Banco de Conceitos
Este Banco de Conceitos é um tipo de glossário que tem como finalidade organizar os conceitos fundamentais estudados nas leituras realizadas neste curso. Os conceitos deste glossário formam o material teórico básico desta disciplina. Cada aluno deve colaborar com ao menos três conceitos no decorrer do curso, vindos do seminário próprio ou de outras leituras. Procure elaborar o conceito de forma a tornar possível a apreensão da informação por quem vai ler e aprender com sua pesquisa. Não esqueça de colocar suas próprias reflexões. É importante ficar claro o que é seu e o que foi colhido de outros autores. Para isso é fundamental incluir a procedência da informação, autor, artigo ou livro, local e data da publicação e se possível número das páginas.
. O objetivo é estimular a fixação de conceitos fundamentais para a reflexão sobre comunicação interativa e a dinâmica da criação em meio eletrônico-digital. Neste sentido, além da inclusão dos conceitos, solicitaremos a interação entre os alunos, através de comentários nos ¨verbetes¨ e o inter-relacionamento entre conceitos. O próprio Banco de Conceitos marcará automáticamente links entre os ¨verbetes¨ e itens do cursos.A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
Critério de ordenação atual: Sobrenome crescente Ordenar por: Sobrenome | Nome
Falsificação | ||||
---|---|---|---|---|
Se refere à cópia não autorizada, sendo vendida como produto legítimo.
| ||||
Pirataria | ||||
---|---|---|---|---|
Produto semelhante ao original sem ter a devida autorização legal e necessária de seu autor, criador ou inventor.
| ||||
Tecnologia peer-to-peer | ||||
---|---|---|---|---|
É a forma de distribuição de conteúdo na Internet, que tem como base a troca, ou ainda, o compartilhamento de arquivos entre as pessoas, sem que haja uma empresa ou entidade centralizadora para o fornecimento desse conteúdo, que ocorre, portanto, de forma descentralizada.
| ||||
A biblioteca de Babel (Borges) | ||||
---|---|---|---|---|
A biblioteca de Babel (Borges) é um conto escrito pelo autor e bibliotecário argentino Jorge Luis Borges (1899–1986), que aborda o universo com sendo uma vasta biblioteca.
| ||||
ACA | ||||
---|---|---|---|---|
Agentes de Comunicação Artificial
| ||||
Comunidade Virtual | ||||
---|---|---|---|---|
As comunidades virtuais são | ||||
Inteligência Artificial | ||||
---|---|---|---|---|
Inteligência Artificial | ||||
Alegoria | ||||
---|---|---|---|---|
“... tendemos na interpretação das dificuldades do texto, a reduzir o problema da
intenção ao do estilo. Ora, essa confusão não é o que chamamos tradicionalmente de
alegoria?
A interpretação alegórica procura compreender a intenção oculta de um texto pelo
deciframento de suas figuras. ...
A alegoria inventa um outro sentido, cosmológico, psicomântico, aceitável sob a letra
do texto: ela sobrepõe uma distinção estilística a uma distinção jurídica. Trata-se de
um modelo exegético que serve para atualizar um texto do qual estamos distanciados
pelo tempo ou pelos costumes (de qualquer forma, pela cultura).”
Compagnon. Antoine. O demónio da teoria. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. | ||||
Hermenêutica | ||||
---|---|---|---|---|
“A hermenêutica, isto é, a arte de interpretar os textos, antiga disciplina auxiliar da
teologia,aplicada então aos textos sagrados, tornou-se ...
A ciência da interpretação de todos os textos e o próprio fundamento da filologia e dos
estudos literários.”
“... como finalidade da hermenêutica, restabelecer a significação primeira de uma
obra, uma vez que a literatura, como a arte em geral, está alienada de seu mundo de
origem...”
Compagnon. Antoine. O demónio da teoria. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. | ||||
Hipertexto | ||||
---|---|---|---|---|
"Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta." | ||||
Multimídia | ||||
---|---|---|---|---|
Combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de mídia dinâmica (vídeo, áudio, animação).
O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos.
Chapman & Chapman 2000 e Fluckiger 1995 | ||||
Dessubjetivação | ||||
---|---|---|---|---|
Processo de negação do elemento subjetivo no processo de trabalho, diferente do processo de sua subordinação ao elemento objetivo contida no conceito de objetivação. | ||||
Estratégia de Comunicação Digital | ||||
---|---|---|---|---|
Processo que se inicia pela compreensão de suas duas variáveis determinantes – estratégia e ambiente digital -, e por um delineamento claro do ambiente da empresa em seu espectro de atuação. | ||||
Marco Civil | ||||
---|---|---|---|---|
Apresentado como a "Constituição da Internet" estabelece, em linhas gerais, princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil, como neutralidade da rede, privacidade e responsabilidade por conteúdo. | ||||
Second Screen | ||||
---|---|---|---|---|
Refere-se ao fenômeno de destaque que a internet trouxe. A utilização de outras plataformas como fonte de conhecimento e interação transformaram os smartphones em uma segunda tela. Interessante notar que a primeira tela, a televisão, vem sendo cada vez menos utilizada entre os consumidores, o que justifica o avanço da segunda tela. | ||||
Social CRM | ||||
---|---|---|---|---|
Uma filosofia e uma estratégia de negócio, apoiada por uma plataforma tecnológica, regras de negócio, workflow, processos e características sociais, projetados para envolver os clientes em uma conversa colaborativo, a fim de fornecer valor mutuamente benéfico em um ambiente de negócios confiável e transparente. É uma resposta da empresa a titularidade da conversa do cliente. | ||||
BMBruno M. Arashiro |
---|
BM | Ciberespaço | |||
---|---|---|---|---|
É um espaço existente no mundo de comunicação | ||||
BM | SEO (Search Engine Optimization) | ||||
---|---|---|---|---|---|
Search Engine Optimization é a otimização do site, que fará com que seu site fique bem posicionado na busca do Google, seguindo algumas diretrizes do algoritmo do robô (crawler) do Google. | |||||
BM | TIC | |||
---|---|---|---|---|
Correspondem a todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos dos seres | ||||