Clínica Médica
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1. OBJETIVOS: 1.1 Sensibilização crítica dos participantes para a importância da inovação no contexto científico, acadêmico e empresarial 1.2 Análise crítica sobre o processo de inovação tecnológica em empresas, a implantação da função tecnológica e sua relação com as demais áreas: marketing, RH, finanças e produção. 1.3 Discutir o conceito de propriedade intelectual, bem como o processo de patenteamento no país e metodologia pertinente. 1.4 Discutir o empreendedorismo e a sua relevância para o desenvolvimento tecnológico e econômico no país. 1.5 Apresentar as políticas públicas focadas na inovação e as linhas de fomento destinadas a estes própositos. Avanços atuais.
1 – Definir conceitos básicos de inferência estatística 2 – Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise univariada envolvendo variáveis categóricas 3 – Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise univariada envolvendo variáveis contínuas 4 – Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise univariada envolvendo variáveis contínuas e categóricas
1 – Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise multivariada envolvendo desfechos contínuos 2 – Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise multivariada envolvendo desfechos categóricos 3 – Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise multivariada envolvendo variáveis tempo para evento.
1. Elaborar perguntas (objetivos) para projetos de pesquisa. 2. Compreender os princípios de pesquisa bibliográfica e utilizar sistemas de busca publicamente disponíveis para recuperar informações. 3. Identificar o desenho metodológico dos diversos estudos clínicos. 4. Compreender as vantagens e limitações dos diversos desenhos metodológicos disponíveis. 5. Compreender os princípios de análise estatística mais comumente utilizados para estudos clínicos, favorecendo a escolha dos recursos necessários no planejamento dos projetos de pesquisa. 6. Analisar criticamente os estudos recuperados pela busca bibliográfica utilizando o conhecimento do desenho dos estudos e das técnicas de análise mais frequentemente utilizadas para fundamentar as perguntas elaboradas. 7. Identificar os cuidados metodológicos que serão necessários na condução dos projetos de acordo com seus objetivos. 8. Compreender os princípios de desenvolvimento de instrumentos de pesquisa clínica. 9. Compreender os princípios de gerenciamento de dados coletados em estudos clínicos. 10. Desenvolver planilha de custos e desembolso de estudos clínicos.

1-Atualização em aspectos avançados de investigação científica nas várias subáreas da Imunologia Clínica 2-Discussão de projetos de pesquisa a serem iniciados, em andamento ou já concluídos, envolvendo investigação clínica ou experimental de doenças causadas por mecanismos imunológicos

Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante esteja capacitado a: 1) Compreender as várias formas de desenvolvimento do processo ensino-aprendizado nas profissões da saúde; 2) Enumerar os métodos mais usuais de ensino clínico, em ambientes concomitantes de assistência à saúde, em unidades próximas à comunidade ou de nível mais especializado; 3) Compreender os princípios básicos e as técnicas mais usuais para o emprego de simulações nas várias atividades formativas dos programas educacionais na área da saúde; 4) Compreender os princípios básicos e as técnicas mais usuais para o emprego de recursos de tecnologia de informação e comunicação e de ensino à distância nos programas educacionais na área da saúde; 5) Compreender as variáveis envolvidas no desenvolvimento psicossocial do adolescente e do adulto jovem, de modo a prover apoio ao estudante; 6) Enumerar as etapas da formação básica do professor e compreender as estratégias para o contínuo desenvolvimento do docente da área da saúde; 7) Compreender a importância de atribuição de mérito acadêmico às atividades educacionais e enumerar os principais meios de valorização da carreira na docência.

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