Simulador de Redes

Para a terceira entrega, será utilizado o software GNS3, que é uma boa ferramenta para fazer simulações virtuais de diferentes arranjos de redes de computadores.

Preparação: Instalação do GNS3 GUI

O GNS3 é um software virtualizador de ambientes de redes. Desta forma, ele pode ser utilizado para projetar uma arquitetura de redes e realizar testes antes de implementá-las.

Siga as instruções em https://www.gns3.com/software/download para instalar o GNS3 GUI em Windows, Linux ou Mac. Uma vez instalado com as configurações padrões, inicie o programa para verificar que o processo foi bem sucedido.

GNS3 Virtual Machine

Para utilizar o GNS3 em toda sua capacidade, é necessário instalar a máquina virtual do GNS3. Dentro desta máquina serão executadas todas as máquinas simuladas.

Para tal, faça o download do VirtualBox em https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads e a respectiva imagem da máquina virtual do GNS3 em https://www.gns3.com/software/download-vm. Primeiro, instale o VirtualBox e descompacte o arquivo da máquina virtual para o GNS3 (GNS3 VM). Depois, no VirtualBox, clique em "File" → "Import Appliance" e escolha o arquivo GNS3 VM.ova. Para testar, execute a nova máquina, que deve exibir a seguinte tela (note que "KVM support available" deve estar como True)

Tela do GNS3 VM

⚠️ Se o suporte KVM não estiver habilitado, verifique no VirtualBox dentro das definições da máquina virtual GNS3 VM a opção "Enable Nested VT-x/AMD-V" na parte Sistema -> Processador. Caso esteja acinzentada, você precisar habilitar usando através de linha de comando. Para tal, abra o Powershell e execute VBoxManage modifyvm VirtualMachineName --nested-hw-virt on, substitua "VirtualMachineName" pelo nome da sua máquina virtual (GNS3 VM). Infelizmente, se não for possível usar o VirtualBox e o Hyper-V ao mesmo tempo. Caso apareça o erro "Cannot enable nested vt-x/amd-v without nested-paging...", você precisa desligar o Hyper-V, pelo menos temporariamente. Para tal, abra o Powershell em modo de administrador e execute bcdedit /set hypervisorlaunchtype off. Para ligar novamente, execute bcdedit /set hypervisorlaunchtype auto.

Uma vez instalado o GNS3 e o GNS3 VM, é necessário configurar a máquina virtual como servidor. Abra o GNS3 e vá em "Edit" → "Preferences". Escolha GNS3 VM; selecione "Enable the GNS3 VM" e escolha "GNS3 VM" como "VM name"

Configuração para a GNS3 VM

⚠️ Caso a opção GNS3 VM não apareça em VM name, adicione o local onde se encontra o executável do VirtualBox no menu VirtualBox em Preferences.

Para confirmar que o servidor foi corretamente configurado; veja se, na parte inferior direita da interface do GNS3, existe um círculo verde ao lado de GNS3 VM.

ℹ️ Em https://docs.gns3.com/docs/getting-started/setup-wizard-gns3-vm existe um tutorial de instalação do servidor para o VMware Workstation Pro, que é um software de com licença paga. A versão gratuita é o VMware Workstation Player, e neste mesmo local se encontra uma instrução de como configurá-lo. A configuração para o VirtualBox é análoga ao do VMware.