Não podemos confundir humor com preconceito. Quando uma piada é considerada uma brincadeira pelo grupo que a afeta diretamente, não há problema. Mas caso seja considerada por esse grupo como agressiva, a piada passa a ser ofensa e não deve ser mais repetida. Quem escolhe até onde vai o humor é quem está sendo o alvo da piada e isso precisa ser respeitado. 

Alguém sem deficiência pode considerar uma suposta brincadeira sobre acessibilidade engraçada, mas que para uma pessoa com deficiência é extremamente dolorosa. Nesse caso, a brincadeira deixa de ser brincadeira e passa a ser um preconceito, uma ofensa, especialmente após ter sido verbalizada pela pessoa que não se sentia bem com a piada - que virou desrespeito. 

O comediante e apresentador Danilo Gentili, por exemplo,  publicou, em uma rede social, uma foto em que a atriz e modelo Bruna Marquezine aparece bastante magra. No Twitter, fez o comentário:
“Parece que ela trocou um craque pelo outro”, em referência ao seu ex-namorado Neymar e “justificando” o peso de Bruna pelo consumo de drogas. Conhecido por seus comentários de cunho ofensivo, Danilo recebeu uma resposta da atriz: “Só vou postar foto agora segurando meu exame de sangue pra ver se param de se ‘preocupar’ tanto assim com a minha saúde…”, disse.

Fonte: Hypeness, em fev. de 2020


Última atualização: segunda-feira, 11 jul. 2022, 20:57