Tri actuellement Par date de modification ascendant Trier chronologiquement: Par date de modification modifier à descendant | Par date de création

Milena Takamiya Sugahara

AVA

par Milena Takamiya Sugahara, samedi 19 avril 2014, 20:32
 

Ambientes virtuais de aprendizagem

 

Fernanda Bergamini

PBL

par Fernanda Bergamini, mardi 22 avril 2014, 08:32
 

Problem Based Learning (Aprendizado Baseado em Problemas)

Faz uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso.

Fonte (consultada em 22/04/2014): http://www.unifesp.br/centros/cedess/pbl/ 

 

Nayara Ragi Baldoni

Construtivismo

par Nayara Ragi Baldoni, mardi 22 avril 2014, 17:15
 

Inspirado nas ideias do suíço Jean Piaget (1896- 1980), o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

Fonte: http://www.pedagogia.com.br/conteudos/construtivista.php. (Acesso em 22/04/2014)

 

Simone Márcia da Silva

WebQuest

par Simone Márcia da Silva, mardi 22 avril 2014, 17:18
 

O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A WebQuest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet.

Bernie Dodge define a WebQuest em:
Curta: Leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e seu objetivo é a integração do conhecimento.
Longa: Leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos em sala de aula e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.

 

Fonte: http://webeduc.mec.gov.br/webquest/ (Acesso em: 22/04/2014)

 

DR

EAD

par Débora Ribeiro Campos, mardi 22 avril 2014, 20:21
 

"EaD é a sigla para  Educação a Distância. É uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes."

 

Daniele Wolf

E-learning

par Daniele Wolf, mardi 22 avril 2014, 23:25
 

E-learning é uma modalidade de ensino a distância que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculado através da internet.

Fonte: http://www.prof2000.pt/users/acr/materiais/ead/elearn2.htm (Acesso em 22/04/2014)

 

Martina Estevam Brom Vieira

Webminar

par Martina Estevam Brom Vieira, mercredi 23 avril 2014, 09:33
 

Combinação das palavras Web da Internet e o “inar” vem de semimar em inglês, ou seminários. Webinar é Seminário on line; Seminário na rede/web;

 

Roberta  Fernanda da Silva

Feedback

par Roberta Fernanda da Silva, mercredi 23 avril 2014, 09:47
 

 Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. No meu entender, é quando você propõe um assunto e, após analise, alguém lhe da um retorno sobre aquilo, que pode ser positivo ou negativo.

 

Angela Achcar

MOODLE

par Angela Achcar, mercredi 23 avril 2014, 14:51
 

MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual (ver ambiente virtual de aprendizagem). A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através daInternet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países.

 

LF

Tutor

par Laí­s Fumincelli, mercredi 23 avril 2014, 22:51
 

O tutor originou-se no século XV na universidade, por meio de orientação religiosa aos estudantes, a fim de propagar a fé e a conduta moral. Já no século XX, o tutor apresenta-se como orientador e acompanhante dos trabalhos acadêmicos, de semelhante maneira está atualmente nos cursos de educação à distância (EaD). Tutor é conceituado como guia, protetor ou defensor. No aspecto institucional em EaD, este apresenta três dimensões de análise: tempo, oportunidade e risco. O tutor em EaD exerce funções essenciais, ou seja, a informativa, pelo esclarecimento das dúvidas surgidas pelos alunos; e a  orientadora, que auxilia as dificuldades e a promoção do estudo e a aprendizagem autônoma.  O tutor se comunica com os alunos através de encontros programados durante o curso a EaD.

(Machado LD , Machado EC. O PAPEL DA TUTORIA EM AMBIENTES DE EAD. Abril/2004. Tema: Formação de Profissionais para Educação a Distância. Categoria: Educação Universitária. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-tc-a2.htm. Acessado em 23/04/2014).