região de Cubatão (SP)
-
cenários de planejamento projetados pela SMA-SP, com proposição de políticas públicas
-
diretrizes para conservação da biodiversidade no estado de SP, um dos resultados do programa de pesquisa Biota/Fapesp
-
inventário de alterações do uso do solo no estado de SP, para fins de contabilização de emissões de CO2
-
relatório de qualidade do ar para o estado de SP (2012), elaborado pela Cetesb
-
Os grupos devem se organizar para distribuir os arquivos disponibilizados na área da aula
Tod@s devem trabalhar com o artigo 'A safe operating space...' (Rockstrom et al.) e com um dos outros 6 documentos disponibilizados (respectivamente, grupos 1 a 6).
Todos os documentos, a exemplo do artigo do Rockstrom, também apresentam informações e evidências sobre o Estado do Meio Ambiente, cada um com seu propósito e foco. De modo específico, o grupo deverá interpretar o artigo e o documento selecionado e procurar sistematizar (para cada um deles) as informações da seguinte forma:
1. tema/assunto abordado pelo documento
2. objetivos do documento
3. breve panorama sobre as conclusões - qual o estado/condição apresentado para o meio/componente ambiental? quais as principais atividades/ações responsáveis pelas condições ambientais apresentadas?
4. correlacionar as evidências (dados, informações, etc.) utilizadas ao longo do documento e as conclusões relacionadas ao estado do meio (em que medida as conclusões são baseadas em evidências?)
5. como as evidências foram produzidas?
6. é possível visualizar qual o cenário esperado para um horizonte de 20 anos, mantidas as condições atuais?
7. em que medida o estado do meio reportado pelo documento se relaciona com as 'fronteiras planetárias' descritas no artigo de Rockstrom et al ('A safe operating space...')?
os grupos devem preparar as respostas a estas 7 questões, preferencialmente valendo-se de ilustrações retiradas do próprio documento, para serem apresentadas na aula do dia 09/05 e entregues ao final do dia para avaliação.
cada grupo terá 15 minutos para apresentar, além de oferecer à sala duas questões para o debate elaboradas a partir do documento analisado. estas questões devem ser postadas previamente no fórum para podermos manter o debate ao longo das semanas seguintes.
é importante ser bastante objetivo nessa apresentação, ok? vamos ter que ser bastante rigorosos no controle do tempo (15 minutos x 6 grupos = 90 minutos...) para garantir tempo para os debates.
qq dúvida estou às ordens,
abraços!
-
Os grupos devem inserir 2 questões para o debate, referentes ao documento que trabalhou.
(o foco das discussões será 'a importância da tomada de decisões baseadas em evidências', e qq questão referente a este tema será muito bem-vinda... inclusive, e mais desafiador, questões que possam colocar à mesa os elementos relacionados à tragédia dos comuns, participação da sociedade, limites planetários e sustentabilidade).
-
-
-
esse tópico ficará aberto por 2 semanas a partir da realização da atividade programada.
tem por objetivo permitir a continuidade do debate, e eventualmente a apresentação de questões para esclarecimentos a respeito dos textos distribuídos ou até mesmo novas questões a serem consideradas.
a atividade será considerada completada quando cada um enviar ao menos 3 respostas e 3 réplicas a discussões.
-
-
-
esse fórum pode ser muito útil para facilitar o desenvolvimento dos trabalhos, recomendo que tentem usar com bastante intensidade....
-
encaminhar por e-mail os links para os videos para assistirmos durante a aula, e entregar o documento escrito até as 22h do dia 26/06
-
até as 22h do dia 27/06
-
-
-
-
-