Sie können das Glossar über das Suchfeld oder das Stichwortalphabet durchsuchen.

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Alle
Aktuelle Sortierung Vorname (absteigend) Sortiert nach: Nachname | Vorname ändern nach (aufsteigend)

RC

Renata Cristina de Medeiros

RC

Identidade Nacionais

von Renata Cristina de Medeiros - Donnerstag, 21. November 2013, 19:15
 

As identidades nacionais funcionam, em grande parte, por meio daquilo que Benedith Anderson chamou de "comunidades imaginadas". Na medida em que não existe nenhuma "comunidade natural" em torno da qual se possam reunir as pessoas que constituem um determinado agrupamento nacional, ela precisa ser inventada, imaginada. É necessário criar
laços imaginários que permitam "ligar" pessoas que, sem eles, seriam simplesmente indivíduos isolados, sem nenhum "sentimento" de terem qualquer coisa em comum.

SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. Petrópolis: Editora Vozes, 2005

 

RENATA MEDEIROS ( NOTURNO) 7999306

 

 

RC

Sujeito do iluminismo

von Renata Cristina de Medeiros - Donnerstag, 21. November 2013, 19:44
 

Baseado numa concepção da pessoa humana como um indivíduo totalmente centrado, unificado, dotado das capacidades de razão, de consciência e de ação, cujo "centro" consistia num núcleo interior, que pela primeira vez quando o sujeito nascia e com ele se desenvolvia, ainda que permanecendo essencialmente o mesmo — continuo ou "idêntico" a ele — ao longo da existência do indivíduo. O centro essencial do eu era a identidade de urna pessoa. 

 

HALL, Stuart. A Identidade em Questão: Identidade Cultural na Pós-modernidade.  Rio de Janeiro, v.11, p. 07-22, 2006.

 

RENATA MEDEIROS (NOTURNO) 7999306

 

RC

Sujeito pós-moderno

von Renata Cristina de Medeiros - Donnerstag, 21. November 2013, 19:44
 

Sujeito fragmentado; composto não de uma única, mas de várias identidades, algumas vezes contraditórias ou não- resolvidas. Correspondentemente, as identidades, que compunham as paisagens sociais "lá fora" e que asseguravam nossa conformidade subjetiva com as "necessidades" objetivas da cultura, estão entrando em colapso, como resultado de mudanças estruturais e institucionais. O próprio processo de identificação, através do qual nos projetamos em nossas identidades culturais, tornou-se mais provisório, variável e problemático.

HALL, Stuart. A Identidade em Questão: Identidade Cultural na Pós-modernidade.  Rio de Janeiro, v.11, p. 07-22, 2006.

 

RENATA MEDEIROS (NOTURNO) 7999306

 

RC

Sujeito Sociológico

von Renata Cristina de Medeiros - Donnerstag, 21. November 2013, 19:43
 

A noção de sujeito sociológico refletia a crescente complexidade do mundo moderno e a consciência de que este núcleo interior do sujeito não era autônomo e auto-suficiente, mas era formado na relação com "outras pessoas importantes para ele", que mediavam para o sujeito os valores, sentidos e símbolos — a cultura — dos mundos que ele/ela habitava. A concepção sociológica clássica da questão, a identidade é formada na "interação" entre o eu e a sociedade. O sujeito ainda tem um núcleo ou essência interior que é o "eu real", mas este é formado e modificado num diálogo contínuo com os mundos culturais "exteriores" e as identidades que esses mundos oferecem.

HALL, Stuart. A Identidade em Questão: Identidade Cultural na Pós-modernidade.  Rio de Janeiro, v.11, p. 07-22, 2006.

 

RENATA MEDEIROS ( NOTURNO) 7999306