Banco de Conceitos
Este Banco de Conceitos é um tipo de glossário que tem como finalidade organizar os conceitos fundamentais estudados nas leituras realizadas neste curso. Os conceitos deste glossário formam o material teórico básico desta disciplina. Cada aluno deve colaborar com ao menos três conceitos no decorrer do curso, vindos do seminário próprio ou de outras leituras. Procure elaborar o conceito de forma a tornar possível a apreensão da informação por quem vai ler e aprender com sua pesquisa. Não esqueça de colocar suas próprias reflexões. É importante ficar claro o que é seu e o que foi colhido de outros autores. Para isso é fundamental incluir a procedência da informação, autor, artigo ou livro, local e data da publicação e se possível número das páginas.
. O objetivo é estimular a fixação de conceitos fundamentais para a reflexão sobre comunicação interativa e a dinâmica da criação em meio eletrônico-digital. Neste sentido, além da inclusão dos conceitos, solicitaremos a interação entre os alunos, através de comentários nos ¨verbetes¨ e o inter-relacionamento entre conceitos. O próprio Banco de Conceitos marcará automáticamente links entre os ¨verbetes¨ e itens do cursos.Special | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | ALL
A |
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ACA | ||||
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Agentes de Comunicação Artificial
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Actantes | ||||
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Aqueles que exercem influência sobre um determinado tema, podendo ser humanos ou não humanos. | ||||
Alegoria | ||||
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“... tendemos na interpretação das dificuldades do texto, a reduzir o problema da
intenção ao do estilo. Ora, essa confusão não é o que chamamos tradicionalmente de
alegoria?
A interpretação alegórica procura compreender a intenção oculta de um texto pelo
deciframento de suas figuras. ...
A alegoria inventa um outro sentido, cosmológico, psicomântico, aceitável sob a letra
do texto: ela sobrepõe uma distinção estilística a uma distinção jurídica. Trata-se de
um modelo exegético que serve para atualizar um texto do qual estamos distanciados
pelo tempo ou pelos costumes (de qualquer forma, pela cultura).”
Compagnon. Antoine. O demónio da teoria. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. | ||||
Arte Combinatória | ||||
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Processo em que a narrativa é compreendida como sendo, desde suas origens tribais, a exploração e estruturas fixas em número finito, suscetíveis de se combinar de uma maneira infinita. "uma obstinada série de tentativas de colocar uma palavra atrás da outra, conforme determinadas regras definidas ou, com maior frequência, regras não definidas nem passíveis de ser definidas mas que podiam ser extrapoladas de uma série de exemplos ou protocolos ou regras que inventamos especificamente, isto é, derivamos de outras regras que outros seguem." (CALVINO, I. Cibernética e Fantasmas: notas sobre a narrativa como processo combinatório"). Disponível em: . Acesso em: 30 mar. 2013. | ||||
B |
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FY | Biopolítica | |||
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Foucault analisou as tecnologias de poder baseadas na disciplina que
visavam ao adestramento do corpo individual. Na segunda metade do
século XVIII, emergiu uma tecnologia que atuava sobre a população,
nos “seres viventes” e não simplesmente no corpo do indivíduo, mas na
espécie. Foucault denominou essa tecnologia de biopolítica . A
vigilância, típica das sociedades disciplinares, acompanha os mecanismos de
adestramento dos corpos, os exames individuais e os exercícios repetitivos.
