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Qualidade da Informação

Os temas abrangendo a expressão “qualidade da informação” são relativamente novos, sendo sua primeira abordagem realizada em 1989 no Seminário de Nordie Council for Scientific Information and Research Libraries (NORDINFO) [1]. Sabe-se que a qualidade da informação é essencial para a sobrevivência e maior competitividade das organizações, devendo ser tratada como um produto que precisa ser definido, medido, analisado e melhorado constantemente com a finalidade de atender as necessidades e expectativas dos consumidores [2].

Atualmente, sobretudo com a difusão dos meios tecnológicos, a informação está presente nos mais diversos campos da atividade humana, tais como o científico, o técnico, o comercial, o organizacional, tendo exercido um crescente papel na vida social, cultural, política e econômica da sociedade. No meio organizacional, a informação associa-se como um recurso econômico intensamente utilizado para a oferta de produtos e serviços, estabelecimento de objetivos de desempenho, definição de processos operacionais, assim como o monitoramento do desempenho organizacional. Nesse contexto é muito importante que a informação seja obtida e veiculada com qualidade e de forma eficiente, pois está diretamente relacionada à tomada de decisão, gerenciamento de processos e inovação [3].

Porém, muitas vezes a análise do tema qualidade da informação inicialmente é impedida devido à dificuldade de se conceituar o termo “qualidade”, o qual comumente é definido de maneira superficial [2][3]. Como exemplo, pode-se citar a definição de Almeida e Pain que abrange a qualidade como sendo “uma propriedade, atributo ou condição das pessoas, capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza”. Dessa maneira, em uma escala de valores, a qualidade seria uma propriedade, atributo ou condição que permite avaliar e, consequentemente, aprovar, aceitar ou recusar qualquer coisa [2]. Está associada à indicação do valor relativo de produtos e serviços, assim como à eficiência e eficácia de processos para gerar produtos e criar serviços [2]. Segundo Towsend [3], "qualidade é aquilo que o cliente percebe quando sente que o produto ou serviço vai de encontro às suas necessidades e corresponde às suas expectativas". Considerando esta definição, a qualidade consiste em um conceito fundamental para o sucesso das organizações, sendo neste contexto uma arma estratégica e competitiva [2].

A deficiência de informações de qualidade em uma organização pode provocar, além de impactos no negócio, impactos sociais. Dentre os fatores que influenciam na qualidade da informação, citam-se a utilização de julgamentos subjetivos, múltiplas origens, sistemáticos erros na produção da informação, além do seu armazenamento em grande quantidade [4].
Referências:

[1] SENA, A.; PIRES, E.A.N. - Qualidade da informação: uma breve abordagem sobre a contribuição do periódico científico para ciência. Múltiplos olhares em ciência da informação, v.2, nº 1, 2012.

[2] CALAZANS, A.T.S. - Qualidade da informação: conceitos e aplicações. TransInformação, v.20, p.29-45, 2008.

[3] PAIM, I.; NEHMY, R.M.Q.; GUIMARÃES, C.G. - Problematização do conceito "Qualidade" da Informação. Perspec. Ci. Inf., v.1, nº. 1, p. 111-119, 1996.

[4] STRONG, D.M.; LEE, Y.W.; WANG, R.Y. - 10 Potholes in the road to information quality. IEEE Computer, v. 18, nº.162, p.38-46, 1997.