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Paradigma

A palavra paradigma pode ser definida segundo a visão clássica e a visão contemporânea. Segundo a visão clássica, a origem de paradigma vem da filosofia, e significa um modelo, um exemplo, que se encontra em um mundo abstrato, dos quais existem "cópias" imperfeitas que se encontram em nosso mundo concreto. Já segundo a visão contemporânea, paradigma representa uma teoria ou um sistema que é dominante por um tempo, numa área específica em particular. O termo paradigma é, hoje, um termo universal aplicado ao pensamento e à atividade humana, sendo possível então a existência de diversos tipos de paradigmas, como paradigma pedagógico, cultural, sociais, tradicionais, entre outros [1][2]. 

Referências

[1] LACERDA, N. A. Hipertexto: a superação do paradigma de produção textual. Disponível em: <leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2004/.../GT4_3_2004.pdf>. Acessado em 16 de jun de 2019. 

[2] AMORIM, S.; NETO, S. O que é um paradigma? Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, v.45, n.2, p.345-354, 2011.


Pensamento crítico

O termo pensamento crítico, ou seja, pensar criticamente, significa avaliar ideias e argumentos de acordo com as razões e evidências apresentadas como suporte a elas. Segundo filósofos da educação, o pensamento crítico é considerado uma característica importante para o indivíduo, e deve ser considerado constantemente em toda atividade intelectual efetuada para o surgimento de uma sociedade democrática. Entretanto, o pensamento crítico não é uma instância cognitiva intrínseca ao ser humano, tendo, portanto, que ser desenvolvido e fortalecido através, principalmente, da educação, através do estímulo constante ao desenvolvimento intelectual, geração de desafios e debates, fazendo com que o ser humano seja estimulado a desenvolver seus pensamentos e ideias [1]. 

Referências

[1] GUZZO, V.; GUZZO, G. B. O pensamento crítico como ferramenta de defesa intelectual. Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 20, n. 1, p. 64-76, 2015.