Já a biopolítica lidava “com a população como problema político, como
problema a um só tempo científico e político, como problema biológico e
como problema de poder” | ||||
C |
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Caixa-preta | ||||
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Enunciado estável, o real. | ||||
Cartografia das Controvérsias | ||||
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Conjunto de técnicas para explorar e visualizar polêmicas. É um método de pesquisa, que serve para mapear processos que estão em teritorialização e desterritorialização. | ||||
BM | Ciberespaço | |||
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É um espaço existente no mundo de comunicação | ||||
Cibernética | ||||
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"A ciência do controle e da comunicação, no animal e na máquina" (1965. WIENER, N. Cybernetics: or Control and Communication in the Animal and the Machine, 1965). "Um campo mais vasto que inclui não apenas o estudo da linguagem mas também o estudo das mensagens como meios de dirigir a maquinaria e a sociedade, o desenvolvimento de máquinas computadoras e outros autômatos [...], certas reflexões acerca da psicologia e do sistema nervoso, e uma nova teoria conjetural do método científico." (Wiener, Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos, 1984). | ||||
Colaborar | |||||
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Do latim collaboro, are, (trabalhar com)
Trabalhar com um ou muitas pessoas numa obra, e particulamente numa obra de literatura ou ciência. | |||||
Colaborautor (Colaborador) | |||||
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Em textos eletrônicos-digitais, colaborador ou colaborautor pode ser um usuário que contribui em uma obra, principalmente em sua composição. | |||||
Comunidade Virtual | ||||
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As comunidades virtuais são | ||||
Controvérsias | ||||
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São situações nas quais os atores discordam, ou concordam na discordância. As controvérsias existem quando a caixa preta é aberta e ações se desestabilizam. | ||||
Crowdsourcing | ||||
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(crowd: multidão, source: fonte): "O termo foi utilizado pela primeira vez em 2006 em um artigo do jornalista e escritor estadunidense Jeff Howe para a revista Wired. Neste texto, Howe relata um case que demonstra com clareza as possíveis e grandes mudanças mercadológicas que ocorrem quando se utiliza o ambiente colaborativo da rede para buscar uma solução prática – e mais barata – para um problema. Na situação, uma pessoa necessitava de uma fotografia para aplicá-la em um material gráfico, mas possuía, como em grande parte dos casos, verba restrita para contratar um fotógrafo profissional. Através de um espaço colaborativo chamado iStockPhoto, a pessoa fez o pedido da foto e encontrou várias opções de trabalhos realizados por usuários que não eram necessariamente fotógrafos profissionais, mas que o preço e a qualidade do serviço atendiam perfeitamente às necessidades momentâneas." (ANGELI, R. Breve definição de Crowdsourcing, 2011. Disponível em: . | ||||
D |
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Dessubjetivação | ||||
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Processo de negação do elemento subjetivo no processo de trabalho, diferente do processo de sua subordinação ao elemento objetivo contida no conceito de objetivação. | ||||
Direito Autoral | ||||
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A Lei nº 9.610, de 19.2.1998 (“Lei 9.610/98”), em seu artigo 1º, define os direitos autorais como “os direitos de autor e os que lhe são conexos”(...) por essa razão, a expressão direitos autorais é mais abrangente do que direito de autor, pois engloba o direito de autor e os direitos conexos (Carboni).
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E |
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Estratégia de Comunicação Digital | ||||
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Processo que se inicia pela compreensão de suas duas variáveis determinantes – estratégia e ambiente digital -, e por um delineamento claro do ambiente da empresa em seu espectro de atuação. | ||||
F |
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Falsificação | ||||
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Se refere à cópia não autorizada, sendo vendida como produto legítimo.
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H |
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FY | Hacker | ||||
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Em informática, hacker é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores. Graças a esses conhecimentos, um hacker frequentemente consegue obter soluções e efeitos extraordinários, que extrapolam os limites do funcionamento "normal" dos sistemas como previstos pelos seus criadores; incluindo, por exemplo, contornar as barreiras que supostamente deveriam impedir o controle de certos sistemas e acesso a certos dados.3
Muitos hackers compartilham informações e colaboram em projetos comuns, incluindo congressos, ativismo e criação de software livre, constituindo uma comunidade hacker com cultura, ideologia e motivações específicas. Outros trabalham para empresas ou agências governamentais, ou por conta própria.
**Minha colaboração: É importante lembrar que muitas vezes tendemos a ter uma imagem pejorativa da palavra hacker.
Exemplo de bom uso do hacktivismo: Em 1997, o grupo Eletronic Disturbance Theater se destacou mundialmente por seus ataques a instituições associadas ao governo do México, que oprimia os povos indígenas .A internet teve papel essencial na disseminação internacional dos acontecimentos no México. | |||||