Programação

  • Hidrologia e Ciclo Hidrológico

  • Tópico 2

    TP2 - Enunciado TP2, QGIS: 2.1 Ciclo Hidrológico 2.2 Bacia hidrográfica: definições, aplicações, importância e delimitação 2.3 Caracterização Física de Bacias Hidrográficas 2.4 Balanço Hídrico - Equação Fundamental 2.5 Uso de ferramentas computacionais Selecionar 5 bacias afluentes a reservatórios do SNISB/ANA ( https://www.snisb.gov.br/) e conforme banco de dados de bacias (PNSH/ANASB, CAMELS’BR, CABra e CLIMBra), responder na forma de Seminário Audiovisual/Formato Pechakucha as seguintes questoes: 


    Questão 1. Para uma bacia hidrográfica de área total (Abacia) extraídas de bancos de dados abertos sob condições de equilíbrio, relembrar o balanço hídrico estacionário com componentes de médias anuais das variáveis: Precipitação (P), Evapotranspiração (ETR) e Escoamento Total (Q). Supor que você é fiscal para verificar como a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei Fed. 9433/1997) teria adaptações, conforme mudanças de ocupação, de uso de solo e mudanças do clima (Lei Fed. 12189/2009). Verificar as variantes (Cenários) deste balanço com: (1.a) construção de reservatório superficial de área hidráulica Alago e com taxa de Evaporação Líquida (Ev), (1.b) idem "a", mais a retirada de água do lago para atender demanda de consumo doméstico (CDomestico); observação CDomestico inclui a demanda de água urbana para consumo doméstico, comércios, e serviços urbanos; não inclui indústrias; (1.c) idem "b", com manutenção de escoamento remanescente igual à vazão ecológica (QEcologica) igual a uma porcentagem de Q; (1.d) quando houver Área de Preservação Permanente (APP) com taxa de evapotranspiração de floresta nativa (ETR), não houver lago (Ev=0), não houver demanda doméstica (CDomestico=0) e o restante da área da bacia (Abacia - APP) está distribuído em três usos e coberturas, com áreas e taxas diferentes de evapotranspiração: agrícola mista (Aagricola com ETRagricola), reflorestamento comercial (Areflorestamento com ETRreflorestamento) e área urbana (AUrbana com ETRurbana = 0); (1.e) propor valores numéricos a este exemplo e suas variantes a partir de uma realidade que você escolher. Escrever bem os critérios, suposições, memorial de cálculo e fontes de informações. 

    Questão 2. Propor balanço estacionário (idem questão 1), porém com variantes das componentes P ± ∆P, ETR ± ∆ETR, e Q ± ∆Q, sendo "D" as diferenças de cada componente esperadas para mudanças climáticas previstas para cenários futuros. Repita a abordagem destas equações para as variantes "a", "b", "c", e "d" da questão 1. Justifique seus critérios. Dê valores numéricos a este exemplo e suas variantes a partir de uma realidade que você escolher. Escreva bem os critérios, suposições e as fontes de onde retirou as informações.

    Questão 3. Para as variantes 1.b e 2.b, re-apresentar a equações respectivas para mudanças do consumo doméstico devido a impactos de COVID-19, isto é CDomestico ± ∆CDomestico. Justifique estes aumentos em virtude de medidas de isolamento social que impactam em: maior permanência de famílias dentro de casa, maior frequencia de serviços de limpeza e desinfecção de áreas públicas, frequencia maior de lavagem de mãos para proteção individual. 

    Questão 4. Para a questão 3, sugerir exemplos, com magnitudes adaptadas da sua realidade mais próxima (sua cidade, ou local onde está realizando sua quarentena ou distanciamento social durante a declaração de emergência sanitária por impactos de COVID-19). 

    Questão 5. Ídem questão 3, de COVID19, mais um cenário de mudanças climáticas; isto é  com diminuição de precipitação média anual (P-∆P) e aumento da evapotranspiração total (ETR-∆ETR). Quais cenários para o escoamento sob estas mudanças (Q ± ∆Q)?. Supor que a emergência de COVID19 trará um nova adaptação de costumes da sociedade e que se repetem, em média, ao longo do ano inteiro. Apoio: Lei 12.187  e novo marco de saneamento, Lei 14.026.

    Questão 6. Para a questão 5, sugerir exemplos, com magnitudes adaptadas da sua realidade (sua cidade onde atualmente reside sob distanciamento social e emergência sanitária). 

    Questão 7. Segundo IBGE (2019), Defesa Civil Nacional e CEMADEN (www.cemaden.gov.br), Brasil tem > 40.000 áreas de risco sócio-ambiental e econômico, onde aprox. se concentra um terço da população mais pobre e vulnerável do pais (e onde se fundamenta a Lei Federal 12.608/2012). Grande parte destas áreas carece de saneamento básico (Leis 11.445/07 e 14.026/20), com problemas de acesso universal a água potável, esgoto domiciliar, coleta e retirada apropriada de lixo doméstico, e falta de obras de drenagem sustentável. Para estes casos, verificar: (a) como a questão 3 pode ser contextualizada e equacionada, (b) como a questão 5 pode ser contextualizada e equacionada, (c) para ambos casos, questão 3 e 5, sugira exemplos, com magnitudes adaptadas da sua realidade mais próxima (sua cidade, ou local onde está realizando sua quarentena ou distanciamento social durante a declaração de emergência sanitária).


  • Água Atmosférica e Balanço Hídrico

  • Hidrologia Estatística

  • TP3-UNESCO-IHP IX Phase + CONFEA/CREA + DCN-Engenharias + HELPING/IAHS

    Prezados Alunos da SHS411/2023

    Seguem documentos anexos de: 

    1. TP3, 

    2. Exercícios de pluviometria, 

    3. Mapa de isolinhas de topografia (curvas de níveis) para delimitação de bacia hidrográfica. 

    Havendo dúvidas e/ou comentários, procure engenheiros (júnior ) e sênior. 

    Att., 

    Professor.

  • Precipitação - Estatística - Gestão de Incertezas

  • Desafio - Exemplo de Seguros

  • Trabalho Prático 4 - TP4

  • Tópico 9

  • Tópico 10