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M

Mercadoria

“Se antes, para produzir uma mercadoria, era necessário um certo número maior
de horas de trabalho simples (...) ou, de qualquer maneira, se para produzir um
número maior de mercadorias era necessário um aumento da massa de trabalho,
hoje, observamos, ao contrário, que cada aumento de produção nasce da
expressão de atividades intelectuais, da força produtiva da descoberta científica
e sobretudo da estreita aplicação da ciência e da tecnologia à elaboração da
atividade de transformação da matéria.”

 

O valor-mercadoria altera-se, dado que não é composto majoritariamente do tempo do trabalho, mas do tempo da formação do trabalho. E esse tempo, contínuo e virtual, é impossível de ser medido, embora seja possível de ser capturado. Mas essa captura nunca é completa, porque o capital não pode controlar por inteiro a inteligência, as capacitações afetivas, a produção de linguagem e os conhecimentos técnicos da multidão. 

 

Fonte: Negri, 2003, p. 92-3


Mídias Sociais

“São quaisquer tecnologias ou práticas on-line que permitem o compartilhamento de conteúdo, opiniões, ideias, experiências e mídias, possibilitando conversação sobre o que é relevante.”

Fonte: Profa. Dra. Elizabeth Saad Corrêa - Professora de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP.


Multiculturalismo

Multiculturalismo (ou pluralismo cultural) é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. A globalização acentua ainda mais essa mistura cultural. O Brasil, por exemplo, traz em sua cultura traços de muitas outras. Em pontos específicos do país isso é mais nítido.
 

No contexto das redes sociais o multiculturalismo refere-se a possibilidade de encontrarmos dentro de um mesmo espaço (cibernético) acesso a diferentes manifestações e traços culturais. Isso acarreta na construção identitária de cada indivíduo, ultrapassando fronteiras geográficas e permitindo que ele seja "o que quiser" e não o que "deveria ser" por morar em determinada região, pertencer a determinado grupo ou classe social.