Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

A

Milena Takamiya Sugahara

AVA

por Milena Takamiya Sugahara - sábado, 19 abr. 2014, 20:32
 

Ambientes virtuais de aprendizagem

 

C

Nayara Ragi Baldoni

Construtivismo

por Nayara Ragi Baldoni - terça-feira, 22 abr. 2014, 17:15
 

Inspirado nas ideias do suíço Jean Piaget (1896- 1980), o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

Fonte: http://www.pedagogia.com.br/conteudos/construtivista.php. (Acesso em 22/04/2014)

 

E

Daniele Wolf

E-learning

por Daniele Wolf - terça-feira, 22 abr. 2014, 23:25
 

E-learning é uma modalidade de ensino a distância que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculado através da internet.

Fonte: http://www.prof2000.pt/users/acr/materiais/ead/elearn2.htm (Acesso em 22/04/2014)

 

DR

EAD

por Débora Ribeiro Campos - terça-feira, 22 abr. 2014, 20:21
 

"EaD é a sigla para  Educação a Distância. É uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes."

 

F

Roberta  Fernanda da Silva

Feedback

por Roberta Fernanda da Silva - quarta-feira, 23 abr. 2014, 09:47
 

 Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. No meu entender, é quando você propõe um assunto e, após analise, alguém lhe da um retorno sobre aquilo, que pode ser positivo ou negativo.

 

M

Angela Achcar

MOODLE

por Angela Achcar - quarta-feira, 23 abr. 2014, 14:51
 

MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual (ver ambiente virtual de aprendizagem). A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através daInternet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos "on-line", páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países.

 

P

Fernanda Bergamini

PBL

por Fernanda Bergamini - terça-feira, 22 abr. 2014, 08:32
 

Problem Based Learning (Aprendizado Baseado em Problemas)

Faz uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso.

Fonte (consultada em 22/04/2014): http://www.unifesp.br/centros/cedess/pbl/ 

 

T

LF

Tutor

por Laí­s Fumincelli - quarta-feira, 23 abr. 2014, 22:51
 

O tutor originou-se no século XV na universidade, por meio de orientação religiosa aos estudantes, a fim de propagar a fé e a conduta moral. Já no século XX, o tutor apresenta-se como orientador e acompanhante dos trabalhos acadêmicos, de semelhante maneira está atualmente nos cursos de educação à distância (EaD). Tutor é conceituado como guia, protetor ou defensor. No aspecto institucional em EaD, este apresenta três dimensões de análise: tempo, oportunidade e risco. O tutor em EaD exerce funções essenciais, ou seja, a informativa, pelo esclarecimento das dúvidas surgidas pelos alunos; e a  orientadora, que auxilia as dificuldades e a promoção do estudo e a aprendizagem autônoma.  O tutor se comunica com os alunos através de encontros programados durante o curso a EaD.

(Machado LD , Machado EC. O PAPEL DA TUTORIA EM AMBIENTES DE EAD. Abril/2004. Tema: Formação de Profissionais para Educação a Distância. Categoria: Educação Universitária. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-tc-a2.htm. Acessado em 23/04/2014).

 

W

Martina Estevam Brom Vieira

Webminar

por Martina Estevam Brom Vieira - quarta-feira, 23 abr. 2014, 09:33
 

Combinação das palavras Web da Internet e o “inar” vem de semimar em inglês, ou seminários. Webinar é Seminário on line; Seminário na rede/web;

 

Simone Márcia da Silva

WebQuest

por Simone Márcia da Silva - terça-feira, 22 abr. 2014, 17:18
 

O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A WebQuest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet.

Bernie Dodge define a WebQuest em:
Curta: Leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e seu objetivo é a integração do conhecimento.
Longa: Leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos em sala de aula e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.

 

Fonte: http://webeduc.mec.gov.br/webquest/ (Acesso em: 22/04/2014)